Casas modernas por rOOtstudio

Discreta por fora e exuberante por dentro: essa casa vai te impressionar

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

A homify viaja hoje até o México, mais precisamente à região de Oaxaca, onde o escritório Rootstudio projetou uma casa moderna, a Casa Xochimilco II, cuja fachada principal é composta de um muro na cor laranja e um portão metálico na cor preta. Quando atravessamos atravessamos o portão de aparência discreta, nos deparamos com paredes com um pátio interno e as paredes de tijolos cerâmicos sem reboco. Porém, quando ingressamos no espaço interno da residência, somos surpreendidos pela sua espacialidade e materialidade. 

Os clientes exigiram uma construção rápida, um orçamento baixo, a preservação da árvore que havia no centro do terreno e uma casa bonita. Os arquitetos então responderam com uma implantação em forma de L, rodeando a árvore, organizando-se em torno de um pátio central, com amplas aberturas de vidro, que interligam os ambientes de convívio social com o pátio central e permitem um melhor aproveitamento da luz natural, com espaços amplos e uma mistura inusitada do estilo rústico e industrial.

Em tempos em que as aparências dos indivíduos são super valorizadas em detrimento da essência e do intelecto, este projeto de fachada discreta e de ambientes internos minimalistas surpreendentes personifica a metáfora contrária ao comportamento vazio e supérfluo do nosso tempo, no qual a representação da personalidade é mais relevante do que a real personalidade. A mensagem do projeto é bem clara, o que realmente tem valor e relevância é a essência da personalidade dos moradores, expressas aqui com o emprego do mínimos recursos e meios.      

Convidamos você a descobrir os encantos deste projeto de aparência discretíssima, que em seu interior revela todo seu esplendor, conforto e uma espacialidade e materialidade contemporâneas e surpreendentes .

Muro discreto

Em geral, o muro frontal ou o jardim frontal é a primeira coisa que vemos quando estamos diante de uma casa e que, portanto, transmitem a primeira impressão de uma residência. Logo, estes elementos desempenham um papel fundamental nas impressões do observador. Neste projeto, nos deparamos com um muro de duas texturas, com tijolos à vista e pintado de cor terra, além do portão metálico, na cor preta, que protegem a intimidade dos moradores e escondem uma casa contemporânea de uma espacialidade inimaginável.

Pátio central

Devido à exigência do proprietário em preservar a árvore existente no centro do terreno, o programa de necessidades foi organizado em forma de L, e em dois pavimentos, mantendo intacta a árvore e criando assim um pátio central, para o qual os ambientes sociais, situados no térreo se abrem e se beneficiam do contato direto com o jardim e da luz e ventilação naturais. As paredes que dão forma ao pátio central apresentam a textura inacabada da estrutura de concreto e dos tijolos à vista, que evidenciam a simplicidade e a rusticidade das superfícies sem reboco e acabamentos.

Aberturas generosas

Se por fora as superfícies sem acabamentos predominam, com destaque para as paredes de tijolos à vista, ao adentrar a residência nos deparamos com as superfícies de concreto aparente, presentes no piso e na laje de cobertura, e nas superfícies brancas das paredes, que criam um contraste com o ambiente externo e ao mesmo tempo realçam as texturas e cores do jardim do pátio central, que se integram aos ambientes sociais através de aberturas generosas de vidro.

Living room

O programa de necessidades se organiza em dois pavimentos. No térreo estão situados o living room, a cozinha e a sala de jantar, integrados entre si e ao jardim do pátio central planta, além do lavabo, enquanto no pavimento superior estão situados dois dormitórios principais e um vestíbulo. Os ambientes integrados são delimitados pela posição do mobiliário. A sala de estar é composta de móveis de design contemporâneo e cores neutras, que harmonizam com as superfícies brutalistas do concreto aparente do piso e da laje de cobertura, cujos recortes fornecem luz natural abundante ao ambiente.

Para obter mais informações sobre a decoração da sala de estar, leia este artigo.

Sala de jantar

A sala de jantar, entre a cozinha e o living, é composta apenas do mobiliário de madeira, como a mesa de jantar e um jogo sortido de cadeiras, que dão um toque minimalista ao ambiente. A estrutura de concreto armado permite a criação de grandes vãos. Na sala de jantar podemos perceber que não há elementos estruturais dividindo os espaços ou interferindo na espacialidade interna da residência, que juntamente com a continuidade do piso e da laje de cobertura, realça a sensação de integração espacial.    

Cozinha

O mais interessante do projeto de interiores é que a disposição em L e a integração espacial estimulam a convivência social e buscam valorizar as superfícies e texturas originais dos materiais. Na cozinha, o mobiliário prioriza a funcionalidade e a simplicidade. Apesar do aspecto contemporâneo e estilo minimalista do ambiente, a bancada de madeira apresenta detalhes de ferro fundido com formas curvas e ornamentadas, que dão um toque de tradição e rusticidade ao ambiente. A ampla abertura de vidro proporciona vistas agradáveis para o jardim e abundante luz e ventilação natural.

Jardim

Obviamente, uma das principais atrações desta residência é a área externa do pátio central ao redor do qual a casa se organiza e para o qual os ambientes se abrem para o jardim. Além da árvore existente que foi mantida intacta na sua posição, um dos destaques do jardim é o revestimento do piso em gravilla, material típico da região e que proporciona um aspecto mais árido e neutro ao jardim. Além disto, o jardim possui diversas plantas de vasos, que proporcionam o contato dos moradores com a natureza, tornando o ambiente mais aprazível e revigorante. Os amplos planos envidraçados proporcionaram a integração dos espaços internos e externos, de modo a criar a sensação do jardim ser uma extensão dos ambientes interiores. O estilo rústico e minimalista da decoração serve para realçar o protagonismo do jardim de pedras, plantas e árvores, que proporciona vistas privilegiadas e incrementa a decoração do ambiente.

Mais informações sobre projetos de jardins, você encontra aqui

O que você achou do contraste entre a fachada e o interior desta residência?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!