De antiga e tradicional a moderna e contemporânea!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Edifício na Meadela, Arq. Duarte Carvalho Arq. Duarte Carvalho Salas de estar modernas
Loading admin actions …

A equipa homify está aqui não só para tornar os seus sonhos realidade, mas também para lhe mostrar como por vezes basta uma pequena mudança para que tudo fique diferente! As casas são como as pessoas e nada melhor que uma pequena reabilitação para que tudo fique melhor. Temos uma lista infindável de profissionais maravilhosos capazes de transformarem edifícios antigos e sem alma em lares modernos e perfeitos!

Hoje trazemos-lhe imagens perfeitas de um projecto desenvolvido pelo arquitecto Duarte Carvalho no qual é efectuada uma proposta de reabilitação integral de uma antiga moradia. A proposta incide na remodelação de um edifício existente, com demolição parcial do mesmo.

As imagens seguintes irão mostrar-lhe como a arquitectura é capaz de mudar tudo, fique para ver!

Antes: triste e cinzenta

Antes da reabilitação a habitação era um edifício normal sem nenhuma característica particularmente interessante. A casa, era uma edificação com uma forma tradicional e com dois níveis distintos. A fachada simétrica e rectangular era algo aborrecida e os detalhes arquitectónicos pré-existentes não demonstravam um grande cuidado estético.

O edifício existente, destinava-se a habitação e a uma fábrica de panificação. Era intenção dos proprietários a sua adequação a uma realidade quotidiana contemporânea, nomeadamente no que concerne às tipologias habitacionais. A proposta final para a reabilitação desta edificação irá impressioná-lo, veja as imagens seguintes!

Depois: integralmente nova!

Depois da transformação a habitação ficou verdadeiramente irreconhecível. O que antes era uma casa antiquada e sem estilo converteu-se numa habitação sofisticada e de linhas modernas. De modo a conservar a entidade existente foi proposta a manutenção de três das suas fachadas. Os tons mornos e gastos pelo tempo tornaram-se num jogo contrastante de preto e branco o qual atribui uma estética assumidamente moderna à habitação.

Fachada simétrica mas moderna

O telhado de quatro águas deu origem a uma cobertura plana e o que antes era uma casa tradicional é agora uma maravilhosa habitação moderna. A fachada mudou e alguns dos elementos arquitectónicos também no entanto a construção continua a ser a mesma, não acredita? Então repare na forma dos vãos simétricos! Neste caso o que proporcionou a mudança foi precisamente a troca das caixilharias e vidros das janelas.

Detalhes exteriores

Ainda no exterior é possível observarmos como alguns elementos foram adicionados com o objectivo de atribuir mais carisma e funcionalidade à casa. Neste caso uma grelha metálica cobre um grande vão criando assim uma maior privacidade e sombreamento para o interior da habitação.

Interiores luminosos

Nos interiores o espaço é amplo e luminoso. A dinâmica luz/sombra é aqui realçada pelo gradeamento exterior que cria um jogo padronizado de sombras que pinta o ambiente. 

A abordagem seguida no interior foi claramente moderna na medida em que todo o espaço foi libertado. A separação dos diversos ambientes é efectuada apenas através do mobiliário.

Sala de estar

A sala de estar é assim conformada por um grande móvel em madeira que efectua a divisão com outra divisão da habitação. A madeira é um material fundamental na caracterização deste espaço interior na medida em que proporciona um toque de conforto e serenidade aos diversos ambientes da casa.

Cozinha

cozinha é também uma divisão muito especial quer pela escolha da sua materialidade, quer pelos pequenos detalhes que a conformam. Todos os elementos funcionais e destinados à confecção de alimentos localizam-se no grande bloco central. Ali é possível encontrarmos um grande balcão que acolhe todos os dispositivos e electrodomésticos necessários ao bom funcionamento desta divisão.

Quarto

Terminamos este artigo num local tranquilo e sereno onde os habitantes podem descansar e desfrutar de uma bela noite de sono. A decoração do local continua a ser simples e moderna exaltando assim as propriedades das diversas materialidades existentes no local. 

Gostou deste projecto maravilhoso? Verifique também este projecto argentino que sobressai!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista