40 Ideias Geniais Para Planejar Uma Cozinha Pequena

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Reforma de Cozinha - Florianópolis, Marina Turnes Arquitetura & Interiores Marina Turnes Arquitetura & Interiores Cozinhas modernas
Loading admin actions …

Nós aqui do homify já sabemos que muitos dos nossos leitores adoram dicas de como planejar espaços pequenos, e por isso nossos profissionais desenvolvem tantos projetos desse tipo. Não é a toa que o tópico sempre atrai interesse, afinal de contas os espaços de moradia nas grandes metrópoles são cada vez menores. Dessa forma, a habitação moderna é definitivamente um lugar funcional, prático e eficiente. Um dos ambientes mais ativos da casa e que pedem tanta praticidade em nossa rotina diária, é a cozinha. Quando temos uma área reduzida para desenhar tal espaço, é preciso quebrar muito a cabeça para desenvolver soluções modernas e funcionais, portanto planejar bem é a solução! Quando planejada, uma cozinha pequena torna-se um ambiente aconchegante e capaz de receber mais pessoas do que imaginamos. Assim como passa a ser um lugar se operações simples e fáceis. Claro que você deve estar se perguntando o que considerar nesse momento, então vamos a algumas dicas:

Ao planejar nossa cozinha devemos levar muitos aspectos em consideração. Em um ambiente pequeno, a iluminação é um quesito importante e está diretamente relacionado com as cores. Cores escuras resultam em um cômodo aconchegante e confortável, porém necessitará uma iluminação mais elaborada para evitar que o ambiente pareça ainda menor. Por outro lado, uma cozinha clara pede menos iluminação, já que as cores refletem mais luz. Existem também alguns truques para trazer uma sensação de amplitude à espaços pequenos, por exemplo espelho, já que ao refletirem o cômodo aumentam a sensação de profundidade. Ou ainda implantar uma decoração clean, para que os olhos não se cansem ao observar o espaço. A organização é de suma importância, já que uma cozinha desorganizada é pouco prática e pode ser até estressante no momento de cozinhar ou limpar, logo é interessante sistematizar ao máximo o lugar de cada objeto.

Assim, também há de pensar em todos os acessórios e utensílios que queremos organizar. Para os amantes de culinária isso pode ser um grande desafio, já que carregam tantos aparatos e muitas vezes gostam de tê-los à vista. Portanto, pensar em sistemas inteligentes de armários, gavetas, gabinetes e prateleiras é essencial. Uma solução bacana que favorece o ganho de espaço, são móveis que se adaptam as esquinas, normalmente pontos complicados de desenvolver, mas respostas modernas como portas dobráveis são super eficientes. Nichos são uma peça chave na arquitetura de interiores contemporânea, em ambientes pequenos podem ser embutidos na alvenaria, de forma a não sobressair e economizar muito espaço. Dessa forma, serve não apenas para armazenar, mas também decorar a cozinha. Na falta de comprimento, vale aproveitar toda a altura, instalando armários ou prateleiras até o teto. Tal técnica deve ser desenvolvida com cuidado para que não cause uma sensação de encolhimento do pé-direito. Sempre que possível, ter uma cozinha integrada é uma grande vantagem. Confira exemplos de uma união perfeita entre cozinha e sala de jantar!

Para exemplificar melhor os pontos que estamos tratando, neste artigo visitaremos diversas cozinhas pequenas que foram planejadas de forma eficaz, para provar que qualquer ambiente tem muito potencial, independente de seu tamanho. Venha conosco e inspire-se para planejar sua próxima cozinha e torná-la em seu ambiente favorito!

1 – Gaveta de quina é uma solução eficaz para aproveitar totalmente a área disponível.

2 – Os acabamentos brancos vão dar a sensação de amplitude e garantir uma iluminação reforçada.

3 – Prateleiras modernas e iluminação genial criam uma atmosfera moderna e deixam o dia-a-dia na cozinha muito mais simples.

4 – Aproveitando todo o espaço com armários até o teto. Essa é uma ótima idéia para cozinhas compactas.

5 – A bancada longa transforma a cozinha em um ambiente multiuso que pode ser usado até como um home office.

6 – Para ganhar mais área de trabalho, o microondas pode ser fixado suspenso, na altura certa será ainda mais prático.

7 – Ambientes integrados são cada vez mais utilizados, pois são extremamente práticos e perfeitos para casas pequenas.

8 – Uma boa iluminação e organização deixam o ambiente funcional e limpo.

9 – Acabamentos coloridos trazem muito charme à cozinha!

10 – Iluminação embutida nos armários é uma solução inteligente para a área de trabalho.

11 – A combinação entre preto e branco é um clássico que vai muito bem mesmo nas cozinhas.

12 – Fornos embutidos vão otimizar o espaço e deixar a rotina muito mais prática.

13 – Usar uma combinação de cores inusitadas, como a bancada em amarelo, conformam uma atmosfera divertida ao ambiente.

14 – Elegante e moderna, essa cozinha é simples e funcional.

15 – Design prático e sociável, as bancadas acopladas fazem da cozinha americana o lugar ideal para cozinhar com amigos.

16 – Compacta e atraente, os armários e gabinetes ajudam a organizar o espaço e os tons em verde clarinho deixam o ambiente agradável e gracioso.

17 – Um design simples e inteligente é o segredo para a cozinha ideal. Dessa forma, o tamanho não importa!

18 – Armários até o teto em tamanhos e cores variadas deixam o ambiente mais dinâmico.

19 – Que tal uma cozinha super compacta? Essa idéia criativa esconde uma pequena cozinha dentro do armário.

20 – Tábua de embutir, amplie sua área de trabalho quando necessário.

Não sabe ainda qual tipo de acabamento escolher para a cozinha dos seus sonhos? Nós selecionamos 10 tipos de pedras indicadas para instalar na bancada da cozinha.


21 – Contraste entre preto e cores vibrantes para uma cozinha alegre e moderna.

22 – Organizada, integrada e inventiva. A madeira vai muito bem com branco, criando uma atmosfera harmoniosa e aconchegante.

23 – Superfícies lisas e um desenho sofisticado resulta em uma cozinha minimalista e clean.

24 – Aposte em uma decoração que reflita sua personalidade para uma casa acolhedora.

Consulte um arquiteto de interiores para desenvolver uma cozinha projetada pequena com soluções inteligentes para o seu dia a dia.


25 – Cozinha e copa unidas em lares pequenos vão deixá-lo prático e amplo.

26 – Muitos compartimentos para uma organização eficiente, aliados a uma boa iluminação e cores modernas.

27 – Nichos para garrafas e bancada multifuncional são indispensáveis em uma cozinha compacta.

28 – Geladeira embutida em nicho deixará a cozinha organizada e moderna.

29 – Delimitada pela bancada de trabalho, a transição entre ambientes integrados é sútil e natural.

30 – Um projeto de iluminação adequado deixa os ambientes mais inteligentes. A luz direcionada para a bancada e difusa para o espaço em geral, facilita as diferentes atividades.

31 – Tenha uma atmosfera clássica com elementos de design clean e moderno.

32 – Para um estilo rústico, cores neutras e acabamentos naturais são essenciais.

33 – Iluminação direta e miscelânea de pastilhas, escolhas modernas que deixam a cozinha linda.

34 – Se sua cozinha é comprida, enfatize a profundidade para otimizar o espaço e garantir uma sensação de amplitude.

35 – Compacta e integrada, a transposição entre cozinha e sala é delimitada a partir dos pisos.

36 – Bancada funcional e inteligente com base em alvenaria.

37 – Soluções acessíveis criam uma atmosfera carinhosa. Fechar o gabinete com cortina é uma forma fácil de renovar os ares de sua cozinha.

38 – O balcão sem base cria um limite sútil e transparente.

39 – Clima campestre e DIY com móveis rústicos e caixotes de madeira.

40 – Iluminação para todos os lados e acabamento em ladrilho hidráulico, cozinha moderna e maravilhosa!

Confira mais ideias incríveis de cozinhas projetadas pequenas!

Outra solução inteligente para uma cozinha pequena simples e bonita é apostar pela cor branco. Como sabemos, a cor branco muitas vezes nos passa a sensação de que o ambiente é maior do que realmente é. Esse projeto de cozinha utilizou o branco no revestimento da parede, nos armários, eletrodomésticos, e apostou em tons claros na mesa e cadeiras.

Bancada em vez de mesa

Não tem muito espaço para colocar uma mesa por ter uma cozinha pequena e não quer fazer uma cozinha americana? Aposte então por uma pequena bancada na parede com bancos altos.

Cozinha planejada com muitos armários

Afinal de contas, como organizar uma cozinha pequena? Aproveite todos os espaços para armazenar. Como podemos ver neste projeto de cozinha planejada, os armários desempenham um papel importante, mesmo estando apenas em uma das paredes uma vez que a cozinha é aberta para a sala e conta com uma bancada.
Qual sua cozinha favorita? Deixe um comentário!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista