Cozinha/ Espaço gourmet: Cozinhas modernas por Espaço do Traço arquitetura

7 grandes ideias para separar a cozinha da sala

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

Como separar os diferentes cômodos da casa sem usar paredes? Tanto se você ama espaços abertos quanto se você simplesmente teve que reunir muitos ambientes em um espaço comum, certamente passou pela mesma dúvida.

As razões mais comuns para se utilizar espaços abertos, são a falta de espaço e o gosto por melhorar a comunicação das áreas sociais. Também focamos neste tipo de ambientes porque funcionam perfeitamente bem em diferentes casos, de acordo com a necessidade de privacidade de cada um deles. A sala de estar, sala de jantar e cozinha são os espaços abertos mais comuns. Funcionam sempre bem, com dezenas de vantagens, mas há de se tomar cuidado com a conexão, para não parecer um ambiente confuso. 

Nesta ocasião, reunimos algumas ideias para inspirar os melhores espaços sem paredes. Fisicamente são unidos, mas ambientalmente podem compartilhar diferentes características que enfatizam e embelezam cada uso e separação. Preparado?!

1. Bancadas de drywall

drywall é um dos materiais de construção mais flexíveis. Não estamos nos referindo apenas à sua capacidade de se adaptar ao projeto que queremos, mas também a sua capacidade de se transformar-se em uma parede, um bar, bancada ou o que precisarmos.

Você pode, por exemplo, construir um arco, uma bancada ou uma parede parcial entre sua cozinha e sala de estar. Uma forma de separar o seu espaço sem ter que desenvolver toda a infra-estrutura que é normalmente necessária. Além disso, devido à sua fácil instalação, as placas de drywall são também fáceis de remover quando necessário. Uma alternativa que pode trazer diferentes níveis de privacidade para a separação da sua cozinha. 

Os arquitetos do Studio DWG arrasaram na bancada da imagem. Não sabemos se usaram placas de gesso acartonado, mas certamente sabem separar com bom gosto. 

2. Portas de vidro internas

Entendemos que a ideia de adicionar portas de vidro dentro de sua casa pode parecer um pouco estranha ou difícil de realizar. Também pode parecer uma estrutura demasiado permanente. No entanto, a adição de portas de vidro internas permite alterar facilmente o espaço de aberto para fechado, mas mantendo-se o contato visual.

Você pode fechar a porta durante o preparo das refeições, para ter um pouco de privacidade, e abri-la antes de servir. Ou mesmo manter a porta aberta para permitir o diálogo e livre trânsito de pessoas. 

3. Ilhas para usar e dividir

A ilha de cozinha, assim como as paredes de drywall, são simples de instalar e também dão à cozinha uma área extra que pode ser usada como uma área de refeições rápidas, mesa de trabalho ou superfície adicional para colocar os pratos em festas ou reuniões de família .

Além disso, a ilha é um elemento independente que pode ter seus próprios encantos e contribuições decorativas, trazendo ideias criativas de design. E você também pode destacá-la com uma iluminação direta. Para um ambiente mais ousado, também é possível instalar um mini bar. Que tal?

4. Ideia original: com um aquário!

Corredores e halls de entrada  por Aquarium Services
Aquarium Services

1500 litre bespoke through wall aquarium in a Surrey home

Aquarium Services

Esta opção é ainda mais difícil de construir e requer um maior investimento, mas realmente vale a pena.

O aquário vai ajudá-lo a criar um espaço dinâmico e original, que também servirá como separação entre a sua cozinha e sua sala de estar. O tamanho e o design podem variar e ainda assim manterão sua ideia original. Basta adaptar-se ao seu orçamento e condições.

Especialmente para este tipo de construção, recomendamos a busca por um escritório de especialistas que possam melhor orientá-lo sobre o tamanho, condicionantes e espécies de peixes que podem ser usadas com esse objetivo. 

5. Máxima criatividade: um painel ou estante dupla face

Cozinhas modernas por 1852M

As estantes e painéis são excelentes aliados na decoração de casa. Perfeitos se você pretende cobrir uma parede, ganhar mais espaço para organizar as coisas, tirar proveito dos espaços inúteis, ou mesmo separar ambientes. As prateleiras podem ser grandes ou pequenas. Com um design com a altura total do ambiente, ou em dimensões menores. E a melhor parte é que elas também são fáceis de instalar, personalizar e manter.

Outra opção econômica e original é a inclusão de um painel reforçado de papelão, madeira, metal ou compensado, com design perfurado. Esta opção permite que você faça diferentes desenhos, como a representação da Marilyn Monroe deste exemplo. Você também apostar em uma mensagem ou revesti-lo com papel de parede. Até mesmo deixá-lo como um quadro negro pode ser interessante para colocar lembretes diários e mensagens. Já pensou?!

6. Com uma linda lareira

Finalmente, uma lareira pode ser o complemento perfeito para sua sala de estar, além de operar como uma divisão entre a sala e sua cozinha

Talvez a construção de uma lareira soa como algo avassalador, mas na verdade é possível encontrar designs modernos que exigem menos investimento, e em troca ela lhe dará uma decoração maravilhosa. Não só uma barreira que separa os seus espaços, a lareira também têm sistema de aquecimento preciso, um elemento perfeito para noites românticas.

7. Com tapetes ou diferentes pisos

Salas de estar minimalistas por Pierangelo Laterza
Pierangelo Laterza

Appartamento a Verona

Pierangelo Laterza

Outra forma de dividir os ambientes, mas dessa vez exclusivamente de forma visual, está em apostar no que vemos no piso. Isso mesmo! Com diferentes estilos, cores e desenhos de carpetes ou tapetes, por exemplo, é possível demarcar áreas e embelezá-las. Outra opção é usar diferentes materiais de revestimento, por exemplo, madeira para a sala e cerâmica para a cozinha. O que importa aqui é ver que, claramente, a cozinha, sala de estar e sala de jantar estão juntas, mas cada uma separadinha em seu uso e lugar específico.

Aproveite e acompanhe mais dicas interessantes:

35 ideias para dar um toque rústico à sua casa

6 sugestões para voltar a se apaixonar pela sua casa

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!