Cozinhas embutidas  por Rotoarquitectura

10 ideias para decorar cozinhas pequenas

Luciana P Luciana P
Google+

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

A cozinha é, para muitos, o espaço mais amado da casa. Isso porque é ali que desfrutamos dos mais deliciosos sabores e provamos nossos pratos favoritos. Também é onde desenvolvemos nossas habilidades culinárias e aproveitamos para passar um tempo agradável.

O melhor da cozinha, é que nela podemos preparar um pouco de amor comestível e compartilhá-lo com as pessoas que mais amamos. No entanto, é cada vez mais comum que o espaço da cozinha seja reduzido.  Mas não se preocupe! Com um pouco de cor, textura e uma boa luz, podemos embelezar qualquer cozinha! 

Se você pensa que a sua cozinha é pouco apta, descubra a seguir como deixá-la maravilhosa, através desses 10 simples conselhos. Asseguramos que, com um pouco de criatividade e boas decisões, será possível criar a cozinha que você sempre quis. Venha conosco e desfrute desta viagem!

1. Cuide da organização

Cozinha  por Idea Interior
Idea Interior

Cocina SEP-2015

Idea Interior

Quando as cozinhas são pequenas, sofrem com a falta de espaço para armazenar e organizar. Quando usamos modelos de móveis pré-fabricados, elas podem ter seus cantos e espaços ainda mais desperdiçados. Por isso, a melhor forma de aproveitá-la é investindo em armários e prateleiras sob medida. 

Inicialmente, eles significarão um investimento um pouco maior, mas ao longo do tempo você perceberá que realmente valem a pena.

Mas se não tiver jeito, você pode preferir por pré-fabricados um pouco menores do que as dimensões de sua cozinha. E então tirar proveito dos centímetros livres para instalar algumas prateleiras ou sistemas de armazenamento verticais, tais como na imagem. Conheça ideias interessantes aqui:

27 ideias para sua cozinha pequena ficar fantástica

2. Apenas os elementos básicos

A escolha de uma decoração minimalista sempre funciona perfeitamente para pequenos espaços. A ideia de reduzir a decoração ao mínimo necessário e ter a base do projeto nas linhas e cores simples, permite que você tenha uma cozinha elegante, com tudo o que você precisa, mas bem organizada e muito bonita.

E se você quiser adicionar alguns detalhes, confie em ideias de superfícies. Por exemplo, o tapete que propomos nesta imagem. Ou você pode até combinar gavetas com diferentes cores ou bancadas em tons contrastantes para alcançar um ambiente mais dinâmico sem incluir itens desnecessários. 

3. Um revestimento que chame a atenção

Ao decorar uma cozinha pequena, as paredes certamente serão suas melhores aliadas. Elas permitem que você adicione texturas, cores, decorações e desenhos criativos e originais, sem alterar em nada a funcionalidade do ambiente. Você pode, por exemplo, colocar um uma faixa de revestimento texturizado na parede atrás do fogão ou pia, fazendo desta área a protagonista na hora de cozinhar. 

Você também pode decorar uma parede de uma cor diferente e divertida, para impregnar o seu espaço com energia. Ou até mesmo pintar uma parede com pintura de quadro negro, transformando-a em uma grande lousa. Saiba aqui como aproveitar essa ideia:

10 Cozinhas divertidas com lousas

4. Escolha a cor branca!

A cor branca na cozinha é como o verde na natureza. Parece impossível imaginar um sem o outro, nascidos em uma dupla inseparável. Principalmente em cozinhas pequenas, os tons claros criam uma ilusão de amplitude ao refletir a luz. E a cor branca em específico, dará um aspecto limpo, renovado e quase celestial para sua cozinha.

No entanto, ter uma cozinha branca não significa que ela deva ser um simples cubo monocromático e sem graça. Você pode dar algum toque especial e emocionante, combinando texturas ou adicionando pontos de luz  para enfatizar certas áreas e criar uma atmosfera mais intimista.

5. Ou o preto!

Apartamento DE: Cozinhas  por Arquitetura 1
Arquitetura 1

Apartamento DE

Arquitetura 1

A cor branca dá a cozinha um toque de pureza, mas a cor preta dá-lhe personalidade e elegância.

Então, se você quer um ambiente de cozinha sofisticado, com um aspecto mais criativo e elegante, então a cor preta é a sua melhor escolha. Além disso, esta cor combina perfeitamente com eletrodomésticos em tons metálicos. O resultado é um ambiente moderno e urbano!

6. Combine revestimentos

Loft-Container  20': Cozinhas  por Ferraro Habitat
Ferraro Habitat

Loft-Container 20'

Ferraro Habitat

Esta pequena cozinha é na verdade um canto de uma casa contêiner, que foi adaptada para moradia. Graças à criatividade e organização, foi possível torná-lo um lugar agradável, onde você podemos cozinhar em silêncio, e desfrutar de um delicioso café da manhã.

Seu segredo especial é a organização que foi criada com os armários altos, além do frescor dos revestimentos de madeira salientes sobre o fundo branco. Ela também foi totalmente equipada com um exaustor, para evitar que os vapores se espalhem por todo o ambiente.

7. Procure modelos funcionais

Funcionalidade é a palavra chave para cozinhas pequenas. Ter tudo na mão é essencial para dinamizar as atividades e evitar a perda de tempo com coisas triviais e mau humor.

E quando sua cozinha é pequena, é melhor escolher um design funcional, além de organizar tudo na ordem dos procedimentos. Então comece a sua cozinha posicionando o refrigerador, seguido pela área de lavagem, depois pela área de trabalho e, finalmente, pelos aparelhos que permitam o cozimento e calor. Assim, você evita as incontáveis voltas em busca de ingredientes. E a ordem vai ajudar tudo a fluir muito melhor. 

8. Adicione um toque rústico

Casa ReFit: Cozinhas  por Ferraro Habitat

Se a cor branca e a pureza são os elementos básicos na cozinha, o toque rústico é a pitada caseira. Não importa se você pretende ter um espaço moderno e minimalista. Simplesmente ao adicionar alguns detalhes em madeira ou elementos decorativos rústicos, você poderá invocar uma sensação de perfeição e cuidado à sua cozinha. Ela ficará muito mais acolhedora!

Mas se você prefere que sua cozinha seja um verdadeiro recanto de carinho, invista no estilo rústico total. O resultado será cativante!

9. Escolha bem as cores

Não é por que a cozinha é pequena que ela tem que ser chata e sem atrativos. Na verdade, podemos criar um ambiente divertido e cheio de energia simplesmente usando uma paleta de cores adequada.

Se você quiser manter a elegância no espaço, é melhor tomar uma cor neutra como base. A madeira pode ser o material perfeito para esse fim, pois combina com qualquer cor e dá um ar muito descontraído aos espaços. Se você quiser algo mais chamativo, então procure usar branco como base, combinando-o com tons intensos. Por fim, se o que você quer é um reflexo de elegância, combinações de preto com tons metálicos ou branco, são perfeitas!

10. Escolha projetos abertos

Projetos abertos ou ambientes integrados em uma única planta, são os melhores amigos de pequenos espaços. Basta imaginar como este projeto seria se, em vez de uma distribuição em U, tivesse uma distribuição em L  ou fechada. Poderia ser o lugar mais bonito em sua casa, mas você se sentiria preso e desconfortável depois de um tempo.

Além disso, os espaços abertos são uma das mais atuais tendências. E se você quiser criar uma barreira entre a cozinha e o resto da sala, seria suficiente colocar algum detalhe na textura do piso, um café bar, ou uma pequena ilha de cozinha, que também permite que você tenha mais espaço para preparar as refeições.

Aproveite mais dicas em:

9 dicas para ter um balcão em cozinhas pequenas

Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!