Casa Flora: Casas modernas por Arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris

Essas 5 casas no interior de São Paulo têm fachadas de cair o queixo

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Neste artigo apresentamos cinco fachadas deslumbrantes de casas contemporâneas, projetadas pelo arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris de Americana (SP). Elas se destacam pela combinação de traços retos com linhas sinuosas, que conferem aos edifícios uma aparência simplesmente encantadora.

Arquitetos como Oscar Niemeyer e Antoní Gaudí buscavam inspiração principalmente nas formas sinuosas encontradas na natureza, em um processo de abstração criativa para concepção de seus edifícios esculturais, considerados obras primas da arquitetura. A curva é um recurso estético diferenciado que empresta aos edifícios sua leveza e elegância.

 Confira a seguir as imagens e destas cinco casas dos sonhos:

Fachada da Casa Moinho dos Ventos

Esta é a Casa Moinho dos Ventos. Neste terreno de esquina, o arquiteto explorou bem a exposição do terreno para a rua, lançando mão de uma fachada imponente, que se destaca pelos amplos planos envidraçados, pela monumentalidade da entrada principal, ladeada por dois grandes pórticos e pelo desenho sinuoso da platibanda que coroa o edifício, realçando sua elegância e graciosidade.

Veja mais fotos desta casa

Se você gostou destas fachadas, recomendamos-lhe apreciar também estas fachadas modernas fascinantes.

Fachada da Casa Flora

Nesta residência, denominada Casa Flora, as formas curvas das sacadas e da platibanda de cobertura conferem ao edifício uma aparência graciosa e elegante. As curvas da fachada são seguidas no projeto paisagístico, com caminhos sinuosos na calçada e no jardim. Além das curvas simétricas, a fachada é composta também de generosos planos envidraçados, em segundo plano, e de duas colunas monumentais, que realçam a imponência e o estilo clássico da edificação.

Veja mais fotos desta casa

Fachada da Casa Europa

Uma das principais características das curvas é que elas imprimem no edifício a sensação de movimento, conferindo-lhe um maior dinamismo. A fachada posterior da Casa Europa evidencia esta sensação de movimento. Aqui, não só as sacadas e a platibanda apresentam curvas sinuosas. O volume da escada, fechado com vidro verde, e a rampa de acesso à área de lazer seguem o traçado sinuoso do edifício. A piscina também exibe uma forma orgânica, que reforça a unidade do projeto e a elegância impecável da residência.

Veja mais fotos desta casa

Fachada posterior da Casa Moinho dos Ventos

Esta imagem corresponde também ao mesmo projeto da Casa Moinho dos Ventos. Selecionamos esta imagem para mostrar como todas as fachadas usam a mesma composição de planos de bordas sinuosas sobrepostos, que definem o aspecto exuberante da residência. Outra característica dos projetos do Aquiles Nícolas Kílaris é a conciliação entre o projeto arquitetônico e o projeto paisagístico, no qual o primeiro espelha no segundo as curvas sinuosas.

Veja mais fotos desta casa

Mais informações sobre projetos de casas, você encontra aqui.

Fachada da Casa Tamboré

A Casa Tamboré apresenta uma forma imponente, já que a residência está organizada em três pavimentos. A fachada é uma colagem de elementos, paredes frisadas, generosos planos de vidro, volume da escada transparente e sinuoso, telhados inclinados e, claro, sacadas e marquises ondulantes, que conferem ao edifício um aspecto dinâmico e encantador. O terreno inclinado e os taludes do jardim dialogam com a forma sinuosa do edifício, que parece perfeitamente acolhido pela paisagem.

Veja mais fotos desta casa

Fachada da Casa Mercury

Obviamente, todos estes edifícios de forma sinuosa não podem ficar ofuscados nos períodos noturnos. Na Casa Mercury, além das formas graciosas das lajes do primeiro pavimento e da cobertura, que se propagam em forma de ondas, ressaltamos também o papel fundamental do projeto de iluminação, que realçou as formas da residência e a textura dos materiais nos períodos noturnos, fazendo a fachada reluzir.

Veja mais fotos desta casa

Fachada da Casa Limeira

Esta fachada apresenta as típicas curvas do arquiteto, mas elas ficam restritas ao beirais dos telhados e das sacadas. Isso com certeza não tira o brilho e a sutileza da arquitetura, ainda mais tendo em vista o espetacular jogo de luzes que parte do jardim e transforma a casa num verdadeiro show a céu aberto.

Veja mais fotos desta casa

Qual destas cinco casas você compraria se ganhasse na loteria?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!