Corredores e halls de entrada  por Alfagrama estudio

Terreno estreito? Com 7,5 m de frente, essa casa arrasa!

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Hoje apresentamos uma casa moderna sensacional construída em um terreno com apenas 7,5 metros de largura. A casa, denominada BDG 15, foi projetada pelo estúdio Alfagrama Estuido e prioriza os espaços integrados, a qualidade dos materiais de acabamentos e a praticidade. Um dos destaques do projeto é o jardim de inverno.

O lar na Espanha tem 165 m² e custou 62,5 mil euros, o equivalente a R$ 225 mil. Os valores variam bastante de acordo com o país, mas, para a realidade espanhola, o preço não é dos maiores. 

Curioso para desvendar todos os ângulos e todos os encantos desta casa moderna e estreita, mas com espaços muito bem organizados e com um jardim de inverno sensacional? Então confira a seguir mais detalhes e mais imagens deste sobrado, que mostra que é possível morar bem, ter espaços funcionais, confortáveis e bem iluminados em um terreno de 7,5 metros de largura.

Fachada principal

Casas modernas por Alfagrama estudio
Alfagrama estudio

Fachada frontal con acceso abierto

Alfagrama estudio

A residência possui um pórtico na entrada que emoldura o portão e marca o acesso principal. O portão corre nas duas direções e o espaço frontal pode acomodar até dois carros. A fachada é composta de telhado plano, escondido na platibanda, de superfícies brancas, exceto pelo painel revestido de pedras, e de esquadrias pintadas de preto, que evidenciam o estilo moderno do edifício. O quarto principal está voltado para a frente do terreno e tem até uma pequena sacada.

Espaços integrados

Corredores e halls de entrada  por Alfagrama estudio
Alfagrama estudio

Macetera divisoria entre recibidor y sala

Alfagrama estudio

O projeto distribuiu o programa de necessidades em dois pavimentos. Os espaços de convivência foram situados no pavimento térreo e os espaços íntimos foram situados no pavimento superior. Como a casa tem dois pavimentos, o projeto criou um pé-direito duplo no living room, no espaço onde está localizada a escada. Os espaços de convívio são todos integrados visualmente, apesar de algumas divisões como a própria escada e os vasos de plantas, que trazem a natureza para o interior da residência. Sob a escada criou-se também um pequeno jardim com plantas e pedrinhas.

​Cozinha

A cozinha foi entregue completa, com piso cerâmico de cor neutra, que se estende por todo o living room, com armários planejados feitos de madeira e pintados de branco e com uma bancada feita de granito, que garantem a praticidade e o realçam o estilo moderno do ambiente.

Mais informações sobre projetos de cozinhas, você encontra aqui.

Integração com o jardim

Salas de jantar modernas por Alfagrama estudio
Alfagrama estudio

Barra desayunador y terraza

Alfagrama estudio

A cozinha está integrada ao living room. O projeto criou uma bancada inclinável, situada no espaço entre a cozinha e a sala de jantar, que servirá de área de apoio para as refeições. Um dos destaque do projeto é o jardim de inverno, na parte posterior do terreno, que se integra ao living através de duas generosas portas de correr envidraçadas.

O interior da residência

Hoje em dia é comum o desmembramento de lotes em dois para a construção de casas geminadas, solução que reduz o custo da obra, mas também impõe algumas restrições construtivas, devido à largura estreita dos lotes resultantes. Se você está pensando em construir uma casa geminada ou dispõe de um terreno estreito, lembre-se da casa mais estreita do mundo e sinta-se privilegiado em ter um terreno com mais de um metro de largura.

No interior da residência ainda estão faltando os móveis, mas é possível visualizar a integração espacial dos ambientes e a fluidez espacial. Os espaços se desenvolvem em torno da escada e se abrem para a parte frontal e para a parte posterior do lote. Os pendentes da Tom Dixon mostram o espaço a ser ocupado pela mesa de jantar.

O jardim de inverno

O jardim de inverno serve principalmente como área de estar ao ar livre, uma extensão do living room. Mas funciona também como poço de luz, capturando a luz natural para o interior da residência. Arandelas e pontos de luzes embutidos no chão realçam a vegetação do jardim.

Se você aprecia projetos de casas pequenas, selecionamos mais uma casa pequena, mas prática e cheia de encantos.

Você pode se imaginar morando nesta residência de 7,5 metros de largura?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!