20 jardins pequenos que você pode fazer em um cantinho de casa | homify

20 jardins pequenos que você pode fazer em um cantinho de casa

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Projeto de Paisagismo Greice Peralta Jardins tropicais
Loading admin actions …

Existem sempre algumas ideias que podem servir como inspiração e levar a natureza para dentro de casa ou ao ar livre. Hoje, o homify selecionou 20 jardins de casa simples que podem ser construído em um espaço reduzido. Cada projeto de jardim pequeno residencial pode ser criado de forma criativa, rápido e econômica (mas é sempre uma boa ideia consultar um profissional, se você tiver muitas dúvidas de como fazer um jardim pequeno).

Agora, para iniciar o projeto do jardim na sua residência é preciso analisar e escolher qual espécie que irá plantar. É importante durante o processo de escolha das plantas para jardim pequeno não misturar muitos tipos de flores e folhagens, assim você evita estragar a sensação de equilíbrio e harmonia do ambiente.

Outro ponto fundamental é ver o tamanho das plantas para que se adequem ao espaço, como corredores ou um jardim de canto, por exemplo. Depois, com tudo escolhido, é hora de colocar mão na terra. Confira 20 pequenos jardins e inspire-se!

1. Jardim vertical

O jardim vertical é ótimo para quem tem pequeno espaço, mas não quer deixar o quintal sem vida. Repare na imagem que para otimizar o jardim foi criado também um canteiro de flores. Ficou lindo!

MC3 Arquitetura, Paisagismo e Interiores, localizada em Santo André/ São Paulo – especializada em paisagismo, realiza projetos para ambientes internos e áreas externas tanto residenciais como corporativas.

2. Deck de madeira

Às vezes, você não precisa de um jardim enorme, mas apenas uma espécie de plantas, pois ter uma em casa faz toda diferença. Ainda, para tornar o ambiente acolhedor foi instalado dois vasos e com pedrinhas brancas que completou o charme do jardim, além do banco de madeira e o pequeno vaso com flores.

3. Parede verde

Jardim Vertical Greice Peralta Jardins tropicais
Greice Peralta

Jardim Vertical

Greice Peralta

O tamanho da planta também é importante ser considerada antes de comprá-la. Aqui na parede verde foi utilizada diferentes folhagens e que deixou o muro da residência como se fosse uma floresta. 

Utilize poucos acessórios e com linhas simples, assim como o banco de madeira.

4. Canteiros de plantas

O canteiro de plantas depende da espécie que você deseja ter em seu jardim, por exemplo, pode ser da mesma tonalidade e fácil para manuseio e que não precisa sempre de cuidados.

5. Flores na parede e vasos

Para construir um jardim pequeno não é necessário muita coisa, basta apenas você ter o dom de tornar as coisas simples e bonitas. Aqui, foi colocado na parede um mini jardim vertical e para fechar o paisagismo com vasos com plantas em diferentes tamanhos e pedras no chão.

6. Jardim com mix de pedras

O jardim foi decorado com uma pequena árvore, piso de pedras e deck em madeira, assim deu o ambiente agradável com um banco de madeira pintado de branco e o detalhe do azulejo na parede. 

7. Aproveite o espaço sob as escadas

A pedra é escolha certeira para quem prefere um jardim ao estilo mais natural e mais uma vez o deck de madeira e o banco ganha espaço na decoração. 

8. Especiarias diferentes em vasos

Bom, não chega ser um jardim, mas temos um modelo de um mini espaço dedicado para ervas e plantas construído em uma varanda de um apartamento.

9. Use deck de madeira

Nesse jardim foi utilizado deck de madeira para traçar um caminho entre as pedras, além das flores na parede vertical e vasos de plantas no chão.

10. Cor nas paredes e cor em vasos e flores!

Nesse jardim foram usadas alguns pequenos vasos que foram plantadas diferentes espécies de plantas, assim a residência não deixou de ter um espaço verde.

11. Jardim vertical com fonte

Não importa se o espaço na sua casa é pequeno, mas o que importa é como você irá decorá-lo. Por exemplo, aqui foi construído um jardim vertical e o detalhe ficou com o vaso de madeira decorado com pedra e fonte.

12. Escolha plantas locais

Como nesse jardim na imagem, temos algumas pedras e pequenos coqueiros que foram plantados em vasos.

13. O uso de madeira como seu aliado

É um material natural que traz calor e personalidade para qualquer ambiente.

14. Jardim no corredor

Se você tem um corredor vazio, por exemplo, uma excelente ideia é investir em um pequeno jardim, com plantas no vaso e também na vertical!

15. Obra de arte

Tenha uma obra de arte bem no meio do jardim. Você pode contemplar a qualquer momento e fazer parte de uma composição agradável.

16. Plantas no hall de entrada

Você pode colocar um plantador no hall de entrada da sua casa, pois é uma forma de cultivar a natureza fora e dentro de casa.

Além disso, a natureza pode ser integrado em ambos os lugares ao mesmo tempo!

17. Iluminação no jardim

Um jardim com lâmpadas originais e criativas. A luz dará um toque mágico para o seu pequeno jardim.

18. Um jardim deserto

É um tipo de jardim que não precisa de muito cuidado. Você só precisará plantar diferentes cactos e pedras para colocar em volta, assim você terá um lindo ambiente em sua residência.

19. Jardim com pedras e plantas no espaço gourmet

Tem gente que não dispensa um espaço gourmet no jardim. Uma forma de manter o seu jardim com móveis e acessório é inserir pequenos vasos de flores na parede e para completar a decoração plantadores. 

20. Não se esqueça da iluminação

E para fechar o livro de ideais: um lindo jardim que tem de tudo um pouco – jardim vertical, vasos com fontes, deck de madeira, banco de madeira, gramado e piso de pedras, aliás, luminárias que dão um toque especial na decoração noturna.

Jardim pequeno: Quais plantas escolher?

Antúrio – Folhagem de pequeno porte e resistente. Deve ser plantada em local sem sol direto, mas com muita claridade, como canteiros sob árvores.

Buxinho – Planta arbustiva durável e de crescimento lento que precisa de bastante luz e poucas regas. Como pode ficar densa e compacta após várias podas, é ideal para cercas vivas, mas pode ser cultivada em vasos.

Cactos – fáceis de cuidar, pois armazenam bastante água, mas precisam da luz direta do sol.

Espada-de-São-Jorge – Planta com folhas cilíndricas de crescimento vertical, portanto ocupa pouco espaço, sendo ideal para vasos e canteiros estreitos. Fácil de cultivar, pode ficar sob sol pleno, meia-sombra ou luz difusa.   

Orquídea-bambu – Planta alta e delgada, ocupa pouco espaço, portanto é ideal para ornamentar muros e paredes, mas adapta-se a vasos. Precisa de muita luz e solo úmido.

Suculentas – São plantas de clima desértico, portanto gostam de calor e resistem bem ao sol. Com ampla variedade de espécies, abem em qualquer lugar do jardim.

Yucca – Planta arbustiva ornamental, adaptável a vários climas e resistente ao sol direto, podendo ser plantada em jardins, canteiros ou vasos. 

De qual jardinzinho você gostou mais?
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!