30 ambientes maravilhosos revestidos com porcelanato 30 ambientes maravilhosos revestidos com porcelanato

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

30 ambientes maravilhosos revestidos com porcelanato

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify
Linha Loft: Cozinhas  por Eliane Revestimentos
Loading admin actions …

Os porcelanatos são pisos resistentes e, por isso, muito recomendados para toda a casa. Além da resistência, oferecem facilidade ao limpar, uma ampla variedade de texturas e também de cores.

Além disso, eles imitam outros materiais mais caros, como mármore, madeira de demolição e ladrilho hidráulico.

Com tantas vantagens, o difícil é escolher o modelo de porcelanato mais apropriado para o seu lar. É por isso que esse livro de ideias veio lhe trazer mais informação sobre esse piso e 30 lindos modelos aplicados em projetos dos arquitetos da homify. Veja e inspire-se.

O que é porcelanato

O porcelanato é um revestimento versátil e durável que pode ser ótimo para áreas com bastante tráfego e também para locais com menos pessoas. São elegantes, de alto brilho e fazem com que espaços limpos, amplos e bem iluminados. Esse tipo de revestimento é ótimo tanto para o piso quanto para paredes e bancadas de locais como cozinhas e banheiros.

Em lojas especializadas, o porcelanato pode ser encontrado em dois principais tipos: o toda massa (chamado de porcelanato técnico) e o esmaltado.

  • Porcelanato Toda Massa: é um tipo de peça com alta resistência mecânica, não recebendo esmalte em sua superfície. Sua característica visual é a aparência totalmente reta, o que garante a diminuição do espaço entre rejuntes e placas.
  • Porcelanato Esmaltado: Também com alta resistência, esse tipo de porcelanato recebe uma camada de esmalte em sua superfície, trazendo características naturais às placas. Para áreas externas, os porcelanatos esmaltados com ranhuras evitam acidentes em áreas molhadas.


Confira outros tipos de porcelanato no final desse artigo!

1. Porcelanato para parede

Sala de Jantar: Salas de jantar  por fpr Studio
fpr Studio

Sala de Jantar

fpr Studio

Na parede dessa sala de jantar foi utilizado um porcelanato da linha Brasília da Portobello com aspecto visual de concreto. Uma leve rusticidade valorizada pela iluminação especial.

2. Porcelanato decorado no terraço gourmet

Esse terraço é lindamente decorado com um toque retrô que está na mesa com cadeiras e também na tabeira de madeira que contorna o revestimento de porcelanato decorado em estilo de azulejo português.

3. Porcelanato acetinado no piso e na parede

Veja que incrível o efeito visual desse porcelanato acetinado inspirado no cimento rústico. É perfeito para ambientes contemporâneos com toque industrial, proporcionando muita facilidade para diversas combinações.

4. Porcelanato retificado estilo rústico urbano

Esse também é um modelo da mesma marca do anterior, mas de outra linha. É um porcelanato inspirado no aço corten e na vida urbana, ideal para áreas externas, pois é antiderrapante.

5. Revestimento porcelanato imitando mármore na mesa

O porcelanato pode ser usado na casa inteira, se quiser. Nesse projeto ele foi utilizado para dar esse efeito de mármore sobre a mesa de jantar, além de estar presente no piso e no balcão. O resultado é de muita leveza e requinte.

6. Pisos amadeirados de porcelanato

Como o porcelanato é um piso muito versátil, permite imitar vários outros materiais. Nesse caso, veja o resultado de um piso de porcelanato imitando madeira. É um opcional para a madeira de verdade ou um piso laminado.

7. Treliça em porcelanato na parede

Esse é um efeito inesperado e muito original para usar o porcenalato. Mais uma prova da versatilidade do material. Esse belíssimo efeito decorativo foi feito com porcenalato da Portobello Re-Evolution que pode ser curvado em até 20% do tamanho da peça.

8. Porcenalato branco no piso

Esse é um dos jeitos mais básicos de usar o porcelanato. É uma versão com mais brilho, que deixa os ambientes sociais elegantes e práticos de limpar, além da facilidade em harmonizar com todos os móveis.

9. Porcelanato fosco cinza para cozinha

Na área da cozinha pode-se usar também um porcelanato com efeito fosco, em cinza, oferecendo mais sobriedade ao ambiente. É uma cor tão neutra quanto o branco e também oferece praticidade para decorar e limpar.

10. Porcelanato imitando mármore travertino romano

Você já viu um modelo de porcelanato imitando mármore branco, outro imitando madeira, e agora um que imita o travertino romano, muito sofisticado, porém bastante caro para investir. Por isso essa é uma solução com grande custo benefício.

11. Porcelanato com efeito amadeirado na fachada

Residência  Condomínio Jardins do Lago : Piscinas  por contato140
contato140

Residência Condomínio Jardins do Lago

contato140

Nos pilares dessa fachada moderna o efeito amadeirado do porcelanato casou muito bem com os demais revestimentos.  

12. Bancada com cuba esculpida em porcelanato

Em um banheiro com mais tipos de revestimentos, o porcelanato foi usado para fazer uma linda bancada. O resultado é delicado e de muito bom gosto.

13. Piso porcelanato imitando mármore

Esse é mais um dos modelos de porcelanato que pode imitar o visual do mármore e que, nesse projeto, oferece uma combinação sofisticada entre o piso, a mesa de jantar em vidro e os lustres de cristais.

14. Fachada com porcenalato marrom

Você pode utilizar o porcelanato com efeito de madeira apenas em alguns detalhes ou pode revestir a fachada inteira, criando um visual muito acolhedor.

15. Porcelanato branco rústico e fosco

Para a ampla varanda dessa cobertura foi utilizado um porcelanato fosco nas paredes e no piso, resultando nesse visual de muita claridade e leveza.

16. Porcelanato marrom com mármore e pastilhas

Nesse banheiro que foi transformado em camarim, a escolha de revestimentos foi pela combinação entre mármore marrom imperador, pastilhas douradas e porcelanato marrom.

17. Piso porcelanato chumbo

Essa é uma linda cor para usar um porcelanato brilhoso na cozinha, em especial quando móveis e paredes são mais claros, oferecendo maior profundidade e amplitude.

18. Piso cinza fosco em porcelanato

Operacional e Reuniões: Escritórios  por Vitor Dias Arquitetura
Vitor Dias Arquitetura

Operacional e Reuniões

Vitor Dias Arquitetura

Mais uma opção na versão fosca, em cinza, que harmoniza com as paredes em um tom mais claro. O branco e o preto também são cores coringas que ficam ótimas em escritórios.

19. Porcelanato mármore castagno

Living integrado: Salas de estar  por Atelier Par Deux
Atelier Par Deux

Living integrado

Atelier Par Deux

Ainda mais original e detalhado, esse piso de porcelanato imitando mármore castagno traz muita sofisticação ao ambiente integrado com móveis neutros, em cinza e com transparências.

20. Pastilhas e porcelanato

As pastilhas de vidro e um porcelanato simples são o suficiente para criar um banheiro moderno e agradável.

21. Churrasqueiras revestidas de porcelanato

Mais um modelo usando o porcelanato que imita madeira, mas dessa vez para revestir a churrasqueira e oferecer mais acolhimento ao ambiente gourmet.

22. Bancada de porcelanato

Equilíbrio Arrojado:   por VERONEZE ARQUITETURA
VERONEZE ARQUITETURA

Equilíbrio Arrojado

VERONEZE ARQUITETURA

Nessa área gourmet decorada conforme as técnicas do Feng Shui, o porcelanato foi utilizado para agregar valor e praticidade à bancada.

23. Divisão de piso com porcelanato e madeira

Sala de Jantar: Salas de jantar  por Maxma Studio
Maxma Studio

Sala de Jantar

Maxma Studio

Para dividir ambientes integrados, a mudança de tipo de piso é uma ótima opção. Nesse caso foi utilizado o porcelanato em cinza fosco de um lado e o taco de madeira do outro.

24. Porcelanato cimentício

Residência das Algas: Casa  por MarchettiBonetti+
MarchettiBonetti+

Residência das Algas

MarchettiBonetti+

Para essa residência, na parte inferior, o porcelanato cimentício foi a escolha para a parte interna e a externa.

25. Piso em porelanato claro

Para essa cozinha foi escolhido um piso de porcelanato claro para harmonizar com a madeira escura dos móveis e a bancada de metal.

26. Porcelanato com aspecto de madeira de demolição

Estar do Cervejeiro: Salas de estar  por NOI Arquitetura
NOI Arquitetura

Estar do Cervejeiro

NOI Arquitetura

Para esse estar particular, a utilização do porcelanato imitando madeira de demolição combinou com o concreto polido e o tijolo aparente.

27. Porcelanato para área externa da varanda

Em uma composição rústica, usando móveis de madeira de demolição, essa linda varanda com churrasqueira ganhou a praticidade e sutileza do porcelanato no piso.

28. Varanda com piso porcelanato branco polido

O porcelanato branco polido oferece esse visual de brilho ao ambiente, que nessa varanda harmonizou muito bem com a mesa em madeira freijó e tampo de vidro.

29. Bancada em porcelanato

Outro modelo em que o porcelanato imita mármore e forma uma belíssima bancada esculpida no banheiro.

30. Banheiro revestido em porcelanato marmorizado

Por fim, mais uma linda ideia para revestir o banheiro e deixá-lo com um visual clean e sofisticado, harmonizando com as peças de madeira.

Modelos de porcelanato

Casa Americana: Banheiros  por Olaa Arquitetos
Olaa Arquitetos

Casa Americana

Olaa Arquitetos

porcelanato é um revestimento feito de cerâmica, tal como o azulejo. Para chegar às suas características, o material é submetido a um elevado grau de moagem, prensagem, secagem, alta compactação e tratamento térmico superior a 1200 graus.

Depois do procedimento básico, existem diferentes técnicas que permitem diferenciar o visual e a textura do material, oferecendo grande variedade de opções.

Uma opção é o porcelanato polido, que recebe uma camada de polimento que deixa o material mais brilhante. O contraponto é que ele deixa a sujeira mais aparente e está mais sujeito a riscos. É ideal para ser instalado em áreas livres de umidade, pois em contato com a água se torna muito escorregadio.

A versão do porcelanato esmaltado é aquela que recebe a camada de esmalte sobre a massa com uma estampa. Ele pode ser áspero, liso, mate ou brilhante. Aqui vale a mesma regra, que quanto mais brilhante, mais escorregadio.

Existem também o tipo porcelanato struturato, com uma superfície um pouco abrasiva. Sendo assim, ótima opção para áreas molhadas, saunas, garagens, decks, banheiros e afins.

O modelo de porcelanato natural é pouco escorregadio e oferece ótima resistência. Pode ser utilizado tanto em áreas residenciais, quanto comerciais.

 Já o acetinado possui um leve brilho e deixa o ambiente mais acolhedor e muito harmônico. Se preferir um modelo que reproduza o brilho das pedras naturais, opte pelo modelo lapado de porcelanato.

Essas são as principais opções. Na hora de escolher pela marca, procure equilibrar o custo benefício, mas lembre-se que o barato demais acaba saindo caro depois. Escolha marcar de renome no mercado para garantir que não haverá quebras com facilidade.

Como limpar o porcelanato

A limpeza deve ser feita com cuidado e em duas fases: a primeira deve ser remover as impurezas da superfície com o uso de vassoura, MOP ou aspirador de pó que não arranhe o piso.

Na segunda fase, utilize um balde com água e poucas gotas de detergente neutro, aplicando essa mistura com o uso de um pano macio ou esfregão no piso. Passe cuidadosamente e enxugue com um pano seco.

Você pode utilizar ainda outros produtos específicos para a limpeza de piso, evitando produtos que contenham ácido fluorídrico, que pode danificar definitivamente a superfície do piso.

Qual estilo de porcelanato combina mais com a sua casa? Conte para nós!
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!