Hora de escolher o piso para a sua casa

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Loading admin actions …

Você finalmente decidiu reformar a casa inteira, do jardim ao telhado, e ficou com uma lista gigante de coisas a decidir. Talvez uma boa idéia seja a de começar decidindo um dos itens mais básicos de todos: o chão! Que tipo de piso você gostaria para a sua casa? As opções variam muito e todas possuem vantagens e desvantagens. Dependendo do material que você escolher, o preço será mais alto ou mais baixo, mas nós precisamos também considerar a resistência e a durabilidade do produto, o processo de instalação e, uma vez instalado, como se dará a manutenção e a limpeza dele. Você deveria considerar todos os itens dessa lista antes de escolher, além, é claro, de um dos itens mais importantes: a estética. Você prefere algo mais moderno ou mais tradicional? Claro, escuro, piso, assoalho, concreto? Essa decisão não deixa de ser difícil, dada a variedade de opções disponíveis nas lojas. Hoje falaremos um pouco sobre opções de materiais para o chão da sua casa, e te daremos alguns exemplos que com certeza te ajudarão e decidir sobre a melhor opção.

Parquet

O parquet é um tipo de revestimento clássico e que agora está super em alta nas reformas e projetos de construção. O parquet não somente deixa todo o espaço mais bonito esteticamente, dando personalidade e elegância à sua casa, mas também acaba por combinar com quase todos os estilos de decoração, desde o mais moderno até o mais chique, de ares industriais à estéticas vintage. Além disso, a madeira é um tipo de revestimento mais quente, o que traz mais aconchego para os pés. Apesar de os custos iniciais normalmente serem mais altos, é fato que esse é um investimento para o futuro, já que sua durabilidade é alta.

Concreto polido

O concreto polido é, sem dúvida, um tipo de revestimento de grande personalidade. Normalmente, ou você gosta dele, ou o odeia. Se você é do time dos que ama, então se jogue nele na hora de escolher o seu piso.  O que precisamos lembrar é que esse tipo de pavimento vai bem com estilos específicos de ambientes, então se a sua idéia é a de criar uma sala de estar com temática barroca, essa pode não ser a melhor opção. Mas se você está buscando um interior como esse da foto, que combina com os estilos industrial e retrô, então o concreto é a sua escolha ideal. Como é um piso com uma aparência fria, ele combina perfeitamente com mobiliário de madeira e tapetes.

Porcelanato

Salas de estar rústicas por Azulejos Onuba SL
Azulejos Onuba SL

SALON ATELIER

Azulejos Onuba SL

Mas, caso sua casa ainda não possua um piso de madeira e instalar um novo lhe parece um investimento muito grande, não será por isso que você abrirá mão de uma estética legal, certo? Ao utilizar porcelanato que imita madeira, você trará o aconchego da madeira ao chão da sua casa e deixará o cômodo inteiro com uma aparência sofisticada, além de poder fazer uso das vantagens do grés, que é muito resistente à mudanças climáticas e umidade.

Apesar de que estamos acostumados a ver esse tipo de pavimento sendo utilizado em ambientes externos ou em áreas bastante úmidas, como banheiros, no exemplo da foto nós podemos ver claramente que o seu uso no restante da casa pode trazer estilo e luminosidade ao espaço.

Azulejo

Eles costumavam estar presentes nas casas de nossas avós e agora estão de volta! Continuamos a falar de concreto, mas de uma maneira totalmente diferente. Esses são azulejos hidráulicos, como os de cerâmica, porém feitos em pressas hidráulicas. A combinação deles afim de criar formatos e desenhos é o deixa o chão com um ar especial. Os azulejos hidráulicos possuem alta durabilidade e versatilidade, fazendo com que sejam apropriados para diferentes tipos de cômodos, de sala de estar à cozinha, como pode ser visto na foto.

Pedra

Elegantes e fortes… pedras naturais podem ser uma opção certeira para alguns ambientes, como esse da foto. Esse tipo de piso possui muitas vantagens quando utilizado no pavimento, como o frescor que carrega, mesmo nos dias mais quentes do ano. Se isso for um problema, é possível instalar aquecimento por baixo dele, caso você more em uma região em que o inverno seja um pouco mais rigoroso.

Espero que essas opções acima tenham feito você repensar e decidir pela melhor opção para a sua casa!

Qual é o tipo de piso que mais prevalece em sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!