Apartamento AD: Escritórios  por Tejo Arquitetura & Design

Com 55 m², apartamento tem boas ideias para espaços pequenos

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Com boas ideias de decoração e de otimização do espaço é possível fazer de um apartamento de 55 m² uma moradia confortável, prática e elegante. Isto é o que demonstra este projeto de decoração, cujo destaque principal é a luz.

Os clientes solicitaram ao estúdio Tejo Arquitetura e Design espaços aconchegantes e um cuidado especial com a iluminação dos ambientes. Portanto, o projeto de interiores buscou explorar os efeitos do projeto luminotécnico de modo a incrementar a sensação de conforto, além de agregar funcionalidade e qualidades estéticas aos ambientes.

Curioso para desvendar todos os ângulos e todos os encantos deste apartamento pequeno, aconchegante e cheio de estilo? Então confira a seguir mais imagens e mais detalhes deste apê com ótimas ideias de decoração e de otimização de espaço, além de um projeto de iluminação especial.

Cozinha

A cozinha também ganhou cuidados especiais com a iluminação, com destaque para as sobre a bancada de trabalho, que além de ressaltar o brilho do granito facilita o trabalho na cozinha. A cozinha está integrada a área de serviço e possui armários inferiores planejados, feitos de madeira, pintados de branco, e armários superiores de madeira com portas espelhadas e nichos superiores para o suporte do forno e de garrafas de vinho. Na parede junto à pia, o revestimento cerâmico que imita a madeira dá um toque rústico ao ambiente. 

​Living room

Engana-se quem pensa que morar em uma casa pequena ou apartamento de 55 m² significa abrir mão do conforto, da praticidade e dos espaços para receber amigos e familiares. Neste projeto, ressaltaremos mais uma vez ideias de decoração que funcionam muito bem para espaços reduzidos, otimizando o espaço e valorizando cada centímetro quadrado. 

O projeto integrar a sala de estar e a sala de jantar, criando um espaço de convívio único e mais amplo. Além da integração, o projeto faz uso de painéis espelhados do chão ao teto que ampliam a percepção de profundidade do espaço e agrega elegância e sofisticação ao ambiente.

​Sala de jantar

Além do painel de espelhos verticais, a sala de jantar é composta de uma mesa de jantar com tampo de vidro e suporte de madeira, de cadeiras de estrutura de madeira com estofados, de um banco situado junto ao canto, de três pendentes da Tom Dixon, de cor preta, e de um painel com texturizado e com luzes embutidas, que realçam a elegância e a sofisticação do ambiente. O projeto combina a iluminação direta, com os pendentes, e iluminação indireta, embutida no painel, tornando o espaço mais aconchegante.  

Sala de estar

Se a sala é pequena, os móveis têm que se encaixar perfeitamente no ambiente, sob pena de prejudicar a circulação e causar incômodos. O projeto fez uso apenas de um sofá de design contemporâneo e de uma rack de madeira, deixando o espaço central livre. O destaque do ambiente é o painel com textura e iluminado com pontos de luzes embutidos no gesso. A sala de estar também explora a iluminação direta e indireta, criando diferentes formas de iluminar o espaço, agregando praticidade e aconchego ao ambiente.

​Home-office

O home office conta com uma mesa com tampo de vidro, com prateleiras de madeira, pintadas de amarelo e projeto de iluminação embutida no gesso e na sanca de gesso, agregando funcionalidade e sofisticação ao ambiente. A suporte de bicicleta na parede além de otimizar o espaço transforma a bicicleta em artigo decorativo.

​Quarto de casal

Os espaços íntimos também receberam cuidados especiais do projeto de interiores e de iluminação. No quarto de casal, a arquiteta fez uso de portas espelhadas no armário do closet, que agregaram funcionalidade a ambiente e criaram uma sensação de maior profundidade espacial. A iluminação fez uso de pontos de luzes embutidos no forro de gesso e iluminação embutida na cabeceira da cama, que deixaram o espaço mais aconchegante e elegante. 

Mais informações sobre projetos de quartos, você encontra aqui.

​Banheiro

A porta do banheiro é revestida de espelho e exibe um lindo puxador de aço. Além destes detalhes, o projeto criou espaços extras de armazenamento, como os nichos de madeira, situados sobre o sanitário. O piso e as paredes foram revestidos de porcelanato, na cor branca, mas a área do chuveiro ganhou um revestimento cerâmico, que imita madeira e dá um toque rústico ao ambiente.

Se você está em busca de mais inspiração para a decoração de apartamentos pequenos, dê uma olhada neste artigo.

Quais destas ideias você gostaria de aproveitar para incrementar a decoração da sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!