Apartamento 13: Terraços  por Patrícia Azoni Arquitetura + Arte & Design

TOP 5: Jardins verticais simples e outras ideias para o quintal

Nilbberth Silva Nilbberth Silva
Loading admin actions …

Como usar o quintal e deixá-lo melhor e mais interessante? Esta semana a comunidade homify estava muito interessada no tema. Entre os artigos mais lidos nos últimos dias incluem-se três textos sobre jardins simples e a história de um pai que construiu uma casa nos fundos do terreno para as filhas adultas. Além disso, um lar brasileiro com um belo jardim na entrada arrancou suspiros. Está pensando em deixar seu quintal charmoso? Mãos à obra!

9 jardins verticais para casas pequenas e grandes

Os jardins verticais são uma grande invenção dos tempos antigos e retomada nos tempos modernos, época em que muitas vezes falta espaço para o verde nas casas e, principalmente, nos apartamentos. Mas eles não servem apenas para locais sem jardins formais: muitos jardins tradicionais ganham graça com paredes cobertas por plantas viçosas e decorativas, aumentando a sensação de se estar no campo.

São muitos os materiais com que se pode arquitetar um jardim vertical. O bambu, por exemplo, traz graça e beleza sem perder a delicadeza do seu componente natural. Também muitos materiais naturais, como cerâmica e pedra, podem ajudar a compor um jardim vertical com ares campestres. A madeira também pode aparecer em estado bruto, em toras, ou em estruturas de apoio às plantas e vasos. E o xaxim pode forrar paredes inteiras, sendo uma excelente base para o cultivo das mais variadas espécies de plantas.

Um jardim vertical secular, ou seja, tradicional, é aquele em que os muros são tomados pela beleza delicada da hera. Esse tipo de jardim vertical foi comum tanto nas casas mais abastadas quanto naquelas mais simples e, ainda hoje, costuma encontrar adeptos muito satisfeitos.

Mas a novidade mesmo é que os jardins verticais podem ser utilizados dentro e fora de casa, em apartamentos ou residências de todos os tipos. Podem ser encontrados jardins verticais nas salas de estar, salas de estar, spas, varandas, cozinhas e até banheiros. Tudo vai depender dos cuidados básicos dados às plantas e da escolha delas para cada ambiente. Mas, a princípio, é possível ter folhagens, flores e ervas, para a alegria dos nossos olhos.

9 jardins verticais para casas pequenas e grandes

53 ideias simples para jardins pequenos e quintais sem uso

Quando pensamos em inovar ou montar um jardim pequeno, geralmente focamos nas plantas e flores que iremos usar. A flora é a linha condutora da maioria dos jardins. E com o uso de árvores, plantas e arbustos de diferentes folhagens e tamanhos ou um mix de flores de tons variados, é possível criar diferentes combinações que vão deixar seu jardim maravilhoso.

Em associação às plantas e flores, você pode pensar em diferentes suportes para recebê-las, tais como objetos de uso cotidiano (xícaras, garrafas de vidro, bules), alguma peça de mobiliário antigo ou prateleiras. Além dos suportes para a natureza, é interessante usar artigos decorativos que trazem vida e personalidade ao jardim: pode ser uma escultura, um tacho com água ou fotografias espalhadas entre folhas.

Ficou curioso? Neste livro de ideias, separamos 53 motivos simples para você dar uma renovada em seu jardim. Use a sua criatividade e faça as adaptações que melhor combinam com você. Nenhuma ideia é fixa, mas usá-las como inspiração podem enriquecer ainda mais o seu projeto paisagístico.

53 ideias simples para jardins pequenos e quintais sem uso

Pai reforma puxadinho no terreno de casa para filhas terem casa própria – veja como ficou!

Casas coloniais por Estudio ZP
Estudio ZP

fachada antes de la remodelacion

Estudio ZP

A fase de sair de casa e deixar o ninho é necessária em algum momento de nossas vidas. Mas, principalmente nas grandes cidades, nem sempre é possível encontrar um imóvel a preço acessível.

Em algum momento, muitos de nós precisarão de uma atmosfera de independência e privacidade. Um espaço que seja nosso, que podemos cuidar conforme nossa rotina e personalidade. Diferentemente de ter a família à volta, esta fase requer que façamos novas tarefas e assumamos responsabilidades.

Esta casa que conheceremos hoje é fruto deste conceito. Uma reforma de um anexo descuidado que gerou o espaço ideal para as duas filhas viveram. Assumindo a época da faculdade e os novos afazeres, passaram a contar agora com o lugar ideal para ter o tempo e espaço de que precisavam. Descobriremos a seguir este intrigante projeto da Estúdio ZP, em La Plata, Argentina.

Pai reforma puxadinho no terreno de casa para filhas terem casa própria – veja como ficou!

Da laje ao quintal, 6 ideias para criar um jardim em cantos sem uso

Pequenos espaços para pátios ou varandas não necessariamente indicam menores possibilidades decorativas. Afinal, na decoração, tamanho não é documento, já que existem ótimos exemplos de pátios pequenos que apresentam um resultado muito mais agradável em comparação a espaços mais amplos. 

Embora estes espaços menores pareçam difíceis de decorar, a verdade é que existem soluções mais práticas para serem utilizadas de maneira inteligente resultando em um dos ambientes que passa a ser um dos preferidos no lar. E é para apresentar algumas destas soluções decorativas que trouxemos este artigo com 6 decorações inspiradoras para quem não tem muito espaço na área externa do lar, mas está sempre com a atenção voltada às boas ideias.

Da laje ao quintal, 6 ideias para criar um jardim em cantos sem uso

Moderna e brasileira, essa casa vai te deixar sem fôlego

A arquitetura moderna não está reservada apenas aos edifícios institucionais ou corporativos, ela também pode estar na arquitetura que vemos ao passar na rua ou (por que não?) em nossa própria casa. A arquiteta Livia Martins, de Goiânia, demonstra na linda casa que agora apresentaremos como isto é possível. Ela tem traços maravilhosos e cores tão econômicas que chegamos a nos questionar como pode haver tanta beleza nela com tão poucos elementos, principalmente em seu exterior simples.

O que faz uma casa ganhar a alcunha de moderna? O que de fato é arquitetura moderna?

Poderíamos recorrer aos livros de arquitetura clássicos ou aos professores das universidades, mas teríamos apenas respostas que não fazem parte do nosso dia a dia. A verdadeira arquitetura moderna é aquela que apresenta, em nosso dia a dia, traços econômicos e elegantes, capazes de conduzir nossas vistas de maneira a nos encantar ao mesmo que tempo em que a simplicidade domina. Este é o grande truque da arquitetura moderna: impressionar com movimentos de traço por vezes quase inexistentes!

Moderna e brasileira, essa casa vai te deixar sem fôlego

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!