Salas de estar modernas por TACO Taller de Arquitectura Contextual

Humilde e incrível, casa arrasa com soluções de baixo custo

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Nós costumamos economizar em tempos de contingência, nos momentos de crise, por exemplo. Mas gastar com eficiência deveria ser incorporado a nossa cultura. Na construção e na decoração da casa não é diferente. Por esta razão estamos sempre em busca de projetos com soluções econômicas para informar e presentar nossos leitores. 

Hoje desembarcamos no México para apresentar uma casa compacta, mas que é sinônimo de qualidade construtiva, estética e de ótimo custo x benefício. O projeto, Loft Vivero, assinado pelo estúdio Taco Taller de Arquitectura Contextual,  em colaboração com Reyes Ríos e Larraín Arquitectos, é de fato a transformação de viveiro em habitação. O projeto fez uso de soluções econômicas, como os revestimentos simples, mobiliário fixo e detalhes em ladrilhos, que resultaram em um orçamento menor, mas em ambientes práticos e acolhedores.    

Curioso para desvendar todos os ângulos e todos os encantos desta residência compacta, super prática e aconchegante? Então confira a seguir mais imagens e mais detalhes desta casa que se ergue na paisagem como uma rocha e abriga em seu interior ambientes confortáveis e com toques de cores, que trazem alegria.   

Construir ou reformar o existente?

Esta residência surgiu da transformação do antigo viveiro da propriedade em uma moradia. Portanto, a primeira dica é aproveitar as estruturas existentes. Antes de construir uma casa nova, solicite um estudo preliminar para verificar a viabilidade de um reformulação e qualificação de um edifício existente. Dependendo do estudo, a melhor solução poderá ser a reforma e reabilitação de um edifício já existente, que além mais rápida exigirá um investimento muito menor do que uma casa nova exigiria.

Estrutura e revestimentos

Podemos extrair mais dicas importantes deste projeto. Se você vai construir uma casa, você deve ter em mente que a dimensão da casa influenciará significativamente no valor da obra. A dica é enxugar o programa de necessidades. Além disto, prefira uma casa térrea, que demanda uma estrutura menos robusta e, portanto, mais barata, e escolha materiais de acabamentos mais simples ou materiais que dispensam materiais de acabamentos. Neste projeto, a casa além de abrigar um programa de necessidades compacto é constituída de materiais de acabamentos simples e baratos, mas que trazem um ótimo resultado estético. O revestimento das paredes externas faz a casa parecer parte da paisagem, como uma rocha que sempre esteve ali. 

Detalhes diferenciados com ladrilhos

Os materiais de acabamentos e o projeto de interiores demandam um gasto significativo. Que tal simplificar nos revestimentos do piso e das paredes sem prejuízo para as qualidades estéticas e para o conforto do ambiente? Este projeto optou por um piso cimentício, mesmo material que reveste as superfícies externas e a maior parte das superfícies internas. No interior da residência, algumas poucas paredes ganharam uma cor verde e vibrante, para contrastar com as superfícies neutras e dar mais personalidade ao ambiente. Revestimentos diferenciados podem ser utilizados em algum detalhe, valorizando ainda mais sua presença, como neste projeto, no qual uma faixa de ladrilhos se estende desde a bancada até a parede da sala de estar.  

Mobiliário fixo

O uso de mobiliário fixo, feito de alvenaria ou de concreto, é uma ótima solução para quem busca praticidade e economia. O mobiliário fixo substitui o mobiliário tradicional. Na imagem anterior, podemos ver que a cozinha é composta de duas bancadas de concreto. A bancada em forma de ilha, que divide a cozinha da sala de estar, se destaca pelo revestimento de ladrilhos coloridos. A sala de estar também possui uma bancada de concreto, situada junto á parede, que serve como sofá. 

Mais informações sobre projetos de salas de estar, você encontra aqui.

Dormitório

O dormitório também combina superfícies predominantemente neutras com uma parede destacada com a pintura de cor verde, tal como no living room. O piso de ladrilhos também é empregado no dormitório, apresentando uma combinação de cores e desenhos, que dá um toque de tradição e personalidade ao ambiente. O mobiliário do quarto, embora não seja fixo, prioriza a simplicidade, com destaque para a cama e o criado mudo de madeira, que dão um toque rústico ao ambiente. 

Integração com o exterior

O dormitório se abre para o espaço exterior em busca do contato com a paisagem natural que circunda a residência. Portas-janelas generosas contribuem para a entrada de luz natural e geram, portanto, economia na conta de luz.

Se você gostou deste projeto residencial compacto e econômico, então leia este artigo sobre casas pequenas e com preços acessíveis.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!