A beleza de uma casa de revista com interiores inacabados

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
CASA BLOCK / TANGENTE ARQUITECTURA MX, Oscar Hernández - Fotografía de Arquitectura Oscar Hernández - Fotografía de Arquitectura
Loading admin actions …

Sim, leu bem. Com tijolos expostos. Um design apelativo, funcional, harmonioso e elegante pode ser alcançado mesmo com materiais simples, sem se gastar muito dinheiro. Brincar com materiais e com os seus acabamentos é sempre uma opção quando se trata de cumprir um orçamento limitado. Neste livro de ideias, vamos mostrar-lhe a Casa Bloc fotografada por Oscar Hernández. Trata-se de uma casa com estilo industrial que deixa os tijolos em betão expostos, funcionando como parte integrante da decoração. É, sem dúvida, um projecto original e moderno que faz uso da materialidade da estrutura e de boas ideias em termos do aproveitamento de espaço e que inclui interessantes peças de design que valorizam a decoração. Vamos ver. 

Comecemos pelo pátio

Com um pequeno, mas cómodo, pátio de acesso, a casa conta com um espaço fechado ao ar livre com um ar minimalista e industrial. Aqui, vemos como se utilizaram materiais distintos para criar um equilíbrio. É o caso das duas paredes paralelas em tijolo aparente interrompidas por uma parede branca com uma superfície lisa que traz equilíbrio ao conjunto. O piso, também cinza, foi revestido com uma cerâmica resistente às intempéries e o mobiliário, simples, mas presente, compõe-se por uma cadeira Acapulco e um candeeiro moderno em tons neutros. O truque está na iluminação.

O truque está na iluminação

Prosseguimos para o interior da casa onde encontramos espaços acolhedores e pequenos, mas funcionais e harmoniosos graças ao projecto de decoração que evitou sobrecarregar o ambiente ou utilizar objectos desnecessários que só sobrecarregariam o espaço. Cruzando os portões metálicos de linhas verticais, a pequena sala de estar partilha a sua área com uma sala de jantar, estando ambas rodeadas por paredes compostas por blocos. O truque para que fique mais bonito? Uma boa iluminação. Veja como a luz traz calor e conforto ao espaço, contrastando com os tons cinza.

… e na decoração!

Decoração genial. O que faz com que os espaços desta casa não fiquem escuros e com um aspecto inacabado? O truque está na decoração, nas cores e nas texturas utilizadas para dar vida a cada divisão. Na área da sala de jantar, implementou-se mobiliário de madeira – a mesa e o móvel auxiliar – que trazem a calidez característica da madeira. A trazer cor à composição, estão as cadeiras num vibrante tom vermelho que deixam o espaço alegre e jovial. 

Cozinha pequena, mas funcional

Alguns passos para a direita e encontramos esta cozinha. O espaço, muito mais reduzido que os anteriores, desenha-se em ’L’ e inclui uma área de trabalho e de armazenamento. Procurou-se a luz e a sensação de amplitude, utilizando móveis brancos que contrastam com os balcões em granito negro. Uma combinação clássica e, como tal, intemporal. Deixaram-se à vista os blocos das paredes, tal como acontece nas demais divisões, o que outorga a esta cozinha um carácter sóbrio e industrial, tendo-se utilizado o vermelho para avivar a composição.

Blocos + madeira = quarto acolhedor

O nível superior da casa integra a área privada do projecto, ou seja, o quarto. Na imagem superior, reparamos na mudança do piso que é em madeira, no quarto, trazendo-lhe mais conforto do que se fosse frio e cinza como no resto da casa. O design do quarto também conta com paredes despidas com blocos, tendo-se jogado com a abertura das janelas para deixar entrar luz natural. Os têxteis que cobrem a cama tornam o quarto mais acolhedor, assim como a iluminação artificial suspensa na parede.

A surpresa do pátio

Terminamos o nosso livro de ideias onde começámos: no pátio. A parede branca é usada para se projectar vídeo e, assim, se conseguir assistir a uma agradável sessão de cinema mesmo sem sair de casa. Perfeito para entreter os moradores e, claro, os convidados.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista