por buntfarben.de

8 dicas para evitar erros comuns na decoração

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Todo mundo, alguma vez, já cometeu alguns erros comuns na decoração. Muitas vezes estes erros se repetem em algumas escolhas nem sempre bem realizadas, como o apego a um determinado móvel que destoa dos demais, cores equivocadas nas paredes ou mesmo obras artísticas distribuídas de maneira destoante dos ambientes. Para pessoas apaixonadas pelo estilo eclético, que busca misturar um pouco de cada personalidade decorativa, é ainda mais comum ser pego pelas desventuras do olhar apaixonado.

Para mostrar que alguns destes erros podem ser evitados, trouxemos algumas dicas bem bacanas que poderão ser seguidas nas próximas vezes em que você decidir pela valorização de um ou outro novo item decorativo do lar. Afinal, não basta apenas escolher, é preciso estar atento a detalhes como a iluminação, o equilíbrio e os tons que diretamente afetam o design. 

Portanto, siga conosco, conheça algumas destas dicas e inspire o visual da sua decoração! 

1. Peça ajuda a um profissional

Decorar um lar sozinho não é tarefa fácil. Muitas vezes nosso olhar está condicionado às escolhas que tomamos como preferenciais, embora não sejam as melhores para compor a personalidade do espaço. Neste ponto, é muito importante ter a opinião de alguém de fora, como um amigo ou, ainda, contar com a colaboração de um designer de interiores. 

A opinião de um profissional pode ser fundamental para evitar que as armadilhas marcadas por algumas preferências pessoais possam trazer uma decoração ruidosa e não harmônica.

2. Evite colocar toda a decoração no quarto

Os quartos são os espaços onde, geralmente, as pessoas colocam a maior parte da decoração que remeta às experiências pessoais. No entanto, a melhor opção é a distribuição de elementos decorativos em outros cômodos, como a sala de estar. Ali, poderão ser exploradas algumas características pessoais para que os visitantes possam saber um pouco mais sobre você.

Quanto ao quarto, a melhor opção é manter o ambiente sereno para facilitar as horas de sono. É essencial que o seu quarto seja um local focado no descanso e relaxamento. Portanto, opte por elementos de cores agradáveis e que remetam ao conforto. 

3. Pense em escala e proporção

Ter em mente o tamanho disponível do local a ser decorado é fundamental para que os acertos ocorram com maior facilidade. Com a medida do espaço em mãos, você poderá organizar os elementos decorativos de maneira equilibrada. Para isto, imagine o local em duas divisões. Pense em como equilibrar os dois lados desta divisão com pequenos objetos, cores e iluminação. Este simples, mas, fundamental exercício, ajudará você a alcançar um ambiente mais agradável e harmonioso.

4. Lembre-se de criar um ponto focal

Arte  por buntfarben.de
buntfarben.de

Das Acrylbild Erz (200 x 120 x 2,5 cm) ist im Dezember 2015 entstanden.

buntfarben.de

Todo lar precisa de um ponto focal. Esta escolha auxilia na organização de todo o espaço e pode ressaltar a personalidade decorativa de um ambiente. O ponto focal é aquele espaço comum onde as pessoas instintivamente lançam o olhar. 

Em uma sala de estar, por exemplo, o ponto focal mais comum é a TV. No entanto, nem sempre precisa ser assim. Para tornar a sala de estar mais convidativa e estimular o diálogo, uma pequena mesa de centro pode se tornar o ponto focal tendo ao seu redor um conjunto de poltronas ou sofás.

Obras de arte são excelentes para trabalhar como ponto focal relaxante, como podemos notar na imagem muito bem decorada e equilibrada com a presença do quadro artístico do pintor alemão Buntfarben.

5. Combine as cores das paredes com os tecidos

Quarto  por homify
homify

Charlie Night silk bedspread

homify

É muito fácil encontrar um determinado tom de cor que amamos para cobrir as paredes, por outro lado, nem sempre é fácil encontrar as melhores opções para que os tecidos possam combinar perfeitamente com o cenário. Portanto, antes de definir por qual cor pintar o espaço, tenha em mente quais os principais tecidos de cama e cortina você tem no ambiente. Desta maneira ficará mais fácil fazer composições mais harmoniosas. 

Lembre-se de que a decisão contrária também vale. Para isto, a principal dica é comprar mais do que 3 conjuntos de tecidos para a cama e que combinem com as cores da parede. Desta maneira, a boa decoração do espaço estará garantida por mais tempo.

6. Compre os objetos aos poucos

Entrar em uma loja de decoração e se empolgar não é uma situação difícil. Logo, queremos levar tudo de uma vez para decorar o lar. 

No entanto, é sempre importante ter em mente que a personalidade do seu lar é algo que toma forma aos poucos. Incrementos, detalhes decorativos, iluminação, cores: tudo vai se encaixando conforme a harmonia é percebida. 

Vale a pena controlar os impulsos não só para evitar erros decorativos, como também para dosar os investimentos conforme alternativas interessantes surjam.

7. Exiba suas coleções, mas com cuidado

Salas de estar ecléticas por Whitaker Studio
Whitaker Studio

London Apartment by Sybarite Architects

Whitaker Studio

Coleções de objetos sempre podem deixar o seu proprietário orgulhoso. No entanto, é preciso saber exibi-las de uma forma que fiquem harmoniosas no ambiente. Prateleiras, luminárias e outros complementos que marquem a presença dos objetos podem funcionar muito bem para deixar suas coleções mais destacadas. 

8. Planeje o uso dos quadros

A opção por quadros sempre é interessante para decorar o ambiente com toque artístico. Porém, é muito importante que algum planejamento seja feito antes de posiciona-los no ambiente a ser decorado. 

Uma dica importante, é a organização das peças em uma altura de 1,45 m. com relação ao piso, já que esta altura média do olhar das pessoas. 

Outra possibilidade de antever o resultado é a utilização de cartolinas nos determinados lugares a serem decorados. Isto poderá auxiliar na melhor organização do espaço, evitando que erros sejam cometidos com excesso de furos nas paredes.

Qual dica você deixaria? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!