Sala de Estar: Salas de estar industriais por fpr Studio

10 dicas de decoração para salas pequenas

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

Nem todos nós dispomos de centenas de metros quadrados em nossas casas para ter uma sala de estar com dimensões folgadas. Muitas vezes acabamos deixando-a como o último dos ambientes a ser planejado ou decorado em detrimento de espaços que a princípios nos parecem mais necessários. Mas, mesmo pequena, a sala de estar é um ambiente essencial em uma casa viva, pois é nela que recebemos visitas, temos as conversas mais importantes entre familiares e vivemos momentos de relaxamento e lazer. 

Veja abaixo 10 ideias de decoração em salas pequenas para que você se inspire e possa transformar a sua:

1 – Use mesas de centro versáteis

Sala de estar  por Idea Interior
Idea Interior

Sala estudio

Idea Interior

Se puder, escolha uma mesa de centro composta por múltiplas partes. Assim, ela pode ser usada de diferentes maneiras de acordo com os usos da sala. Se vai receber amigos em casa, vale a pena usá-las como apoios para comes e bebes. Se há um jogo de tabuleiro, as partes podem ser ajuntadas, liberando espaço. 

2 – Deixe que a luz natural entre

Sala de Estar: Salas de estar industriais por fpr Studio
fpr Studio

Sala de Estar

fpr Studio

Ao fim da sala na imagem acima, vemos uma varanda iluminando o ambiente, uma excelente localização para uma sala de estar, mas o que realmente faz a diferença no lugar é a mesinha estreita no canto direito. Ela é a peça chave para a distribuição, é uma aposta na horizontalidade do lugar. Uma decoração que alongo nossos olhos e os enche de sutil beleza!

E aí, curtiu? Clique aqui e conheça ainda mais.

3 – Aproveite para usar adereços na parede

De modo a aproveitar as superfícies que podemos ter disponíveis nas paredes de nossas pequenas salas, podemos recorrer a um recurso não tão comum como os quadros. Uma espécie de escultura em baixo relevo na parede salta aos olhos e fica sendo mais do que uma mera pintura e não ocupa tanto espaço como uma estátua de fato. Uma excelente solução para espaços reduzidos!

4 – Marcenaria planejada ajuda a ganhar espaço

Um recurso já muito conhecido de pequenas sala de estar, é colocar a fina teve suspensa em uma parede e, atrás dela, um painel de madeira. Isso dá o caracterísico aconchego da madeira ao ambiente e faz um bom contraste com a luz intensa da televisão.

3 – Acrescente texturas, como neste painel de tijolinhos

Uma variação do exemplo anterior é preservar uma das paredes da sala de estar, no caso a parede atrás da televisão suspensa, em sua alvenaria pura. Se ela não for bonita ou chamativa, você pode assentar um fileira de tijolinhos vermelhos para que eles ali sirvam como uma bela decoração, um excelente e rústico contraste com a tecnologia luminosa da televisão!

6 – Vale a pena apostar em detalhes

Detalhe Sala de Estar: Salas de estar modernas por fpr Studio
fpr Studio

Detalhe Sala de Estar

fpr Studio

Uma excelente ideia para pequenas salas é combinar elementos diferentes em um mesmo plano, como na imagem acima, onde vemos livros, estátua, vasos de plantas e até uma pequena gaiola de metal em duas pequenas prateleiras. Os contrastes de textura funcionam muito bem aqui!

7 – Coloque adornos em nichos na sala

Sala de Estar: Espaços comerciais  por 2nsarq
2nsarq

Sala de Estar

2nsarq

Ainda falando de estantes, o escritório de arquitetura 2NSARQ nos mostra como uma pequena mudança pode causar um grande impacto visual. A mudança de cor em apenas dois nichos salta aos olhos como uma bela visão. É importante também que as prateleira não sejam saturadas com objetos demais para não tirar o destaque daquilo que de fato deve ser evidenciado!

5 – Use sofás longos e finos

Sala de Estar: Salas de estar modernas por JAA Arquitetos
JAA Arquitetos

Sala de Estar

JAA Arquitetos

A falta de espaço nos leva a colocar a sala até mesmo em espaços estreitos, quase como corredores. Nestes casos a dica é decorar com um sofá longo e fino com pequenos objetos a sua volta. Um quadro de tamanho razoável, como o que vemos acima, ajuda a dar a ideia de amplitude, fazendo com que o ambiente possa ser visto como um lugar envolvedor devido a comparação entre tamanho do espaço e tamanho da decoração.

9 – Aposte em um tapete que ocupe toda a sala

Para dar unidade ao ambiente e não fragmentá-lo em espaços ainda menores do que o próprio espaço oferece, é uma ideia extremamente interessante utilizar um tapete (ou carpete) que o cubra por completo. Não só na visão é um bele achado, mas também para nossos pés ao sentir a textura macia de seu tecido neste curto espaço físico.

10 – Use espelhos

Sala de estar: Salas de estar modernas por 2nsarq
2nsarq

Sala de estar

2nsarq

O espelho é usado para aumentar o espaço de ambiente há séculos, este é um velho truque. Mas onde colocar um espelho num ambiente tão pequeno? Ele não precisa ir, necessariamente, para a parede! Ele pode ir em um dos móveis, como a pequena estante de apoio, como vemos na imagem acima. Assim ele pode refletir a luz e dar maior extensão ao espaço sem mexer em um único centímetro real do mesmo.

Compartilhe conosco a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!