Salas de estar minimalistas por 環境創作室杉

Casinha de madeira bem projetada vai te inspirar a construir uma

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Hoje desembarcamos no Japão para apresentar uma casa simplesmente encantadora. Localizada na cidade de Tsukubamirai, a casa, projetada pelo estúdio Mannmari Jimdo, aposta na madeira como protagonista do projeto arquitetônico e de interiores. Trata-se uma casa de baixo custo, mas de alta qualidade construtiva. Por isto a madeira foi escolhida como elemento estrutural e de acabamento, porque apresenta alta resistência e qualidades estéticas únicas. 

Curioso para desvendar todos os ângulos e todos os encantos desta cada de madeira singela e encantadora? Então confira a seguir mais imagens e mais detalhes desta residência que explora toda a versatilidade e as qualidades estéticas da madeira.

Fachada principal

No Brasil as pessoas amam ou detestam as construções em madeira. Muita gente vê vantagens nas casas de madeira, em comparação com materiais tradicionais como o concreto, o aço e tijolos.

A madeira é um material bastante versátil, altamente resistente e muito mais barato do que o concreto, por exemplo. Este projeto é uma casa de baixo custo, mas que também preocupou com as questões estéticas. As superfícies de madeira foram pintadas de cores distintas e combinadas com amplas aberturas envidraçadas.

A paixão pelas construções em madeira

No Japão existe uma comunidade que ensina os jovens a construir um templo de madeira. Acompanhados de um mestre, os jovens escolhem as árvores, cortam-nas e preparam as toras. Depois constroem um templo, tal como seu ancestrais também o fizeram. Quando o templo está concluído, ele é desmontado, para ser montado novamente pelas futuras gerações. Isto ilustra a importância da madeira para os japoneses como material construtivo. No Brasil, por razões culturais, poucas construções empregam a madeira como elemento estrutural ou como vedação, deixando assim de se beneficiar de suas características, como a alta resistência, ótimo desempenho térmico e acústico, beleza e sustentabilidade.

Interior da residência

Apesar de compacta, o programa de necessidades da residência está organizado em dois pavimentos. A estrutura de madeira permite a construção segura de edifícios de múltiplos pavimentos até um limite de até 5 pavimentos. Um dos destaques do projeto é justamente as peças de madeira parente da estrutura. Além da estrutura, o piso de madeira e elementos como a escada e o guarda-corpo do mezanino realçam o protagonismo da madeira e a sensação de aconchego dos ambientes.

Cozinha

Os espaços sociais são compactos, seguindo o padrão da construção, mas devido à integração dos espaços sociais, incluindo a sala da cerimônia do chá e o mezanino, os ambientes parecem mais amplos. O pé-direito duplo do living room e a ampla abertura que integra o ambiente ao espaço externo tornam o ambiente mais bem iluminado e mais agradável. 

A cozinha prioriza a simplicidade e a funcionalidade e é composta de uma bancada com tampo de aço e uma prateleira de madeira. A bancada divide a cozinha do living room e serve como espaço de apoio para refeições.

Sala do chá

A sala da cerimônia do chá é um espaço tradicional no programa de necessidades das casas japonesas. A sala do chá dos japoneses é organizada em função das dimensões modulares do tatame. O espaço é bastante simples e pode transmitir uma ideia de vazio. Mas o espaço serve para receber amigos e familiares, que se acomodam sobre o próprio piso do tatame, seguindo um ritual formal e tradicional. O que pode ser visto como vazio é na verdade uma forma de se despir das coisas supérfluas e se concentrar nas coisas essenciais. O contato com a natureza é essencial. Por esta razão, o ambiente conta com uma janela situada quase junto ao solo, proporcionando vista para a terra do jardim.

Estrutura de madeira

Os espaços íntimos estão situados no pavimento superior em forma de mezanino. A madeira aparente das peças da cobertura, do forro, do piso e das pareces criam a sensação de uma cabana rústica, realçando o estilo tradicional e rústico da edificação.

Se você aprecia casas de madeira, recomendamos-lhe este artigo sobre uma casa de madeira compacta e com uma localização mais do que privilegiada.

Banheiro

Nada impede que a madeira seja usada em áreas molhadas, como no banheiro, desde que haja um cuidado especial como a aplicação de resina para protegê-la. Feito isto, como podemos ver neste projeto, a madeira combina simplicidade e requinte.

Mais informações sobre projetos de banheiros, você encontra aqui.

Se fosse construir uma casa, você empregaria a madeira como elemento estrutural?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!