Salas de jantar minimalistas por Nan Arquitectos

8 maneiras criativas de organizar sua sala de jantar

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Durante um longo período, a sala de jantar era organizada em um espaço à parte do lar, onde apenas uma grande mesa cercada de cadeiras era o suficiente para dar identidade ao espaço. Com o passar dos anos, a sala de jantar passou a ser cada vez mais frequentemente organizada de maneira integrada, entre a sala de estar e a cozinha.

Entre os principais benefícios da integração, estão um contato mais próximo com os familiares e, também, poder dar multifuncionalidade a espaços de tamanho pequeno. No entanto, esta modificação passou a necessitar de opções decorativas cada vez mais harmônicas, onde a personalidade da sala de estar possa agregar beleza adicional aos ambientes sociais.

Para mostrar como é possível encontrar excelentes soluções, tanto para casas pequenas, quanto para casas maiores, nós, do homify, separamos 8 brilhantes ideias decorativas que, certamente, poderão oferecer boas ideias para tornar a sua sala de jantar ainda mais especial. 

Siga conosco, confira as dicas e inspire-se!

1. Um recanto aconchegante

Criar um pequeno recanto para as refeições poderá trazer a soma de simplicidade e elegância à sala de jantar, como podemos notar na organização deste projeto. 

A utilização de um grande sofá em formato de L complementado com almofadas tornou o espaço mais informal e aconchegante, assim como as cadeiras modernas de assento amarelo. Simples e muito criativo! 

2. Organização perfeita para casas pequenas

Este projeto nos mostra alguns importantes truques para ganhar espaço na organização da sala de jantar. O espaço em formato de corredor levou à escolha de um banco de maior comprimento junto à parede branca, tornando a peça quase invisível. 

mesa de jantar com tampo de madeira é simples e compõe ótimo conjunto com o piso do ambiente. Já, a escolha das cadeiras sem braços, possibilita que o móvel seja guardado de maneira prática embaixo da mesa, o que acaba por liberar mais espaço no corredor. Para dar mais personalidade ao local, foram escolhidas a iluminação em LED, luminárias modernas sobre a mesa e lâmpadas de iluminação direta na cozinha.

3. Alinhada paralelamente à cozinha

Esta outra configuração para uma casa pequena traz detalhes muito interessantes para a organização da sala de jantar. A mesa de jantar foi organizada de maneira centralizada e simétrica no ambiente. 

Para auxiliar na sensação de boa organização, tapetes centrais foram adicionados no ambiente, melhorando a fluidez nos corredores laterais ao lado da mesa e, assim, trazendo a sensação de maior espaço.

Na imagem, um projeto do escritório espanhol Nan Arquitectos

4. Com decoração íntima e e confortável

Salas de jantar modernas por homify
homify

Metropolitan Heights | High-End Apartment by London

homify

Quem deseja reforçar a intimidade familiar para os momentos de refeição, poderá optar por uma mesa de jantar redonda, que manterá a proximidade nos momentos de refeições. Complementando esta opção, pequenas poltronas macias poderão ser utilizadas, trazendo elegância e aconchego ao ambiente. 

5. Mesa de jantar multifunção

Para quem mora sozinho, soluções que tomem pouco espaço do lar são ideias, já que acaba facilitando nos raros momentos livres para fazer faxinas ou, ainda, fazer refeições rápidas. 

Neste projeto, a ideia de colocar a mesa bem ajustada à parede foi excelente. Nela, além de fazer refeições, será possível organizar pequenos livros sobre as prateleiras inferiores. 

Nesta decoração, o toque de elegância ficou por conta das cadeiras na mesma cor das luminárias suspensas.

6. Com assentos ligados à parede

Assim como a mesa ajustada à parede oferece uma ótima solução para organizar a sala de jantar, o banco diretamente acoplado também facilita a comodidade. 

Desenhado de maneira belíssima, o banco em tom de madeira foi a solução perfeita para acomodar amigos e familiares ou, ainda, ganhar espaço no ambiente ao empurrar a mesa contra a parede. Uma alternativa elegante, inteligente e prática.

7. Mesa de jantar conectada à ilha de cozinha

Salas de jantar modernas por OUA 오유에이
OUA 오유에이

아이들과 함께 하는 주방과 식당

OUA 오유에이

Já que anteriormente trouxemos alternativas inteligentes para o ganho de espaço, esta composição para a sala de jantar também merece o nosso destaque. 

Diretamente conectada à ilha da cozinha, a mesa de jantar oferece uma solução elegante de manter o espaço do jantar próximo à cozinha. 

Os detalhes monocromáticos com grande valorização do contraste entre o branco e o preto ficaram especialmente belos. 

8. Decorada com estilo rústico

Salas de jantar rústicas por Conely
Conely

Decoración rústica

Conely

Para quem ama a rusticidade na decoração, esta solução é perfeita. A linda presença da mesa feita com um grande tronco de árvore com texturas cruas e ajustada à parede, ofereceu ganho de espaço e muita personalidade decorativa. A complementação com espelhos retrôs, flores silvestres e cadeiras de madeira tornou o ambiente perfeito.

De qual sala de jantar você mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!