Casas modernas por atelier m

Construída em terreno de apenas 41 m², casa tem boas ideias para espaços pequenos

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Hoje desembarcamos no Japão para apresentar uma casa compacta e arrojada, que nos ensina como lidar com terrenos pequenos e consequentemente com espaços reduzidos. A casa faz destas dificuldades um impulso criativo para transformar um terreno de 41,31 m² em uma casa de 77,38 m². Projetada pelo estúdio Atelier M, a casa está organizada em três pavimentos e apresenta um aspecto moderno e industrial, enquanto os ambientes priorizam a funcionalidade, exceto o banheiro, que esbanja sofisticação e conforto.

Curioso para desvendar todos os ângulos e todas os encantos desta residência surpreendente?  Então confira a seguir mais imagens e mais detalhes desta casa japonesa incrível, que desafiou os limites impostos pelo terreno estreito e resultou em espaços compactos, mas funcionais e confortáveis.

Fachada principal

Casas modernas por atelier m
atelier m

saikudani no ie

atelier m

No Japão os arquitetos precisam fazer mágica para driblarem os desafios impostos pelos terrenos demasiadamente pequenos. A casa está implantada em um terreno com 41,31 m². Mas a casa possui uma área total de 77,38 m², distribuída em três pavimentos. Em um terreno tão reduzido a única forma de viabilizar um edifício é a verticalização. O edifício de superfícies externas de cor preta é constituído de paredes de concreto, revestidas no primeiro e no segundo pavimento de chapas metálicas, pintadas de preto, que dão ao edifício um aspecto mais industrial. 

Terreno estreito

Casas modernas por atelier m
atelier m

saikudani no ie

atelier m

Além de compacto, o terreno é bastante estreito, como podemos ver nesta imagem, tendo pouco mais de 3 metros de largura, um pouco mais largo do que o espaço da garagem. A casa está organizada em três pavimentos. O pavimento térreo com 28,91 m² abriga a garagem e os serviços. O primeiro pavimento com 28,91 m² abriga os espaços sociais, cozinha e sala de estar e o segundo pavimento com 19,56 m² abriga o quarto, o banheiro e um terraço aberto.

Entrada principal

Casas modernas por atelier m
atelier m

saikudani no ie

atelier m

O acesso do carro e o acesso de pedestres são feitos em lados distintos. A entrada principal se dá através da parte mais longa do terreno. A porta encontra-se recuada do primeiro plano da residência, proporcionando um espaço protegido frente à porta. O acesso de carros se dá na frente de largura mais estreita.

Concreto e vidro pintado

Corredores e halls de entrada  por atelier m
atelier m

saikudani no ie

atelier m

No interior da residência predominam as cores neutras das superfícies internas de concreto aparente e do piso cerâmico de cor branca. Mas no pavimento térreo, as portas de vidro pintado de cor verde e amarelo quebram a monotonia do cinza e dão um toque de personalidade ao ambiente, basicamente funcional.  

Escada centralizada

Corredores e halls de entrada  por atelier m
atelier m

saikudani no ie

atelier m

A escada, situada no centro do espaço, é um elemento fundamental do projeto, pois além de conectar todos os pavimentos serve como divisória entre os ambientes, situados nas extremidades do interior do edifício. A escada é feita de aço e possui degraus de chapas vazadas, pintadas de branco, que permitem a passagem da luz natural.

Cozinha

Cozinhas modernas por atelier m
atelier m

saikudani no ie

atelier m

O primeiro pavimento abriga o núcleo social. De um lado está localizada a cozinha, no meio a escada e no lado oposto o espaço da sala de estar. A cozinha é composta de uma bancada única em forma de ilha, com armários inferiores feitos de madeira e tampo de aço, que realça o estilo moderno e industrial da residência. O piso é revestido de cerâmica de cor neura, que se estende até a meia altura da parede. A janela de forma alongada permite a entrada de luz natural e a ventilação e protege a intimidade do morador.

Sótão

Salas multimídia modernas por atelier m
atelier m

saikudani no ie

atelier m

O segundo pavimento abriga a área íntima, quarto, banheiro, além de um terraço aberto. A cobertura de planos inclinados rendeu ao espaço uma configuração diferenciada. As cores escuras das paredes e do piso de granito conferem ao sótão uma atmosfera sóbria e intimista.

Precisa de mais dicas para otimizar espaços pequenos, então leia este artigo.

Banheiro

Banheiros modernos por atelier m
atelier m

saikudani no ie

atelier m

Como você já deve imaginar, a tecnologia é uma ferramenta usual no Japão, inclusive nos banheiros. Além de dispositivos avançados de automação, o banheiro conta com um monitor instalado próximo à banheira, que permite ao morador assistir aos seus programas favoritos ou ouvir música enquanto relaxa na banheira de hidromassagem. O revestimento em granito preto e o projeto de iluminação realçam a elegância e a sofisticação do ambiente.  

Mais informações sobre projetos de banheiros, você encontra aqui.

O que você achou desta casa compacta?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!