Área de lazer: Terraços  por canatelli arquitetura e design

Com churrasqueira e sinuca, área de lazer é um charme no quintal

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Áreas de lazer são um sonho de consumo de todos que têm uma casa com quintal. A boa novidade é que é possível construir uma muito boa mesmo em quintais pequenos. Um simples retângulo em um canto do quintal pode virar um belo pergolado, um espaço de convivência nos finais de semana ou feriados, um canto onde fazer refeições ao ar livre.

E não é só isso: muitas vezes, dá para encaixar uma mesa de sinuca ou de carteado para aquelas tardes longas e quentes junto aos amigos. O que nunca pode faltar é uma boa área de trabalho para o preparo do churrasco ou das refeições de domingo ao ar livre.

Também é preciso caprichar no verde: muitos vasos com árvores e arbustos para enfeitar, iluminar e refrescar e, especialmente, um belo gramado onde andar de pés nus, tomar sol, brincar de bola, ler um livro deitado na relva ou em uma cadeira reclinável.

Sabendo planejar, é possível prever todo o essencial no projeto da área de lazer. Tudo vai funcionar a contento e a família e os amigos vão ter belas histórias de tardes divertidas para contar e lembrar.

Um ambiente independente

Mesmo em um quintal pequeno, pode-se construir uma área de lazer independente que vai proporcionar muitos momentos de alegria aos moradores e visitantes. Essa área não precisa ser rebuscada, complicada, cheia de detalhes. Na verdade, quanto mais simples ela for, mais fácil interagir com ela e tirar dela todo o proveito. O importante é que ela seja bem planejada para que usufruir dela seja uma ação otimizada e, portanto, fácil. Depois, é só aproveitar!

Um pergolado claro, leve e elegante

Uma área de lazer pequena pode ter tudo que é necessário. No projeto de Canatelli Arquitetura e Design tem-se uma bela prova disso. Um canto do jardim pode servir muito bem como área de convivência, delimitada por um piso prático e bonito em um tom terroso para combinar com a natureza. O grande segredo, porém, é a estrutura do pergolado, firme e em cor clara para deixar o ambiente leve e elegante. Também merece destaque o chuveiro ao ar livre se refrescar nos dias quentes.

Uma área de refeições intimista

A pequena mesa de quatro lugares vem acompanhada de cadeiras clássicas em estilo rústico. Os assentos são de fibras naturais, mas tanto a estrutura das cadeiras quanto a mesa são pintadas de branco, de modo a reforçar a leveza que se pretende imprimir ao ambiente. É um espaço perfeito não só para as refeições, como também para aqueles jogos de cartas que atravessam a tarde e entram noite adentro.

Uma bancada de trabalho sob medida

A área da pia e dos armários se destaca pelas linhas retas e simples. O detalhe mais encantador é o tom de verde claro da marcenaria, que evoca o frescor das plantas e da natureza. Armários inferiores e superiores mantêm todos os utensílios organizados e fora da vista, primando pela organização e pela aparência clean. Mais uma vez, o tampo que recobre a bancada é na cor branca, iluminando o espaço. Por fim, a pequena geladeira embutida facilita o serviço de bebidas e o acondicionamento de produtos a serem preparados nessa cozinha gourmet.

Uma churrasqueira de primeira linha

Todo mundo gosta de um churrasco no fundo do quintal. Só que aqui, nesse espaço gourmet, a churrasqueira é de primeira linha, que conta até mesmo com sua própria coifa. Assim, a diversão está livre de fumaças e gorduras indesejáveis. Tudo é preparado com total limpeza, de modo que o ambiente esteja perfeitamente saudável.

Plantas e gramado

Como não poderia deixar de ser, a área de lazer – mesmo pequena – deve contar com bastante plantas. Na parte interna do pergolado, vários vasos ao longo da parede abrigam árvores viçosas, enquanto em cada coluna da estrutura está disposto um vaso com arbustos ou folhagens. Ao fundo, junto ao chuveiro, outras árvores baixas enfeitam os cantos. Mas o principal é mesmo o gramado que circunda a área de lazer, que deve ser bem verdinho e muito bem cuidado para que a experiência de estar ao ar livre seja completa. Nesse gramado, é possível andar de pés nus, brincar de bola, tomar banho de sol, enfim, usufruir de um perfeito dia de sol junto à natureza.

Uma mesa de sinuca para o final de tarde

Mesmo em um espaço pequeno, é possível encaixar uma mesa de sinuca que vai encantar adultos e crianças. Nada como uma partida ao cair do sol, sem hora para acabar. Muitas risadas e brincadeiras surgem desses jogos, especialmente quando disputados com bom humor e leveza. O bom é que a sinuca é capaz de integrar homens e mulheres em torno da mesa, enquanto aguardam aquela última rodada de carnes deliciosas e saladas.

Uma iluminação bem planejada

É muito importante que o pergolado ou área de lazer disponha de uma excelente iluminação para que o local possa ser utilizado também durante a noite. O projeto de luminotécnica deve prever a iluminação adequada para a área de trabalho na bancada, mas também sobre a mesa de refeições e a mesa de sinuca, de modo que as pessoas possam usufruir cada um dos ambientes de forma independente e adequada.

O que você gostaria de ter na sua área de lazer?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!