Idéias de design minimalista

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Loading admin actions …

Hoje falaremos um pouco sobre esse movimento que vem chamando cada vez mais a atenção de designers e arquitetos! O movimento minimalista esteve fortemente enraizado na cultura americana desde da década de 1980, sobressaindo-se como uma expressão artística e cultural que perdurou até os dias atuais. Caracterizado por uma linguagem visualmente sintetizada e funcional, este movimento surgiu com o objetivo de agir e reagir contra o pós-modernismo, tanto na forma de comunicação subjetiva como na parte artística.  Sendo assim, os objetos de estética minimalistas procuram questionar os excessos de adornos através de uma limpeza – formal, impessoal, clara, com cores ou materiais – apoiando-se em soluções inerentes à geometria, à fabricação e a processos industrializados. Com base nestes conceitos metafísicos e abstratos, vamos mostrar nesse Livro de Idéias alguns exemplos de peças criadas por designers que se destacam dentro dessa estética atual. Inspire-se!

Espacial

A foto mostra o interior da habitação TREE SNAKE HOUSES, de autoria do arquiteto Rebelo de Andrade, que é sinónimo de inspiração minimalista e construção modular. O seu interior metamórfico, capaz de seduzir o visitante pela ligação intrínseca que possuí com a natureza exterior, se dá através das formas em madeira, das aberturas de luz e dos tecidos de cor neutra. Um espaço minimalista que se traduz na simplicidade com que foi desenhado, seja na linguagem espacial ou estética, que consegue abraçar o visitante, deixando-o inteirado com a natureza arquitetônica e o silêncio do lugar.

Mesas

Criado pelo atelier alemão METERMADE, estas mesas são feitas sob medida especialmente para cada cliente, e todo o processo de fabricação é pensado afim de reduzir o consumo energético e evitar o uso desnecessário de materiais. Caracterizadas por sua forma e estrutura estática e inalterável, este projeto destaca-se pelo design leve, pela cor e material que o transformam em um objeto singular de design minimalista.

Simples

A simplicidade é a palavra-chave do design minimalista, onde  a limpeza de traços e de adornos, a linguagem rígida e literal possuem um caráter único e simbólico que atraem um determinado público. As estantes REGAL RGR do atelier RALF SCHMITZ VANPEY são resultado de  linhas e ângulos retos formados por planos, que se restringem a um mínimo de linhas construtivas e estruturais, sempre expondo os componentes do objeto. Parte do acervo da REGAL SYSTEMS, este móvel pode ser adaptado ao espaço em que se insere através da montagem e desmontagem rápida, tornando-o flexível e facilmente manuseável.

Cadeiras

Para quem está procurando enriquecer a sua sala de estar de uma forma esteticamente elegante, a escolha de mobiliário minimalista poderá ser uma tarefa desafiante e interessante.  As cadeiras que apresentamos são uma proposta do atelier  português TWO.SIX - as BI SILLA. Sendo cadeiras confortáveis e visualmente atraentes, destacam-se também pela simetria e geometria, adaptando-se aos vários espaços,  assim criando configurações diferentes de acordo com a sua distribuição. Citando a designer do projeto, esta é uma cadeira onde nos sentimos aconchegados por tecidos excepcionais e almofadas macias, em cores frescas combinadas harmoniosamente. Embora não existam funções agregadas aos móveis minimalistas senão aquelas a que se destinam (uma cadeira é uma cadeira), este objeto prima pela funcionalidade, libertando-se de adornos desnecessários.  

Luz mínima

design da iluminação artificial dos espaços internos sempre esteve praticamente lado a lado com o processo de trabalho e criatividade de vários autores de objetos minimalistas ao longo das décadas. A sua importância na função de  objeto secundário do espaço recai sobre a estética do mecanismo e a sua capacidade em criar ambientes. Sendo um objeto de design inspirador e sedutor nas linhas curvilíneas , apresentamos a HANNIBAL, do atelier ALCYONE DESIGN.  Essa peça de porcelana branca não vidrada e de cor azul no seu interior caracteriza-se pela beleza da sua forma e está capacitada para fornecer vários tipos de luz (noite, leitura, entre outros). 

Suporte para vinhos

O arquiteto TIAGO DO VALE desenha um conjunto de suportes para vinhos no projeto ’’CONGRESSO DAS GARRAFAS”, uma loja de vinhos e bebidas espirituosas, que segundo o próprio, foi  uma resposta aos desafios particulares em circunstâncias únicas. Perante uma rigorosa geometria espacial deste projeto, este suporte para garrafas de vinhos enquadra-se no ambiente interior minimalista que o arquiteto criou, transparecendo a importância do contato visual dos vinhos para os visitantes, criando um ambiente natural, original e elegante.

Você adotou a estética minimalista dentro da sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!