10 dicas arrojadas de mesas para sala

Milena Pinheiro Milena Pinheiro
Loading admin actions …

A sala é o espaço na casa de encontros, confraternização, reunião familiar e ao mesmo tempo de descanso e relaxamentos. Em muitas casas e apartamentos, os encontros voltam-se em torno da mesa da sala, e ela pode servir de suporte para o chá da tarde, refeições e até escritório, por isso quando se pensa em decoração deste ambiente, a escolha da mesa é um dos temas centrais. Não é fácil escolher uma mesa que contemple todas as possibilidades e que ainda por cima harmonize com os outros móveis do apartamento e com a própria arquitetura do espaço.

Por isso nesta matéria, sugerimos algumas idéias de mesas versáteis e modernas, que possam combinar com o maior número de estilos e gostos possíveis, além de darmos dicas de decoração, iluminação e composição do ambiente

Mesas espaçosas

V4 House: Casas modernas por Studio MK27
Studio MK27

V4 House

Studio MK27

Ao contrário das demais casas do entorno, um bairro jardim de São Paulo, este projeto do estúdio MK27 é de uma casa térrea, que quase desaparece quando vista da rua. A sala, posicionada na parte da frente do terreno, fica em baixo de uma delicada laje de concreto aparente, que, nessa situação, torna-se uma grande varanda. A extensa mesa retangular colocada de modo central equilibra o espaço, o material de madeira é sempre um clássico e pode combinar muitos bem com cadeiras de palha e tons de madeiras similares. A ideia é ótima para casa que recebem muitas pessoas, grandes jantares e festas.

Mesa oval

Mesas ovais não são tão comuns, mas podem ser versáteis e utilizadas de diferentes formas, esta mesa possui o tampo de madeira escuro e combina muito bem com móveis de tons mais baixos e espaços de concretos. Suas características são mais sóbrias e possui um estilo moderno reservado, o que lhe permite ser mais adaptável tanto para ambientes como espaços de reunião de trabalho ou de refeição.

Mesas divertidas

APTO ANTONIO CARLOS: Salas de jantar ecléticas por Mauricio Arruda Design
Mauricio Arruda Design

APTO ANTONIO CARLOS

Mauricio Arruda Design

O dono do apartamento costumava garimpar peças de design dos ano 50, 60 e 70, e desta maneira o ambiente se tornou bastante eclético e criativo. Na sala de jantar a mesa HOUSE OF CARDS, desenhado por Maurício Arruda, com o tampo neutro retangular de vidro ganhou um tom divertido com a com a bases que remontam cartas de baralho e convive em perfeita harmonia com as cadeiras verdes dobráveis AIR, Tom Dixon.

Dois materiais

Casa Terra Ville II: Salas de jantar modernas por Studio Cinque
Studio Cinque

Casa Terra Ville II

Studio Cinque

O projeto contemporâneo da mesa equilibra o estilo clássico do ambiente da sala e permite renova-lo de maneira sutil sem perder o requinte. As cadeiras e mesas de linhas retas e puras, tiveram como objetivo principal tornar os ambientes amplos e integrados, a base da mesa é geométrica e robusta no entanto muito harmônica. Outro ponto interessante desta mesa, é que a junção de materiais no caso, o acrílico e a madeira, se mantém delicado com a passagem dos elementos em concordância.

Mesa surf retrô

mesa Board: Sala de jantar  por NS|Studio
NS|Studio

mesa Board

NS|Studio

A mesa Board é um mobiliário do NS/STUDIO com características linguagem gráfica das pranchas de surfe das décadas de 60 e 70. Seu desenho com linhas centrais em sua superfície e o formato de seus pés remete a uma prancha com quilhas. O material de madeira escura também busca aludir ao material utilizado nas pranchas da época.

Mesa compacta

Esta mesa é oval é excelente como mesa central para apartamentos pequenos, a sala foi dividida entre ambiente de entretenimento e ambiente de refeição e trabalho, com uma decoração de estilo mais alegre e romântico, a mesa ganha uma aparência moderna por causa de sua base e por causa das cadeiras em seu entorno, que possuem o tom cromático e aparência similar entre si porém de diferem quanto a um único modelo.  

Espaços multiusos

ESCRITÓRIO BC ARQUITETOS : Escritórios  por BC Arquitetos
BC Arquitetos

ESCRITÓRIO BC ARQUITETOS

BC Arquitetos

A mesa desta sala fica junto à cozinha e e funciona também como espaço de escritório, por isso serve para quem tem um espaço pequeno e trabalha em home office. Esta mesa azul apesar de estar conectada à estante e ser imóvel, possui diversas vantagem por ser compacta, feita de material leve com o design muito interessante.

Estilo despojada

Apartamento Higienópolis/SP: Jardins de inverno modernos por Renata Romeiro Interiores
Renata Romeiro Interiores

Apartamento Higienópolis/SP

Renata Romeiro Interiores

Este apartamento em São Paulo resolveu ampliar o espaço e fechar o terraço com um teto de bambu, neste lugar a mesa fica próxima a janela, ou seja, o lugar com mais claridade do ambiente. Tanto a mesa quanto os bancos são largos e possuem um design reto e básico que não interfere muito na decoração ao redor e por este mesmo motivo pode ser colocada em diferentes lugares da casa.

Troncos à mostra

Residência Jardim Europa/SP: Terraços  por Renata Romeiro Interiores
Renata Romeiro Interiores

Residência Jardim Europa/SP

Renata Romeiro Interiores

A mesa redonda por fim, é uma escolha interessante para espaços compactos e família com poucas pessoas. Esta mesa com tampo de vidro ganha um tom rústico e moderno ao mesmo tempo com a base de tronco de árvore, a madeira clara combina com as cadeiras no mesmo tom e estofado branco. Um estilo tropical para uma sala com leveza.

Como então escolher uma mesa ideal para sua sala?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!