Dupla de arquitetos brasileiros Pascali Semerdjian

Rita Gouveia (homify) Rita Gouveia (homify)
Google+
Loading admin actions …

Pascali Semerdjian é uma dupla de arquitetos brasileiros, também sediados em São Paulo como os anteriormente citados, Márcio Kogan e Flávio Castro. Embora jovem, o atelier que foi criado em 2010 conta já com um número substancial de projetos de grande qualidade. Projetos esses que são não só de Arquitetura mas também de Design de produto, cenografia ou ainda de Urbanismo. A dupla de arquitetos trabalha em parceria com outros 5 colaboradores e desenvolve obras de arquitetura de cariz público e privado, como é o caso de obras residenciais, como moradias unifamiliares ou apartamentos; serviços, como é o caso de lojas; ou ainda projetos de design de produto, nomeadamente de mobiliário. 

Apesar de terem criado o atelier recentemente em 2010, os sócios Domingos Pascali e Sarkis Semerdjian, adquiriram experiências profissionais antes, tendo trabalhado em diversos projetos em cooperação com outros ateliês. No caso de Domingos Pascali, a sua experiência profissional conta já um história de 30 anos, tendo durante esse período passado por atelis paulistas de grande renome.

Neste artigo iremos falar-lhe um pouco mais deste atelier, fazendo alusão aos dois projetos que temos à sua disposição em homify. 

Casa Ipanema

Localizado em Ipanema, no Rio de Janeiro, a Casa Ipanema é mais do que um estabelecimento comercial; é uma galeria para troca de ideias e experiências entre os fãs da marca e da cultura carioca. O andar térreo, funciona como uma espécie de vão, que integra a Casa Ipanema à rua, convidando quem passa por ali a entrar. A calçada de mosaicos portugueses invade o espaço e cobre a parede do fundo, que, quando iluminada por uma clarabóia, irradia luz natural pelo ambiente.

Os objetos que compõem a decoração deste espaço foram em parte comprados e em parte doados pelos vizinhos, que assim doaram objetos pessoais para este projeto. Na varanda da Casa, são promovidos encontros culturais e artísticos que propõem intervenções no ambiente. Dessa forma, os clientes e usuários tornam-se eles mesmos co-criadores do espaço e de novas experiências que o transformam. 

Um ambiente animado por cores, formas e texturas que de certa forma, espelha a alegria e expansividade da cultura brasileira. 

Casa MR

A partir da premissa de que a casa deveria estar rodeada por um jardim e nele se fundir, assim se elaborou este projeto. Dessa forma, todas as divisões e ambientes desta casa foram pensados para que comunicassem com o jardim envolvente, seja a partir da seleção dos seus materiais, ou da paleta cromática e próprio desenho arquitetônico.

Nesta imagem é possível ver um detalhe de tudo isso e verificar como funciona bem esta relação entre arquitetura contemporânea e natureza envolvente, sem que uma impeça a outra de se desenvolver. Para além disso, apesar da casa ter dimensões  relativamente grandes, tal facto não prejudicou o contexto envolvente, sendo ao revés um edifício leve e subtil.

A fachada, com pequenas janelas esporadicamente distribuídas em faixas, serve para reforçar a horizontalidade do volume superior e trazer iluminação natural aos quartos e caixas de escadas. Tudo isto confere uma personalidade contemporânea ao espaço, personalidade essa que também se manifesta nos espaços internos.

Nas traseiras da casa, desenvolve-se o jardim de toponímia tropical e grandes áreas para lazer, identificadas aqui como terraços. Um ambiente tranquilo e simples.

A madeira, presente aqui de forma abundante, garantiu uma atmosfera de acolhimento e aconchego perfeitos. O resultado final é um projeto simples, que proporciona total integração com a natureza exterior.

Mais projetos da dupla de arquitetos podem ser vistos no seu site oficial. Garantimos qualidade e originalidade supremas!

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!