Banquetas: peças decorativas e funcionais!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
BE - Loft, Ana Rita Soares- Design de Interiores Ana Rita Soares- Design de Interiores Banheiros ecléticos
Loading admin actions …

As banquetas. Pode usá-las para decorar, pode usá-las como apoio. Pode levá-las para qualquer divisão da casa. Na sala, serão úteis para uma longa noite à lareira ou para repousar os pés. No quarto, pode colocá-las ao fundo da cama. Na casa de banho, servem de apoio a todos os seus apetrechos. No escritório, por que não complementar a banqueta com uma bela poltrona? 

Um móvel tão pequeno, mas tão grande em funções. No artigo de hoje, dedicamo-nos exclusivamente a ele e mostramos-lhe como o enquadrar em diferentes divisões com propósitos, também eles, distintos. 

No closet ou corredor

Já por aqui insistimos na ideia de que o corredor e o hall de entrada não têm que ser entregues ao caso só por serem uma divisão de passagem e não de estar. Admitimos, porém, que não é fácil encontrar móveis ou elementos decorativos que os encham de graça, mantendo-lhes a funcionalidade e a facilidade no que toca à circulação. Por ser uma peça baixa e pequena ou longa e estreita, a banqueta é uma boa opção para adorar partes da casa mais exíguas. Neste caso, encontramo-la ao fundo de um closet que se desenha sob o comprido, assemelhando-se a um corredor. A banqueta, ladeada por um espelho de corpo inteiro e um candeeiro de pé, integra o conjunto perfeito para calçar os sapatos e dar uma última vista de olhos no espelho antes de sair de casa!

Na casa de banho

Quando saímos do banho, queremos tudo à mão. A toalha ou o robe à nossa espera, o creme de corpo ou a roupa que vamos usar. A colorida banqueta nesta decoração da designer de interiores Ana Rita Soares mostra-nos o quão útil é uma peça destas numa divisão tão inesperada como a casa de banho. Aqui cumpre, essencialmente, um papel funcional de apoio ao duche, mas o seu tecido colorido acaba por fazer dela um elemento que dá cor e vida ao espaço. 

À lareira

Estas duas banquetas em madeira rendilhada compõem o recanto da lareira deste apartamento, em Sintra. A beleza estética é evidente, mas o que nos apela particularmente é a ideia de nos podermos sentar numa banqueta junto à lareira a aquecer as mãos num dia frio de Inverno. Se tem aí por casa estas peças, por que não inspirar-se nesta imagem e dar-lhe um acabamento em decapê entre o dourado e o branco? É, sem dúvida, uma combinação elegante que valoriza, do ponto de vista decorativo, qualquer espaço.

Numa decoração rústica

Uma banqueta em verga é ideal para uma casa de campo e para uma decoração de características mais rústicas. Alia o sentido estético ao funcional pelo que serve, ao mesmo tempo, um propósito decorativo e prático, podendo funcionar como banco, mesinha de apoio em relação à mesa principal ou apenas como mero objecto de complemento da decoração. Apesar de não ser um material considerado nobre, a verga é muito resistente sendo, por isso mesmo, uma excelente escolha para a construção de um objecto desta natureza.

Como mesa de cabeceira

Num quarto como o da imagem onde várias peças se destacam – como o candeeiro de pé, o grande espelho a encabeçar a lareira ou a cama pela sua disposição diagonal – por que não usar uma discreta banqueta como mesa de cabeceira? Esta ideia, para além de original, é também económica. Afinal basta reaproveitar um banco que tenha aí por casa, pintá-lo – ou deixá-lo tal como está – e dar-lhe um novo desígnio. 

O suporte dentro do duche

Na imagem, uma casa de banho em Lisboa, pelas mãos da Home Staging Factory onde encontramos uma forma original de decorar com recurso a uma banqueta. Em vez de utilizarmos os tradicionais suportes para o gel de banho e champô, por que não colocar uma banqueta dentro do polibã que sirva esse desígnio? É, inegavelmente, um detalhe que chama a atenção e, claro, pode sempre usá-la para se sentar a pensar na vida. Esta é uma daquelas ideias que, possivelmente, não nos ocorreria se não a víssemos materializada pelas mãos dos melhores profissionais. E por falar em ideias interessantes, repare, também, na cadeira antiga estofada a veludo colocada ao pé da janela. Quão bonito é este pormenor a contrastar com a modernidade da divisão? Adoramos.

Clássica

Boyd Pearl Oloft Salas de estar clássicas Bancos e cadeiras

A Boyd Pearl desenhada pela Orchids Loft é um objecto de linhas suaves, elegantes e clássicas. Encaixaria, por isso, bem na sua casa. Se a sua decoração é moderna, a banqueta surgiria enquanto elemento de contraste. Se é, por exemplo, rústica, elevaria o conjunto a um nível mais elegante. Se é industrial, seria uma peça inesperada. Versatilidade não lhe falta. Para além disso, é pequena e qualquer cantinho lhe assenta seja ele aos pés da cama, num closet ou à lareira. A parte almofadada empresta-lhe conforto e o ar aconchegante que tão importante é numa casa. 

Que nem Carrie Bradshaw

homify Closets

Aqui têm, meninas. Eis a prenda que podem pedir ao Pai Natal e não se esqueçam de avisar que os sapatos têm que vir incluídos. Digam lá se uma banqueta com um espaço de arrumação para sapatos por baixo não vinha mesmo a calhar? Vinha, pois. Espaço para organizar os acessórios nunca é demais. Poderia colocá-la no closet ou aos pés da cama e na hora de se vestir teria o seu calçado mesmo à mão. Pense no assunto. Mesmo que não encontre uma peça igual a esta, pode sempre arregaçar as mangas e fazer um “DIY”. Arranje uma banqueta simples e acrescente-lhe uma prateleira por baixo!

Aos pés da cama

A banqueta é um objecto que aparece regularmente nos quartos devidamente posicionado ao fundo da cama. Na imagem, vemos o exemplo perfeito de uma banqueta clássica forrada a couro e decorada, ela própria, com almofadas coloridas tornando-se um prolongamento da cama e da sua decoração. Para além do evidente valor estético que lhe está inerente, é útil enquanto apoio. Pode, até, optar por uma banqueta com arrumação e assim tem mais um sítio para arrumar roupa de cama e almofadas.

Enquanto mesa de centro

Living Room homify Salas de estar modernas

Não faltam ideias originais no que concerne à escolha de uma mesa de centro. Há quem opte por peças verdadeiramente esculturais ou quem tão-somente reutilize  simples paletes em madeira. Deixamos-lhe, ainda, outra opção em jeito de desafio à tradicional mesa de centro. É a banqueta, claro está. Para além de mesa de café, pode servir, também, como repousa pés. Se preferir, pode estofá-la com um tecido dentro dos mesmos tons que o do sofá ou escolher um padrão mais vibrante que marque um contraste.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista