Dicas criativas para quartos de meninos!

Milena Pinheiro Milena Pinheiro
Loading admin actions …

O quarto  é um dos espaços mais marcantes das nossas primeiras memórias, as brincadeiras, os amigos que ali passaram, os brinquedos, um mundo a parte construído dentro universo infantil, que afinal serve como local de descanso e funciona como um refúgio para seus donos. 

Para iniciar a decoração do quarto, primeiro necessário elaborar um ambiente confortável que transmita para a criança o sentimento de segurança e traga referências de gostos dela. Em alguns projetos existe a preocupação de se adaptar ao crescimento e às diferentes fases da vida da criança, já em outros, a neutralidade é o fator essencial, pois permite maiores transformações e adaptações.

Pensando em todos os aspectos a serem contemplados para criar um ambiente ideal, o homify te dá dicas de como decorar o quarto do seu filho com diferentes idéias de formas, cores, objetos de design e arquitetura. 

Quarto cenográfico

O quarto para uma criança é um espaço de estímulo para a imaginação, pensando nisso, a temática do quarto infantil, traz uma cama em formato mini casa de madeira, com iluminação interna, janelas e portas, que funcionam como um ninho acolhedor. Os tons dos armários combinam com os outros móveis e o tapete em formato de cabeça de leão de pelúcia complementa o cenário lúdico.

Objetos diferenciados

O quarto pode ter elementos simples e neutros que complementem o espaço e façam toda a diferença. Por exemplo, neste projeto de decoração, vemos como os objetos como a casa de passarinho de madeira, o tapete de pelúcia em formato de leão e o abajur com tronco de árvore são versáteis. A cor verde ou amarela para o tom da parede são cores vibrantes e dão alegria ao espaço.

Aproveitando ao máximo

Os brinquedos, livros, materiais de arte ocupam muito espaço e não podem ficar espalhados, por isso devem sempre estar colocados em um compartimento que possa agrupa-los de modo mais sintético, por este motivo, junto a parede , foi colocado o armário com pequenos bloco cúbicos que também servem como assentos. O chão emborrachado em forma de quebra cabeça além de ser lúdico facilita a limpeza e evita acidentes.

Quarto de adolescente

O projeto do escritório Paulo Peres Group é uma boa opção para o seu filho adolescente, no entanto, contempla diferentes idades da criança, a decoração apresenta alguns objetos essenciais que dão um toque diferencial como o papel de parede com ilustração de mapa-múndi, a cama com couro sintético e o lustre em forma de lâmpada.

Versatilidade e detalhes mínimos

As prateleiras redondas alaranjadas possuem a intenção de construir um quarto com formas menos retas, dentro delas coloca-se brinquedos, pequenos objetos e até mesmo livros e fotografias, suas formas são mais orgânicas e divertidas, assim como a própria escrivaninha com laterais arredondadas. É bom lembrar que uma para uma criança é sempre prático ter uma espaço de estudo, em que possam ser feitos os deveres de casa ou que se coloque um computador. 

Mapas e mais mapas

Integração e renovação: Quarto de crianças  por Lore Arquitetura
Lore Arquitetura

Integração e renovação

Lore Arquitetura

Mais uma vez os mapas são a bola da vez, podem estar na parede, em objetos como globos ou até mesmo no chão, como o projeto da Lore Arquitetura, em que o tapete com ilustrações de mapa de uma cidade é colocado sobre o piso do quarto. A cama possui dois andares e uma cama embutida, ou seja, quanto mais espaço o quarto tiver para abrigar mais crianças melhor será para seu filho trazer amigos e socializar.

Otimizando espaços

Integração e renovação: Quarto de crianças  por Lore Arquitetura
Lore Arquitetura

Integração e renovação

Lore Arquitetura

Se o quarto é estreito, o importante é otimizar os espaços, seja com prateleiras, bicamas, estantes móveis ou caixas e cadeiras acopladas. No mesmo projeto da Lore Arquitetura vemos uma estante para colocar objetos que ao mesmo tempo serve como uma bancada, em que debaixo, podem ser colocadas caixotes para guardar brinquedos e pequenas cadeiras de madeira. 

Papel de parede de bike

Papeis de parede para o quarto do seu filho podem servir para diferentes fases da vida. Se a pessoa esta numa fase mais adulta, o papel de parede deve conter menos detalhes, por exemplo, este quarto é de um jovem adolescente, o papel de parede serve como um pôster gigante que dá um toque elegante ao ambiente. Da mesma maneira, cartazes emoldurados e objetos pendurados na parede podem recriar um quarto adaptando-o para a fase da vida de cada pessoa.

Dois andares

Quarto Tom e Lis: Quarto de crianças  por Ameise Design
Ameise Design

Quarto Tom e Lis

Ameise Design

A cama acima do solo não é apenas uma brincadeira como o objeto de design, mas é pensada de maneira funcional para otimizar o espaço do quarto, principalmente para quartos com tamanhos reduzidos. Ou seja, no segundo andar existe a espaçosa cama e a criança pode dormir com tranquilidade e segurança, no primeiro andar ela pode brincar confortavelmente.

Quarto moderninho

Neste espaço compacto, o projeto de arquitetura mostra que é possível aliar praticidade com uma decoração diferencial. Inspirado no estilo industrial este quarto para um menino do 9 anos, as estantes são mais estreitas e possibilitam a colocação de objetos decorativos, no entanto ao lado da cama um baú embutido reserva mais lugar para guardar os brinquedos, o quarto mescla madeira, tijolinho e uma parede de quadro negro para desenhar.

O quarto é um dos espaços mais marcantes das nossas primeiras memórias, para iniciar a decoração do quarto é primeiro necessário pensar um ambiente...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!