Quartos  por Vasco Rodrigues, arquitecto

Reforma poderosa! Casa de pedras velha e apagada ficou moderna

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Reabilitar casas antigas é uma verdadeira viagem no tempo. Quando encontramos habitações de desenhos que lembram projetos realizados nos séculos anteriores, a sensação de estar presenciando uma parte importante da história é incrível.

Em Portugal, grande parte da história gloriosa do país pode ser apreciado apreciando algumas construções que atravessaram o tempo e são mantidas com a estrutura perfeitamente conservada. Quando estes projetos pertencem a famílias particulares e ainda são destinados à moradia, é natural que algumas reparações sejam feitas para que o conforto seja o melhor possível.

A casa que visitaremos hoje é uma construção que lembra os imponentes casarões de pedras muito comuns em séculos anteriores e que recebeu uma excelente remodelação liderada pelo arquiteto luso Vasco Rodrigues

Redesenhada com traços mais longos e modernos, este casarão ganhou um visual mais acolhedor e ambientes internos mais confortáveis. Mantido com fortes estruturas de pedras, a história da habitação foi valorizada em todos os detalhes, fazendo com que a família proprietária sentisse ainda mais orgulho de seu lar. Quer conferir todos os detalhes desta transformação? Então siga conosco pelas imagens abaixo e aprecie mais um excelente trabalhado realizado por nossos profissionais! 

Antes: aspecto sombrio

O visual antigo da casa não deixava muitas dúvidas sobre seu aspecto sombrio. Construída em um terreno com longa inclinação, a habitação oferecia três pavimentos para o proveito de seus moradores, sendo os quartos presentes nos cômodos superiores desenhados com pequenos telhados de duas águas. O visual das paredes apresentava já certo desgaste pela ação do tempo, tornando a imagem da casa ainda mais envelhecida. No entanto, uma remodelação moderna foi excelente para que esse visual fosse modificado.

Depois: traços novos e modernos

O que podemos notar agora na parte frontal do imóvel é uma remodelação inteligente de sua estrutura. As paredes foram recuperadas e limpas, tornando o desenho da casa mais atraente. O pavimento superior ganhou uma construção nova e moderna, melhorando o conforto para a família proprietária. 

As antigas portas e janelas de madeira passaram a ser de vidro, reforçando o novo aspecto moderno da construção. O resultado é uma verdade fusão entre história e modernidade.

Antes: visão posterior

Como dissemos, a habitação encontra-se em um terreno de longa inclinação. Com grande tamanho, o terreno toma uma esquina inteira do lar, trazendo uma conexão direta entre as ruas de paralelepípedos que estavam no entorno. O estado anterior de abandono já trazia a presença de uma pequena vegetação que passou a crescer em um dos portões, desvalorizando o aspecto visual da moradia.

Depois: acabamento charmoso

Já devidamente limpa e recuperada, a parte posterior da casa agora apresenta um visual renovado. As portas e janelas foram renovadas por peças que pudessem proporcionar maior segurança e conforto térmico em seu interior. 

O volume também sofreu mudanças, já que anteriormente o telhado com longa inclinação marcava a estrutura do lar, passando agora a ser uma cobertura de linhas retas e amplas. Com esta renovação, o resultado ficou, sem dúvidas, muito mais agradável.

Conhecendo a nova sala de estar

Se por fora já podemos perceber o quanto a casa ficou atraente, em seu interior, nada deixa a desejar. A soma entre modernidade e rusticidade pode ser notada em cada detalhe da sala de estar. As paredes mantinhas com a textura natural das pedras não deixa dúvidas sobre o quanto a personalidade do lar foi valorizada. 

No teto, o forro de madeira ganhou a companhia de luminárias com trilhos que direcionam a iluminação para diferentes pontos. O piso também revestido com textura de madeira segue o mesmo tom cromático do teto. É muito interessante ainda notar o excelente efeito que a faixa da parede pintada em branco proporcionou à decoração, deixando o cenário ainda mais acolhedor. 

Marcando a decoração, sofás em cor creme oferece ótima combinação com os móveis nas cores pretas. O resultado é, sem dúvidas, belíssimo!

Sala de jantar moderna

Ao lado da sala de estar, podemos notar a sala de jantar organizada com o cuidado de manter os vãos laterais bem fluídos. O conjunto de mesa e cadeiras na cor preta sobre o tapete em tom avermelhado proporciona o toque de elegância ao espaço. No teto, o conjunto de luminárias distribui muito bem a iluminação em todos os cantos do ambiente.

Cenário externo bem aproveitado

Ainda na sala de estar, podemos notar a importância na opção pela presença de janelas retangulares envidraçadas. Além de deixarem o lar com um aspecto mais moderno e agradável, estas janelas oferecem a possibilidade de apreciação do cenário exterior ao redor que, neste caso, é um pequeno e agradável rio.

Quarto com vista especial

Por fim, visitamos o acolhedor quarto da habitação. Localizado no novo pavimento no ponto mais superior da casa, o quarto foi beneficiado com a presença da longa parede envidraçada que permite uma ampla iluminação natural em seu interior e, ainda, oferece um exuberante cenário de casebres portugueses.

A madeira no piso traz a sensação de acolhimento e conforto ideais para que o aconchegante espaço com a ampla cama possa ser muito bem aproveitado em todas as horas.

O que você achou desta reforma?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!