por MoY architects | 山本基揮建築設計

Esse apartamento vazio de 80 m² ficou lindo depois da decoração

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

A simplicidade oriental é mesmo fascinante. No Japão, esta simplicidade, no entanto, torna-se mais do que necessária, já que é muito comum que grande parte da população precise morar em espaços cada vez menores devido ao crescimento da população nas grandes cidades.

Para conhecermos um pouco mais desta simplicidade, viajaremos até a capital Tóquio para visitar um apartamento completamente remodelado pelo escritório japonês Moy Arquitetos. Tendo o desafio de recuperar o apartamento e remodelar a decoração com o uso de poucos recursos financeiros, os talentosos profissionais conseguiram um resultado simples, mas, perfeitamente acolhedor em cada detalhe. E é para conferir de perto a vida nova deste lar que convidamos você para mais uma visita especial.

Por isso, junte-se a nós, aproveite todas as boas e econômicas ideias deste artigo e inspire-se!

Antes: sem estilo definido

Mesmo com algumas áreas recuperadas, a pequena casa de 80 m2 sofria com os espaços vazios e muito sem graça em seu interior. Não havia qualquer estilo decorativo definido para dar uma personalidade mais forte ao lar. Um espaço com grande potencial para ser muito mais do que comum. No entanto, a limitação financeira esbarrava as possibilidades de grandes mudanças. 

Quais seriam então as soluções mais simples para tornar o espaço mais acolhedor? Veremos logo abaixo!

Antes: péssimo estado

Nesta imagem, podemos notar a grande necessidade de uma renovação completa para o apartamento. Suas paredes descascadas, a estrutura elétrica comprometida e a presença de umidade em alguns pontos tornavam a moradia na habitação muito difícil. Mais do que uma remodelação, o espaço precisava ganhar uma nova vida.

Depois: muita luz e acolhimento

Para que o pequeno apartamento ficasse muito mais acolhedor, a soma de elementos naturais foi fundamental. Um ótimo exemplo disto é a maneira como as amplas janelas laterais aproveitam muito bem a luz do dia no interior do ambiente

A iluminação natural oferece, entre outros benefícios, uma sensação de maior acolhimento e relaxamento no lar, tornando-o muito mais agradável. Uma excelente solução, como podemos observar, foi aproveitar os móveis de descanso em locais que se beneficiassem muito bem da luz natural. Uma dica simples e fácil para ser aproveitado, inclusive, no seu lar!

Depois: a beleza da madeira

Outra presença marcante na renovação do apartamento é a da madeira. Excelente para tornar o ambiente mais aquecido e charmoso, a textura da madeira é ideal para ser aproveitada em espaços que recebem boa iluminação natural.

Na imagem, podemos notar a utilização da textura com formato em espinha de peixe no piso, criando um efeito perfeitamente agradável com os diferentes tons de cores presentes. Ao fundo, grandes placas de madeira foram utilizadas para delimitar os espaços do lar. Complementando a decoração, os conjuntos de móveis de madeira tornam o cenário perfeitamente acolhedor.

Depois: espaços serenos

A simplicidade e a serenidade caminham juntas. Por isso, mais uma vez podemos notar soluções econômicas e práticas para dar personalidade ao lar.

Ao fundo, uma pequena área foi construída de maneira suspensa para ser utilizada como ponto de descanso próximo às grandes janelas laterais. Notamos novamente a presença marcante da madeira, tanto no piso suspenso, quanto nas placas ao fundo que, assim como as plantas, reforçam a identidade natural do ambiente. Para oferecer um toque mais alegre e vibrante no cenário, uma pequena faixa de revestimento em porcelana na cor azul marinho foi excelente para contrastar com as cores neutras do ambiente.

Depois: organização completa

Seguindo para um dos cômodos reservados do lar, podemos notar a excelente organização dos objetos por meio de prateleiras em madeira em tamanho quadrado. Reservado para funcionar como home office na casa, o espaço teve uma das paredes pintadas em tom verde e recebe a presença de um grande tapete para oferecer uma melhor sensação de conforto e comodidade.

Do que você mais gostou nesta reforma?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!