COZINHA EM CASA NO RIO DE JANEIRO: Cozinhas rústicas por Maria Helena Torres Arquitetura e Design

Antes e depois: cozinha pequena ficou linda depois da reforma

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Para muitos, reformar a cozinha é urgente! Esse é um dos ambientes da casa que sofre com o passar dos anos e que demanda de tempos em tempos uma atualização, seja pelo surgimento de equipamentos mais modernos e funcionais, seja pela necessidade inevitável de manutenção. A reforma da cozinha pode ser, portanto, uma ótima oportunidade de promover mudanças positivas na decoração da casa e de agregar mais qualidades estéticas e ambientais à cozinha.

Hoje desembarcamos na cidade do Rio de Janeiro, para apresentar o projeto de reforma bem-sucedido de uma cozinha. A reforma, sob a tutela do estúdio Maria Helena Torres Arquitetura e Design, fez uso de novos materiais de acabamentos, novos armários, novos acessórios e até mesmo de uma nova bancada em forma de ilha, que alteraram radicalmente a configuração, a funcionalidade e a atmosfera da cozinha.

Curioso para desvendar todos os ângulos desta reforma espetacular de uma cozinha antiga? Então confira a seguir mais imagens e detalhes deste projeto de reforma que transformou radicalmente o espaço e as qualidades estéticas da cozinha. A antiga cozinha retrô foi substituída por uma cozinha moderna, funcional e versátil, que serve também como espaço para receber amigos e familiares.

Antes da reforma: marcas do passado

Esta imagem da cozinha antes da reforma, evidencia a necessidade de repaginar e atualizar o ambiente. Como se nota, as paredes eram e os armários inferiores eram revestidos de azulejos com desenhos florais e estilo tradicional, que conferem ao ambiente uma atmosfera retrô, mas também evidenciam os estragos da passagem do tempo. 

Após a reforma: novos revestimentos

A cozinha passou por uma transformação radical. Como podemos notar, o projeto de reforma buscou dar à cozinha uma atmosfera mais contemporânea com a escolha de novos materiais de acabamento, com destaque para o piso cerâmico, que imita madeira de demolição, e para os ladrilhos de cor branco que imitam tijolinhos à vista. O antigo revestimento de ladrilhos com desenhos florais foi totalmente removido, assim como a antiga bancada de granito. Além de novos revestimentos, a cozinha ganhou também novas bancadas e novos armários. Os novos armários de madeira aparente realçaram o estilo contemporâneo e atual da nova cozinha.

Antes da reforma: armários embutidos

Nesta outra imagem da cozinha antes da reforma, podemos notar os antigos armários embutidos na parede com portas de madeira, pintadas de branco.

Após a reforma: armários de madeira

O projeto de reforma aproveitou os antigos armários embutidos, como espaço extra de armazenamento, mas criou novas portas, dotando-as também de uma nova função. As novas portas foram pintadas de preto e servem como lousa de recados, deixando o ambiente mais descontraído. Mas uma das principais alterações foi a inclusão de uma bancada em forma de ilha, que mudou completamente a configuração espacial e a funcionalidade da cozinha.

Se você está em busca de ideias para a reforma da cozinha, leia este artigo com dicas para repaginar e atualizar sua cozinha.

Antes da reforma: espaço fragmentado

Em mais uma imagem da antiga cozinha, podemos ver que o espaço era fragmentado. Havia uma meia parede que dividia a cozinha da sala de jantar. A sala de jantar sofria com a baixa luminosidade, já a luz natural custava a atingir a parte mais posterior do ambiente.

Após a reforma: integração espacial

O projeto de reforma buscou, portanto, integrar a cozinha à sala de jantar. A antiga divisória foi removida e a sala de jantar também foi transferida para uma nova posição. Para dialogar com a nova cozinha, a nova sala de jantar ganhou novo mobiliário. A mesa com tampo de madeira de demolição e as banquetas feitas de madeira de demolição dialogam com o piso e dão um toque rústico ao ambiente.

As paredes foram pintadas de branco, o que favorece a difusão da luz natural e torna os ambientes mais bem iluminados.

Após a reforma: versatilidade

Além de tornar a cozinha mais prática, bem iluminada e moderna, a reforma tornou o ambiente mais versátil. A cozinha agora é também um ambiente social, que reúne amigos e familiares. Além da integração com a sala de jantar, a nova bancada em forma de ilha também serve como bancada de apoio para refeições informais, agregando funcionalidade e versatilidade ao ambiente. Os pendentes de aço escovado sobre a bancada, dialogam com a nova geladeira de aço inox e dão um toque de sofisticação e modernidade ao ambiente.

Mais informações sobre projetos de cozinhas, você encontra aqui.

O que você mais gostaria de mudar na sua cozinha?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!