Ideias para ampliar a casa gastando pouco

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
JARDÍN DE INVIERNO / LIVING EXTERIOR, Mundo Garden Mundo Garden Jardins de inverno minimalistas
Loading admin actions …

Há vários motivos que nos podem levar a querer mais espaço em casa. Ou é a família que cresce ou cresce a quantidade de objectos pessoais. Ou é porque queremos um quarto adicional para hóspedes ou para lhe atribuirmos outra função (closet, escritório, entre outros). Ampliar significa, grosso modo, ter que gastar dinheiro e lidar com alguns inconvenientes. Contudo, há formas mais fáceis de o fazer sem ter tanta dor de cabeça e despesa. Deixamos-lhe algumas opções.

​Paredes de vidro

Uma forma fácil e rápida de ampliar uma casa é através da adição de portas de correr em vidro com uma estrutura de alumínio. As amplas janelas permitem a entrada de luz natural e deixam passar o sol o que mantém a temperatura ambiente. Para além disso, dão-nos a sensação de estarmos em permanente diálogo com o exterior.

​Jardim de Inverno ou sala no exterior

Esta proposta do gabinete Mundo Garden é ideal para ampliar a zona social, criar uma sala de estar, uma oficina, um atelier ou um estúdio. Tudo isto sem grandes trabalhos ou sem a despesa que implica uma obra que por vezes exige a demolição de paredes.

Na imagem, pode-se apreciar este encantador anexo em madeira encostado a das paredes da casa. As madeiras recicladas foram tratadas para evitar pragas. As janelas são amplas, a porta é de correr, tem um bom isolamento e um tecto de chapa.

​Aproveitar a dupla altura

Um ambiente com pé direito duplo permite adicionar um quarto extra. Para tal, basta acrescentar uma escada como a que vê na imagem construída com ferro e degraus em madeira. Na parte superior, o mezanino pode ser usado como quarto, escritório, estúdio, entre outras coisas.

​Prolongar para o pátio

homify Varandas, alpendres e terraços modernos Mobiliário

Pode-se prolongar a sala de estar aproveitando o pátio. Porém, lembre-se de manter a harmonia estética entre ambas as áreas para que a transição se faça com subtileza. Na imagem, cortesia da Standal, podemos ver como o interior tem um carácter moderno e industrial (com paredes de tijolo) que se concilia com o exterior revestido com madeira para exterior sintética realizada em materiais tecnológicos compostos. O mobiliário de estilo rococó dá um toque ecléctico ao espaço.

​Cerâmica e vidro

Uma obra simples e com materiais económicos pode ser o passo ideal para realizar a ampliação de sua casa. Na imagem, vemos um espaço com piso em tijoleira, amplas janelas e paredes em madeira de pinho. A cobertura é em zinco.

​Uma solução impensada

Quando falta espaço em casa para arrumação, um pequeno anexo no jardim pode ser a solução. O da imagem foi construído num material plástico de alta resistência com ferragens em aço galvanizado. Há modelos que admitem a incorporação de uma clarabóia que assegura a entrada de luz natural. O espaço perfeito para arrumar ferramentas, acessórios para o jardim, objectos que usa sazonalmente, entre outros.

​Madeira

Esta simpática casa de madeira também pode ser uma forma interessante de ampliar a casa. Não requer uma obra complexa pelo que se pode erguer em poucos dias. Deve, claro, levar um bom acabamento para evitar problemas futuros.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista