Sete roupeiros e closets sensacionais!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
The Three Cusps Chalet, Tiago do Vale Arquitectos Tiago do Vale Arquitectos Closets
Loading admin actions …

Um guarda-roupa bem organizado é uma daquelas coisas que nos consegue alegrar o dia. Se, como tantas outras pessoas, também demora a sair da cama desde o momento em que toca o despertador, então sabe, com certeza, que pode ganhar tempo se tiver o seu roupeiro bem organizado.

Não se esqueça, então, de dedicar algum tempo na escolha do melhor roupeiro para o seu quarto e de o manter ordenado para a sua rotina correr de forma mais tranquila. Acabaram-se as desculpas: não importa se a sua casa é pequena ou se os seus tectos são inclinados. Neste livro, encontrará o armário ideal para a sua casa.

Aproveitar os espaços do sótão

Como já mencionado, os tectos inclinados não são pretexto para não se ter um armário devidamente arrumado. Repare no closet da imagem cuja construção foi feita de forma a aproveitar-se ao máximo a altura das paredes. Vejamos por partes. No topo, mais exíguo, aproveitou-se para a colocação de prateleiras feitas à medida. É neste espaço que pode arrumar objectos de que não precisa todos os dias. A prateleira de baixo dispõe de um varão para se pendurar a roupa - engenhoso, certo? – e, em baixo, há várias gavetas, ideais para arrumar camisolas ou roupa interior. Do lado onde o tecto se encontra inclinado foi estrategicamente inserido mais um nível de gavetas que acabam por formar como que uma cómoda que compõe o closet e proporciona aos moradores mais um local de arrumação.

Um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar

Ter demasiado espaço pode ser um problema para os mais desarrumados. Neste caso, o mais aconselhável é compartimentalizar o guarda-roupa ou o closet para assim obter zonas com diferentes alturas e larguras e lá poder arrumar objectos que são, também eles, de tamanhos e formas distintas. Desta maneira, terá lugar para partes de cima, partes de baixo, acessórios, sapatos ou joalharia. É difícil cair em desordem se optar por este método.

Ver para crer

Se tem um closet muito pequeno e com pouco espaço, eis a imagem indicada para si. O gabinete Tiago do Vale Arquitectos propõe-nos a transformação das paredes num muito funcional roupeiro cujas linhas acompanham as da arquitectura da casa. O espaço queda-se assim desimpedido pelo que o poderá utilizar para colocar outros móveis. Não se esqueça de deixar livre espaço suficiente para poder abrir as portas do armário sem qualquer tipo de constrangimento.

Um armário bem organizado

homify Closets

O espaço que vemos na imagem, proposta do atelier Interiorismo Paloma Angulo, é um meio caminho entre o roupeiro e o closet. As prateleiras a diferentes alturas são muito adequadas. Repare que tanto existem na zona superior, como na zona inferior, o que é ideal para a disposição de calçado, permitindo, assim, que se abdique de um móvel só para sapatos. As prateleiras são em branco, a cor ideal para um espaço pequeno como o da fotografia.

Portas de correr para usar todo o espaço

Porventura ainda não tinha pensado nisso, mas estamos cá nós para o lembrar que as portas podem ocupar muito espaço. Se tem um roupeiro com portas tradicionais colocado num espaço muito pequeno, então talvez as deva substituir por portas de correr ou, em último caso, por um armário mais pequeno. Para o efeito, por que não inspirar-se neste projecto colorido do gabinete Ivan Torres Architects?

Mirror, mirror on the wall… !

Um espelho de corpo inteiro é indispensável num closet que se preze. Inclua-o e aproveite-o da melhor forma. A Koshka Interiors propõe-nos, nesta imagem, um espelho com iluminação integrada que para além de iluminar, dá a percepção de que o closet é maior do que aquilo que é na realidade. É este o poder da luz e das superfícies espelhadas, senhoras e senhores. Não se esqueçam disto quando decorarem a casa.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista