Lareiras que encantam e aquecem

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
ARCHEDA, Graphosds Graphosds Banheiros modernos
Loading admin actions …

As lareiras não são novidades, a necessidade de queimar lenha para aquecer-se remonta aos tempos da Pré-história. Dentro de grutas ou no meio da natureza, construíam as suas próprias 'lareiras', lá grelhavam as suas refeições e procuravam o calor de dias ou noites mais frias. Se repararmos fazemos exatamente a mesma coisa com uma lareira, mas claro de forma diferente, sofreu muitas alterações ao longo dos tempos. Responde às exigências da sociedade, como os cuidados, a recuperação do calor e a sofisticação. Nos dias que correm, pela evolução e rentabilidade de materiais, existem lareiras completamente inovadoras, irreverentes e inesperadas para o consumidor. Aquela vontade de ter uma lareira, mesmo num ambiente pequeno, como um apartamento ou numa outra divisão sem ser a sala, são desejos que foram pensados por muitos, mas graças aos avanços tecnológicos, à pesquisa e ao interesse, é possível encontrar a lareira ideal para a nossa casa. Mesmo que não tenha estrutura em casa para tal. Quem tiver a estrutura mais antiga é possível remodela-la, dando maior rentabilidade e estilo. 

E como as noites de inverno estão prestes a sucumbir e ver a lareira a arder é das melhores coisas que o frio traz, não perca mais tempo e dê o toque de luz à sua casa. Encanta, aquece a casa, o corpo, mas sobretudo a alma. 

Um banho de sonho

Uma casa de banho com uma janela grande. Uma banheira no meio exposta. Deliciar-se a contemplar a vista, sejam os raios de sol ou os pingos da chuva a caírem. Candeeiros que recaem originalmente naquele ambiente. Uma banheira cheia, de espuma. Uma lareira a arder. É tudo como um sonho. É uma casa de banho aquecida, com uma atmosfera real, tudo está para relaxarmos. A vista, a lareira e a água quente, olhar para um, olhar para o outro, é o relaxe, é a casa de banho dos nossos sonhos! 

Modernidades

O exemplo perfeito de uma lareira em casa, mesmo sem a estrutura embutida dentro de uma parede. Certo, não aquece. No entanto, cria aquele ambiente que se deseja, que se quer com a lareira. Quantas casas e apartamentos que se habitam e não têm a possibilidade de ter uma lareira, mas sempre sonhamos em ter uma. As respostas chegam de Lisboa, pela Clearfire Lareiras Etanol, onde é possível termos uma lareira, sem problemas. Não é necessário chaminés, nem fios elétricos e não liberta gás, é carregável e tem uma duração aproximada de 5 a 9 horas. Tem a grande vantagem de ser 'portátil', pode a colocar em qualquer parte da casa, mesmo no exterior!

A lareira dos mil ofícios

Hogares insertables Nuke, Ñuke Ñuke Salas de estar modernas Lareiras e acessórios

Falando em exterior… O exemplo de uma lareira de jardim, esta não é portátil, é mesmo definitiva. Vamos constatando que a lareira não mora necessariamente na sala de estar, ela pode criar ambiente em qualquer parte da casa, até no nosso espaço verde! Uma ideia de jardins de inverno… No qual queremos aproveitar do exterior, dos sofás, do ambiente da natureza, uma ideia que se torna ainda mais possível com uma lareira, que aquece e proporciona um ambiente inigualável. Um serão ou uma tarde de fim-de-semana é assim que imaginamos a lareira acesa em dias de inverno. 

Mas a surpresa desta lareira é de aquecer a nossa mente, sabe porquê? É que do outro lado também há fogueira, remete para a sala de estar! In-crí-vel! Uma só lareira complementa de forma arrebatadora dois espaços, o ambiente é para os dois sentidos! Diga-nos lá se não quer uma assim?

Momentos que se eternizam no tempo

Hogares insertables Nuke, Ñuke Ñuke Salas de estar modernas Lareiras e acessórios

Há imagens que valem mais do que mil palavras, esta é uma delas. Momentos entre mãe e filha são aqueles que aquecem de forma natural todo o nosso corpo. Estar num ambiente assim a aproveitar o maior amor do mundo são aqueles momentos que têm de ser absorvidos ao mais ínfimo pormenor e vividos ao segundo . O calor da lareira é a ligação que existe entre este amor, uma chama que arde, um calor humano e um reconforto até mais não. Vamos acender a lareira, desfrutar do calor humano e saborear momentos únicos em família, mesmo dentro do nosso lar.  

Arestas, vertices e faces. É tudo uma geometria.

Cheminée centrale Admeto, insert insert Salas de estar minimalistas Lareiras e acessórios

Todo um ambiente branco e vermelho, com detalhes pretos, as cores modernas foi o mood escolhido para esta sala. A extravagância chega pela formas particulares da lareira, além de estar exposta no meio de duas áreas, assim ninguém ficará sem ver o filme 'A chama'. Uma lareira triangular, totalmente vidrada deixa transparecer a sua chama em qualquer ângulo que se possa estar. 

Perpendicular ao ângulo

Cheminée Madrid, insert insert Salas de estar minimalistas Lareiras e acessórios

Quando temos uma lareira que queima lenha, temos todo o interesse que aqueça o espaço e que o calor seja rentabilizado ao máximo dentro da casa. Acabando por fazer uma poupança elétrica considerável. Neste sentido, o mercado oferece um grande leque de lareiras com recuperadores de calor, como este exemplo. Esta lareira tem uma forma geométrica apurada, cria um design interessante dentro de uma sala, uma forma triangular, que tem uma chaminé retangular inclinada, criando uma perpendicularidade na própria parede. A matemática anda sempre por aí… É inevitável!

O tronco não arde… É uma chama eterna.

Lareira em Bolacha de madeira Sibipiruna. Boulle Salas de estar modernas Lareiras e acessórios

Lareira em Bolacha de madeira Sibipiruna, eis o nome pomposo dado a esta lareira portátil. Com esta ideia, ninguém pode dizer que não é possível ter uma lareira em casa. Cheia de romantismo chega esta chama, num suporte de alma natural, poisado delicadamente no chão. O próprio material que poderia ficar em cinza caso fosse jogado noutra lareira, mas como se gosta de contrariar o usual, surge o tronco para dar a chama. No meio dele todo um mecanismo e avanços futuristas para criar um orifício que lança uma chama, que aquecerá, com certeza, os seus serões e noites mais frias de inverno. 

À moda antiga

Appartement haussmannien sur les quais de Seine à Paris, Finoptim Finoptim Salas de estar clássicas Lareiras e acessórios

Em muitas casas habitam lareiras que outrora foram construídas, com as habilidades e sabedorias que se sabiam. Esta é de Paris, mas há delas em todo o hemisfério. Os amantes do clássico, das rusticidades, das origens e da história irão deixar com toda a certeza as lareiras com toda a sua essência, não querem muito mexer, para não se perder 'aquela' rara beleza. Nesta foi acrescentado, no seu interior, um suporte, para fazer fogueira com maior precaução e delicadeza, uma vez que existe uma gaveta que retraí as cinzas, muito mais prático e limpo. Não há cinzas que ficam a voar. Há quem opta por colocar um vidro em frente da lareira, para proteção, mas é uma questão de opinião. Num ambiente mais clássico, estas lareiras (recuperadas) fazem todo o sentido. Por cima da lareira o espelho e os dois candeeiros reais enquadram o cenário e estilo parisiense. 

Exigências modernas e atuais

As lareiras servem muitas vezes de televisão, fica-se a olhar tempo sem fim para a chama que está fugir. Esta não sairá para bem longe, mas não deixará de ser uma inspiração. A Urban Icon tem uma grande diversidade de lareiras semelhantes a esta, que cria o efeito da chama de uma lareira, esta está embutida num vaso de vidro e aquece cada pedrinha por lá perdida. Se não tem espaço para uma lareira e quer mais que muitas velas acesas, então esta é a sugestão que foi pensada para si!

Ambiente

Bromley Project é desta empresa que nos chega esta última inspiração. Uma lareira que ficará sempre limpa de sujidades, de fumo ou de rastos de lenha. Um lareira que está sempre bonita, arranjada e com boa aparência, uma decoração de sala de estar bastante original, mas que guarda o intuito de lareira pelo aconchego, aspeto e design da estrutura. 

As fogueiras já existiam na idade da pedra, as obras pitorescas mostram-nos que faziam um envolto de pedras e depois colocavam os paus, aqui está o início da história, numa visão futurista. Aqui está tudo o que antigamente era preciso, mas esta mora numa casa do século XXI, porque tem o brilho da chama, mas não queima, apenas acende a luz do futuro.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista