21 Candeeiros de Pé Espectaculares: Funcionalidade e Beleza em Toda a Casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
homify Corredores, halls e escadas modernos
Loading admin actions …

Os candeeiros de pé são uma peça incontornável de qualquer projecto de design de interiores que se preze. Para além de oferecerem funcionalidade, são ideais para, em virtude do design, dos materiais e até do posicionamento, criarem um statement nos ambientes em que se inserem. A isto acresce o impacto que a escolha das lâmpadas tem para criar a atmosfera certa em cada divisão. Há mesmo algo de muito elegante num candeeiro de pé e a iluminação tem imenso poder no que toca a transformar uma divisão, para além de ter um efeito tremendo no nosso humor. Dito isto, não menospreze a escolha dos candeeiros para a sua casa e não se esqueça de trabalhar a iluminação por camadas: para além dos candeeiros de pé, têm que existir candeeiros de mesa, candeeiros de tecto, candeeiros de parede, e assim por diante. Cada um terá a sua função, prática e estética.

Hoje, e para o inspirar a escolher os candeeiros de pé para a sua casa, trazemos-lhe uma mão cheia de projectos de interiores portugueses onde estas peças fazem um brilharete. Temos candeeiros de pé alto, outros mais baixos, candeeiros de pé modernos, candeeiros de pé vintage, candeeiros de pé clássicos e até em preto. Uns simples e outros mais arrojados a pensar nos nossos leitores que gostam de arriscar.

Ora veja!

1. Candeeiro de pé com charme cinematográfico

Luz, câmara, acção! Abrimos o nosso livro de ideias em grande com dois candeeiros que nos lembram os projectores de cinema antigos, sendo ambos com tripé. O primeiro surge como uma interpretação mais moderna do objecto e o segundo é perfeito para quem procura candeeiros de pé vintage. A cabeça flexível permite que se projecte a luz para qualquer lado e a campânula, sobretudo a segunda, revestida a folha de ouro, gerará, por via da reflexão, uma iluminação mais forte e impactante. A presença destes candeeiros torna estas salas ainda mais bonitas.

2. Candeeiros de pé em arco

E por falar em criar um statement, o que acha da ideia de candeeiros de pé em arco? O formato elegante é também super versátil porque a luz fica exactamente por cima do que quiser (do sofá, de uma mesa, de uma poltrona num recanto de leitura, da cabeceira da cama, e assim por diante). Não é a opção indicada para quem quer uma luz mais difusa e intimista, mas é uma das mais populares para quem gosta de estar no sofá a ler ou a trabalhar e precisa que a zona esteja bem iluminada. Entre os candeeiros de pé para sala, os de arco são uma das opções a considerar.

3. Candeeiros de pé rústicos

Há candeeiros de pé de rigorosamente todos os estilos. Para uma casa rústica, campestre, boho ou de estilo escandinavo, os candeeiros de pé em madeira ou com fibras naturais são uma óptima escolha! Podem, ainda, ser uma opção interessante para se criar um contraste num ambiente minimalista. O candeeiro da imagem acima, com o pé tipo tronco de árvore, é uma forma super original de levar um bocadinho da natureza para dentro de casa. Repare no posicionamento do mesmo: em vez do típico candeeiro de mesa de cabeceira, a designer colocou o candeeiro de pé atrás da mesma. É um posicionamento super criativo que pode considerar reproduzir aí em casa!

4. Candeeiros de pé clássicos

Como é óbvio, nem todos os candeeiros de pé têm que ter formatos ou materiais surpreendentes. Um candeeiro de pé clássico é um bocado como um vestido preto: nunca compromete. Para ambientes que se queiram mais sóbrios e intemporais, são a escolha indicada. Com abajures lisos, por norma em branco, e pés altos e esguios sem adornos desnecessários, são o tipo de candeeiro que terá sempre um lugar aí em casa, por muitas mudanças que faça. Além disso, tendem a ser mais acessíveis, embora o preço dependa muito dos materiais. Adoramos os dois candeeiros de pé clássicos utilizados nestes projectos: simples, elegantes e versáteis. Xeque-mate!

5. Candeeiros de pé em zonas de passagem

Os candeeiros de pé são extremamente versáteis do ponto de vista da utilização, nomeadamente nestes formatos mais simples que ocupam pouco espaço. Por vezes, não sabemos bem como decorar a entrada ou os corredores. São zonas de passagem, algumas delas estreitas ou exíguas e não é ideal enchê-las com objectos de decoração. Por outro lado, tendem a ficar demasiado despidas e pouco apelativas. Ora, os candeeiros de pé são uma óptima forma de iluminar e embelezar estas áreas da casa, podendo, naturalmente, aparecer em conjunto com móveis elegantes como consolas ou banquetas, tal como se vê nas imagens acima.

6. Candeeiros de pé em preto

Os candeeiros de pé em preto aparecem amiúde em projectos modernos de design de interiores e chamam de imediato a atenção pelo contraste que criam nos espaços. Num ambiente onde preponderam cores claras ou alegres, um candeeiro de pé preto tem um impacto extraordinário, até pela sofisticação, luxo e dramatismo associados à cor. Pode optar por um candeeiro de pé em preto com um formato mais minimalista ou com um design mais trabalhado como o que vemos no projecto acima.

7. Candeeiros de pé em dourado

Os acessórios em bronze e em dourado são uma das tendências para 2021 e na iluminação ficam sempre bem. Como são cores sumptuosas por natureza, sugerimos que privilegie candeeiros com linhas mais discretas e minimalistas para o espaço não ficar demasiado exuberante e pesado, até porque um candeeiro super simples e clean tem tanto impacto como qualquer outro mais volumoso ou ornamentado. Os candeeiros de pé em dourado são perfeitos para elevar a decoração de um espaço e tanto combinam com neutros como com tons mais ricos e vibrantes.

8. Candeeiros originais

A originalidade não tem só uma cara. Os candeeiros que vemos nestas duas fotografias são ambos originais e, no entanto, totalmente diferentes. O primeiro tem um design mais elaborado e rococó. Já o segundo, no seu minimalismo quase espartano acaba, também, por ser uma peça que chama a atenção, até mesmo estando inserida num espaço onde há tantas outras peças bonitas. Por vezes (ou quase sempre!), menos é mais.

A originalidade pode, também, surgir do posicionamento dos candeeiros, isto é, da forma como estes se relacionam com as peças de decoração e móveis.

9. Candeeiros de pé para exterior

Por razões óbvias, dedicamos mais tempo a pensar na iluminação para o interior, mas não descure o espaço exterior, seja ele uma varanda, um terraço, um pátio, um jardim ou qualquer outro. Em Portugal, o clima permite que passemos muito tempo ao ar livre e, por isso, os ambientes de exterior também merecem a nossa atenção para que possamos usufruir deles com conforto. Como as imagens nos provam, os candeeiros de pé podem também ser usados nestes espaços para iluminar uma zona tipo lounge, a área de refeições, e não só. Adorámos as opções que a designers Renata Santos Machado escolheu para estes dois espaços. O que acha?

10. Candeeiros de pé com braços flexíveis

Antes de comprar um candeeiro de pé, deve considerar a utilização que lhe vai dar. Se, por exemplo, precisa do candeeiro para uma zona da casa onde costuma ler ou trabalhar, é importante que este tenha um braço flexível para que o possa ajustar às necessidades de cada momento, colocando-o mais perto ou mais longe ou puxando-o mais para baixo ou para cima. Pode, também, optar por um candeeiro com vários braços. Assim, um deles pode ser orientado para iluminar uma tarefa e o outro servir apenas para criar ambiente.

Profissionais a contactar

Para terminar, convidamo-lo a ver que lojas de iluminação portuguesas estão registadas no nosso site. Consulte os portefólios e os sites e apoie o comércio local!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista