Cozinhas de estilo escandinavo em Lisboa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Cozinha da Maria, Homestories Homestories Cozinhas escandinavas
Loading admin actions …

Cores neutras, madeiras claras, ambientes luminosos e mobiliário e peças de decoração simples: estas são algumas características do estilo escandinavo de que é tão fácil gostar e que é tão sedutor levar para a nossa casa.

A tendência, pelo menos em Portugal, parece acabada de chegar, mas o design escandinavo tem uma história longa que é feita de nomes tão sonantes como Arne Jacobsen, Alvar Aalto, Eero Arnio e Ingvar Kamprad. São-lhe familiares? O último, por exemplo, é o nome do fundador da IKEA, uma loja que, mais do que qualquer outra, vende a experiência escandinava.

Para o artigo de hoje, escolhemos sete cozinhas de estilo escandinavo da autoria da Homestories. O gabinete nasceu da paixão da sua criadora, a arquitecta Tânia Martins, pelo design e, claro está, pela arquitectura. A Homestories dedica-se, especialmente, a projectos de remodelação e de design de interiores de edifícios, de casas, de espaços comerciais e de escritórios.

Hoje, ficamo-nos pelas cozinhas. E que cozinhas!

Ora veja lá!

1. A cozinha da Maria Leonor

A Homestories conta-nos que a cozinha acima pertence à Maria Leonor que passa imenso tempo no espaço não só porque gosta de cozinhar, mas também por ter o seu pequeno atelier. Como tal, precisava de um cantinho para si.

Projectou-se, assim, uma cozinha prática com uma luz natural invejável. A obra passou por várias etapas desde tapar azulejos das paredes a substituir o chão, pintar e, por fim, montar a cozinha.

A estética do espaço vai, manifestamente, beber inspiração ao estilo nórdico. Em vez de armários inferiores e superiores da mesma cor, optou-se por armários inferiores em castanho claro e armários superiores brancos. De contrário, o espaço tornar-se-ia denso e sobrecarregado. Parece-nos, assim, uma boa opção criar este contraste, sendo que a cor mais clara – neste caso, o branco – tende a ser a que fica na parte superior.

A frente dos armários da cozinha é lisa com os puxadores embutidos. No que à iluminação diz respeito, embutiram-se spots LED nos armários superiores com vista a dar luz à bancada de trabalho. As lâmpadas LED, para além de ecológicas, iluminam de forma homogénea e eficaz os ambientes.

2. Preto e branco

Prosseguimos para a cozinha que integra o apartamento do Ricardo, um advogado que decidiu sair de casa dos pais e investir no seu futuro. Entre outras coisas, o Ricardo almejava por um espaço onde pudesse receber e cozinhar com os amigos. Olhando para o resultado, é caso para dizer:his wish, their command!

A cozinha projectada pela Homestories presta-se, de facto, a esse uso. É compacta, mas está super bem equipada, para além de contar, tal como a cozinha anterior, com um generoso fluxo de luz natural. No mais, abre-se para a sala adjacente através de uma superfície envidraçada. Deste modo, quem quer que esteja a cozinhar não se sentirá confinado. Pelo contrário, a janela acentua o sentido de partilha e de socialização que deu o mote ao projecto.


Não podíamos deixar de destacar os materiais escolhidos para os revestimentos. O piso em mosaico hidráulico exibe um padrão geométrico dinâmico e a parede backsplash foi coberta por azulejos tipo parede de parede (subway tile) que estão entre as tendências mais fortes dos últimos anos.

A configuração do espaço não permitiu a adição de armários superiores, mas sendo o apartamento apenas para uma pessoa, as áreas de arrumação parecem-nos suficientes.

3. Estilo industrial

A terceira cozinha pertence à Mariana que trabalha como designer e queria muito ter uma casa de estilo industrial. A cozinha tem, sem dúvida, uma forte expressão industrial, estilo esse que, em boa verdade, partilha algumas características com o estilo nórdico.

A cozinha serve de montra à sala do apartamento e é, segundo a designer responsável pelo projecto, a divisão mais marcante deste projecto. O microcimento, o ferro preto e os candeeiros suspensos são os elementos que mais se destacam e que não poderiam faltar num espaço deste estilo.

Eis a forma como a cozinha se abre para a sala. Num open space, com a cozinha e a sala integradas, é importante manter uma atmosfera visualmente limpa para que, por exemplo, a partir da sala não se esteja a ver um sem fim de pequenas informações que mais não farão do que provocar ruído. Assim, se a sua casa também tiver o núcleo social num plano aberto, sugerimos que aposte numa cozinha com uma estética clean tal como a da imagem.


4. Cores claras e frescas

Quando a Susana adquiriu a sua primeira casa, pediu à Homestories que fossem utilizadas cores mais escuras. Porém, tendo em conta as dimensões do apartamento, a designer sugeriu que se favorecesse uma paleta cromática clara que tornasse os espaços frescos e arejados. E assim foi.

Na cozinha, a madeira cor de mel harmoniza-se com o azul muito claro dos armários superiores.

A cozinha conta com uma pequena mesa, ideal para as refeições informais do dia-a-dia, que acomoda, entre três a quatro pessoas. Vamos vê-la melhor.

Love is what makes you smile when you're tired. (O amor é o que o faz sorrir quando está cansado.). É a frase escrita sobre o módulo de arrumação da zona de refeições da cozinha que é, para nós, uma verdadeira expressão de amor por conta dos deliciosos detalhes que a definem. Para além da frase acima descrita, é impossível ficarmos indiferentes aos vinis decorativos que personalizam e tornam este recanto tão divertido como se de uma cozinha de bonecas se tratasse!

Gosta tanto quanto nós gostamos?

5. Azul claro e madeira clara

Sabia que a transformação desta cozinha fez parte do programa Querido, mudei a casa? E mudou tão bem! É uma cozinha acolhedora, intimista e onde conseguimos ver a vida familiar a desenrolar-se com todo o conforto.

A cozinha sobressai pela combinação entre o azul claro e a madeira clara, esta última usada amiúde nos espaços de estilo nórdico. A cozinha afasta-se ligeiramente das anteriores para as quais foram escolhidos armários super modernos. Neste caso, optou-se por uma frente de cozinha cujas portas não são totalmente lisas, mas sim com moldura.

A ilha central circunscreve a zona de preparação de alimentos em relação ao espaço onde foi colocada a mesa.

A imagem frontal permite que vejamos em detalhe o azulejo escolhido para a parede backsplash. Com peças em cerâmica de tamanhos e estampados distintos, o resultado lembra-nos um remendado – no melhor sentido possível!


6. Azulejos coloridos, armários simples

Os armários modernos e com linhas rectas deixam que a parede revestida com azulejo fale mais alto. Se escolher, para a sua cozinha, revestimentos coloridos e/ou com padrões intrincados, privilegie armários simples para não sobrecarregar o espaço. A ideia é enaltecer o que de mais especial tem a área e não fazer com que o olhar se perca no meio de tanta informação.


Por norma, as marquises surgem como espaços fechados ao lado das cozinhas, o que rouba profundidade a estas últimas. Aqui, conseguiu-se contornar o problema através da instalação de um ripado branco que foi aproveitado para a suspensão de vasos com aromáticas. A divisória, por ser vazada, aumenta a percepção espacial, permite que a luz natural entre e abre a cozinha para a paisagem urbana.

7. A cozinha da Maria

É em branco (quase) total a cozinha da Maria. Brancos são os armários, brancos são os azulejos e brancos são quase todos os apontamentos decorativos no espaço.

Ao mesmo, há pormenores de cor, por aqui e por ali, que interrompem a preponderância do branco. Os puxadores pretos, a madeira clara de alguns utensílios, as ervas frescas sobre o balcão e até o pano de cozinha pendurado no fogão. Além do mais, os armários alternam portas opacas com portas envidraçadas que deixam ver para o interior, o que também se traduz numa quebra no uso do branco.

Os pontos de luz emitem uma luminosidade quente que empresta aconchego ao espaço.

Mas, de repente, rodamos o ângulo e percebemos que a cozinha da Maria, na zona de refeições, explora outras cores e materiais. As cadeiras de fibra natural e a madeira clara das prateleiras trazem uma aura campestre e convidativa ao espaço. O papel de parede cinza, que reveste a parede da televisão, imita o aspecto da madeira, substituindo-se ao material verdadeiro.

Recomendado:


Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista