11 Truques de Poupança de Espaço de que Nunca se Tinha Lembrado!

homify Cozinhas modernas
Loading admin actions …

Encontrar espaço para arrumação em casa é cada vez mais difícil. Será que é porque as casas estão a ficar mais pequenas ou porque nós acumulamos cada vez mais coisas? Seja como for, a falta de espaço não é um problema, mas sim um desafio. Para o ajudar a rentabilizar as áreas de arrumação da sua casa, deixamos-lhe 11 propostas criativas para ganhar espaço em cada divisão, desde a sala de estar à cozinha, passando pelo quarto e pela casa de banho.

Ora veja.

1. Um varão com cabides dá sempre jeito, com ou sem uma porta a tapá-lo

Quando se trata de lutar contra a falta de espaço, é necessário dar asas à imaginação e, acima de tudo, ao engenho. Um simples varão com cabides adicional, por exemplo, poupa espaço dentro do roupeiro, ao mesmo tempo que mantém as roupas em ordem. Tão simples quanto isto. Pode optar por acrescentar um cabide extra na lavandaria, num vão de escadas ou um chariot no quarto.

2. Escolha móveis modulares

A arquitectura modular não é apenas uma técnica: é uma verdadeira filosofia segundo a qual cada bloco físico tem a sua própria função e está integrado com os demais. Pode então considerar esta solução para a sua casa. Comece por um ou dois módulos e vá acrescentando mais consoante as suas necessidades. 

3. Painéis em gesso cartonado

Falemos agora de gesso cartonado. Este material barato e fácil de manusear pode ser usado para criar paredes falsas em sua casa que podem integrar nichos e prateleiras iluminadas, tal como se vê na imagem. Pode construir os nichos à medida das suas necessidades: uns maiores e outros mais pequenos para haver espaço para tudo. 

4. Nichos na parede

Seja numa casa clássica ou numa casa moderna, os nichos são uma óptima forma de poupar espaço. Neste projecto, os nichos transformaram-se em espaços funcionais para organizar os objectos da casa se banho. Muito práticos e, ao mesmo tempo, esteticamente interessantes. 

5. Aproveitar o espaço sobre e ao lado da televisão

É na sala de estar que passamos boa parte do tempo. É, por isso, normal que acabemos por acumular dentro dela vários objectos que não sabemos onde guardar. Uma ideia para contornar este problema passa pelo aproveitamento do espaço sobre e aos lados da televisão. Nestas prateleiras, pode acomodar os seus livros, revistas e ornamentos de decoração.

6. Uma estante que funciona também como divisória

Eis uma solução para um espaço verdadeiramente inteligente: a estante actua como espaço de arrumação e como divisória entre ambientes. Neste caso, a estrutura serve principalmente a cozinha, dando lugar para colocar os molhos, temperos e ervas aromáticas. Uma forma bonita de ganhar espaço e ter sempre os condimentos à mão.

7. Estrutura suspensa sobre a ilha central

Tachos, panelas, frigideiras… quanto espaço ocupam estes utensílios de cozinha? Em vez de encher as gavetas com eles, oferecemos-lhe uma alternativa criativa: uma prateleira em aço inoxidável suspensa sobre a ilha central onde pode colocar tudo o que precisar. Prático, hun

8. Gavetas sob a cama

No quarto, incorpore gavetas sob a cama. Estes recipientes extremamente funcionais evitam que o caos se instale, permitindo-lhe arrumar cobertores, toalhas, calçado, entre outras coisas. 

9. Um banco adjacente à janela com espaço de arrumação

Pouco espaço em casa? Nada tema. A solução está ao virar da esquina. Ou melhor, ao lado da janela. Um simples banco com gavetas pode ser o espaço de que precisa para colocar os inúmeros objectos que andam espalhados pela casa. Muito discreto, mas deveras funcional, é uma óptima resposta para os seus problemas de armazenamento. 

10. Ainda a casa de banho

Muitas vezes, os produtos de higiene pessoal, assim como as toalhas, estão arrumados em armários, o que tira o espaço para as roupas e para os acessórios. Por que não encontrar espaço para eles directamente na casa de banho? Basta instalar pequenas prateleiras nas esquinas e arrumar tudo com critério.

11. Armário sob o lavatório

Terminamos (ainda) com a casa de banho. São raras as casas de banho que não têm um móvel sob o lavatório. A sua não tem? Então, mande construir um à medida para arrumar os objectos de que precisa neste espaço (pasta de dentes, toalhas de mão, entre outros). 

Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

- Para fazer móveis à medida, contacte um carpinteiro da sua zona de residência.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista