7 exemplos de que ter salas integradas é a melhor opção para casas pequenas

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Apartamento FP, Haruf Arquitetura + Design Haruf Arquitetura + Design Salas de estar escandinavas
Loading admin actions …

Sempre que podemos, reunimos boas informações para a decoração de casas pequenas. E não é por acaso. Os desafios para escolher a melhor organização possível para estes tipos de espaços são grandes. 

Entre tantas escolhas e truques para deixar o lar com a sensação de maior amplitude, a integração dos ambientes sociais, como sala de estar, sala de jantar e cozinha, é uma das opções mais eficientes. 

integração de ambientes oferece inúmeros benefícios aos moradores, como maior conforto para a transição entre os cômodos, corredores mais fluídos e valorização no estilo decorativo escolhido.

Para exemplificar o quanto esta opção é eficiente para lares pequenos, hoje trouxemos 7 projetos maravilhosos de casas com integração entre sala de estar e jantar. Cada uma das imagens aponta um benefício desta escolha, provando o quão fundamental é contar com boa organização e, claro, o olhar de um bom profissional.

Siga conosco, confira e inspire-se! 

1. Ótima iluminação em todos os espaços

A organização com ambiente integrados permite que a distribuição de luz seja realizada de maneira equilibrada e eficiente para alcançar todos os espaços. 

Contar com boa iluminação é indispensável para lares com pouco espaço, já que, quanto mais luz estiver presente nos ambientes, maior será a sensação de aconchego. 

Na imagem, a lindíssima distribuição conta com elementos que marcam cada um dos ambientes, como o revestimento estampado na cozinha americana e o painel de madeira na sala de estar. Perfeito!

2. Espaços mais aconchegantes

Para fazer dos ambientes integrados mais aconchegantes, basta deixar à vista peças confortáveis, como tapetes felpudos, almofada, cadeiras estofadas na sala de jantar e, claro, boa iluminação. Como todos os elementos estão no campo visual, a sensação de conforto estará sempre presente. Contudo, vale lembrar de equilibrar as escolhas em cores e quantidades. Poucos elementos bem distribuídos são suficientes. Para as cores, valorize peças que contrastem com o ambiente.

3. Valorização do estilo decorativo

Pocket House homify Salas de estar rústicas

A integração de ambientes traz a valorização de um determinado estilo decorativo escolhido para o lar. Com a facilidade de empregar boas combinações em todos os espaços, o resultado traz unidade visual ao lar, garantindo forte personalidade aos ambientes. 

Neste exemplo, a madeira é a principal protagonista dos espaços. Empregada com elegância ímpar nos revestimentos do piso, teto e paredes, esta escolha trouxe o aconchego do estilo rústico aos ambientes integrados deste lar maravilhoso.

4. Cada espaço com sua personalidade

Ainda que a integração junte todos os espaços em poucos metros, é importante manter a personalidade de cada um dos ambientes, para que cada ambiente tenha sua própria atmosfera. 

Neste lindo projeto, notamos as lindas escolhas que singularizam cada um dos ambientes: o lindo revestimento estampado na cozinhainte, o balcão de vidro que divisa a sala de jantar e o mobiliário azul do living que, somado à presença do amarelo no balcão ao fundo, garantem vibração e criatividade no lar.

5. Sensação de maior amplitude

A integração de ambientes garante ótimo ganhos de espaços para a casa, mas se a intenção for otimizar ainda mais a amplitude, escolha cores claras para compor a decoração dos espaços. 

Neste projeto, além do ótimo uso do branco no mobiliário, a sala de jantar conta ainda com um amplo espelho na parede ao fundo, que reflete a iluminação para todos os ambientes e traz a ideia de maior profundidade.

6. Melhor aproveitamento de cada canto

Em interiores com formato de corredor, procure utilizar muito bem as peças ajustadas nas paredes. Isto resultará em melhor utilização de cada canto no seu lar e trará corredores mais confortáveis para o trânsito no dia a dia. 

Neste projeto, a organização da sala de estar utiliza perfeitamente o mobiliário junto às paredes, enquanto a sala de jantar foi organizada de maneira centralizada para dar mais espaços às quatro cadeiras. Lindíssimo!

7. Facilidade na organização

Por fim, falamos sobre a facilidade na organização dos espaços. Para isto, leve em consideração elementos chaves, como a iluminação e o melhor aproveitamento possível das paredes mais amplas. Isto dará mais opções no momento de definir o layout dos ambientes. 

Neste projeto, a divisão entre sala de estar e jantar é feita com uma linda estante de ferro com nichos em madeira. Os espaços com prateleiras vazadas permite que o olhar esteja sempre conectado entre estes locais da casa.

De qual projeto você mais gostou?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista