Uma casa portuguesa cujo interior é uma verdadeira surpresa!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Alcantara Red Houses, Lisbon 2013, QFProjectbuilding, Unipessoal Lda QFProjectbuilding, Unipessoal Lda Casas clássicas Alumínio/Zinco
Loading admin actions …

O título diz tudo! O projecto que hoje lhe trazemos é uma habitação verdadeiramente portuguesa na qual o estilo construtivo tradicional se uniu com um conceito arquitectónico único e distinto!

O projecto de reabilitação é da autoria dos profissionais QFProject Building cujo trabalho apresenta um alternativa especificamente orientada para a recuperação do património, ampliações e remodelações de espaços e ambientes maioritariamente habitacionais. O seu objectivo concentra-se no foco nesta área específica que se encontra em crescimento. Numa realidade em que o património necessita cada vez mais de intervenções e obras de manutenção, estes profissionais concentram tempo e esforço numa área em constante mutação e cuja procura tem crescido significativamente nos últimos anos.

Venha daí e descubra uma habitação integralmente remodelada no exterior, e completamente nova no seu interior!

Uma fachada tradicional

A fachada não engana, um primeiro olhar revela-nos imediatamente que estamos perante um edifício tipicamente lisboeta. A sua fachada simétrica cria um desenho austero e tradicional. A sua tonalidade jovem e descontraída demonstra que estamos perante um edifício que foi reabilitado recentemente e como tal possui muitas surpresas por desvendar no seu interior e não só!

Entrada

A entrada é efectuada através de uma grande porta tradicional que indica um espaço de transição coerente e dinâmico. A partir de aqui os habitantes passam de um espaço exterior para um espaço que é interior e a partir do qual é possível aceder às diversas habitações deste prédio.

Apesar do seu estilo assumidamente tradicional e recuperado, o prédio revela alguns detalhes realmente maravilhosos e contemporâneos como é o caso da nova pintura e da porta trabalhada (que foi cuidadosamente reparada).

Espaços luminosos

Os espaços interiores da habitação revelam um grande cuidado especialmente no que toca à iluminação natural. A luz é um factor extremamente importante em qualquer ambiente interior. Neste sentido uma das premissas do projecto era precisamente a de dinamizar a iluminação interior recorrendo a materiais capazes de potencializar o brilho e os reflexos no interior.

Interiores modernos e funcionais!

Espaço para arrumação é sempre um problema no que toca a habitações. Por mais arrumação que exista parece que nunca é suficiente e como tal, os arquitectos optaram por recorrer a diferentes estratégias que pudessem de alguma forma, potenciar a arrumação interior.

O resultado final desta abordagem consistiu em várias paredes revestidas com mobiliário, organizando assim o espaço de uma forma consistente e funcional. Desta forma é possível maximizar o espaço ao mesmo tempo que se proporcionam diferentes tipos de espaços para arrumos.

Cozinha

Porta após porta os espaços vão-se revelando. Desta vez é possível observarmos a cozinha que se surge precisamente no espaço imediatamente adjacente ao que acreditamos ser a sala de estar. 

O pavimento em madeira conecta e liga os diferentes ambientes criando uma homogeneidade espacial geral entre as diferentes divisões da casa. 

A cozinha é uma divisão moderna e simples com um design minimalista. Vamos ver mais perto…

Arrumação nunca é demais!

Estamos no interior da cozinha e uma primeira observação mostra-nos como esta divisão segue o mesmo mote que já tínhamos observado noutros espaços da casa. Arrumação nunca é demais! É um facto, e contra factos não há argumentos. A verdade é que, a cozinha é uma divisão que requer diversos elementos e objectos distintos para a criação das mais diversas refeições. Neste sentido torna-se fundamental a criação de locais para armazenamento de todos estes utensílios. Esta imagem mostra-nos como é possível criar espaços de arrumação tão distintos, numa parede apenas! Ali encontramos armários, gavetas, prateleiras, enfim tudo o que é preciso para a manutenção adequada de uma divisão deste tipo.

Casa-de-banho moderna

Apesar de relativamente confinado este espaço foi gloriosamente ampliado graças a um espelho estrategicamente colocado numa das paredes desta divisão. O lavatório preto é uma peça de destaque que se destaca neste ambiente maioritariamente branco e de estilo minimalista.

Um cantinho para apreciar a vista

Terminamos esta viagem incrível com uma perspectiva da parte traseira do edifício. Esta imagem mostra-nos parte do projecto de reabilitação deste edifício sendo que este também incluiu a criação de uma nova zona com varandas. Cada apartamento possui uma varanda que se estende ao longo de toda a extensão do prédio proporcionando assim uma área espacialmente distinta e ótima para quem não dispensa um pequeno-almoço na varanda num belo dia de sol.

Gostou deste projecto de reabilitação? Então verifique também este apartamento que ficou verdadeiramente irreconhecível!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista