Cozinha Carlos Bratke Arquiteto Cozinhas rústicas Propriedade,Vaso de flores,Plantar,Construção,Planta de casa,Tijolo,Madeira,Design de interiores,Alvenaria,Bancada
Cozinha Carlos Bratke Arquiteto Cozinhas rústicas Propriedade,Vaso de flores,Plantar,Construção,Planta de casa,Tijolo,Madeira,Design de interiores,Alvenaria,Bancada

A reforma e ampliação da casa de campo do arquiteto partiu da necessidade de convivência com a família ampliada, filhos e netos. A casa original, construída na década de 1990, possuía 270 metros quadrados instalados num terreno íngrime, uma encosta da serra de Campos de Jordão. O programa estava contido em dois andares com mezanino e era composto de três quartos, sala de estar, cozinha e banheiros, além de uma área para hóspedes criada no sótão.

A ampliação visou construir mais dois quartos, uma cozinha caipira, novas varandas e ampliar a área social preservando, no entanto, os terraços e aberturas que permitem desfrutar das amplas visuais da natureza intocada no entorno do terreno.

Assim, ao invés de partir para a solução mais comum que seria a construção de mais um andar sobre a cobertura da a casa original, estabelecendo uma ampliação vertical desinteressante considerando a inclinação do terreno, o partido adotado propôs realizar movimentos de terra para ampliar a área do térreo e criar mais um andar sob ele. Foi realizada uma escavação sob a casa, aproveitando-se a as fundações em brocas deixadas aparentes depois da reforma. A terra retirada foi aproveitada para preencher parte da declividade do terreno e foi sustentada por um muro de arrimo em pedras, criando, sobre o aterro, um amplo terraço descoberto, semelhante a uma plataforma.

A estrutura original, de madeira, vidro e alvenaria, foi ampliada com lajes de concreto pré-moldadas. Na sala de estar, os pilares antigos foram revestidos por uma parede de pedras, criando um nicho para um pequeno bar. A casa ganhou ainda um deque de troncos de madeira que avança sobre a inclinação frontal do terreno e que é acessível a partir de portas de vidro pivotantes do novo terraço que se comunica, internamente, com a sala de estar.

Os pisos frios da nova área foram revestidos com cacos de cerâmica como uma referência à arquitetura popular. A casa, envolvida pela mata, se destaca na paisagem pelo colorido de suas grandes venezianas amarelas, criando o ambiente ideal para o descanso, o contato com a natureza e a convivência familiar.

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)