>
Gracejos Recepções Martins Lucena Arquitetos Casas modernas
>
Gracejos Recepções Martins Lucena Arquitetos Casas modernas

Gracejos Recepções

No projeto de reforma e ampliação de uma casa de recepções buscamos adotar um partido arquitetônico coerente com o uso atribuído à edificação. Anteriormente, a casa de recepções já exercia aí seus serviços, porém sua tipologia não estava em concordância com suas atividades. A casa, assim como o bairro em que se situa na Torre, perdeu seu antigo caráter residencial, assumindo atualmente um perfil comercial.

Desse modo, no intuito de conferir à edificação uma nova identidade, mais adequada com o seu uso, tornou-se necessária a adoção de alguns elementos que indicassem recepção e acolhimento dos convidados.

A fachada voltada para Rua Almirante Barroso foi protegida por enormes beirais marcados em suas extremidades por chapas de aço dobradas que se estendem ao longo do edifício, conferindo horizontalidade ao conjunto. A entrada foi marcada por uma grande porta pivotante de madeira (Ipê) que conduz o visitante a um hall em pé-direito duplo que, iluminado por um grande lustre de cristal, confere forte imponência ao ambiente. Este hall se comunica com o grande salão de eventos, com a passagem para os camarins e com a sala de administração, sendo envolvido por grandes esquadrias de piso a teto em metal e vidro que assumem igualmente uma função estrutural, sustentando as vigas metálicas em perfil “I” que compõem toda sua coberta. Este tipo de estrutura foi adotado devido à rapidez com que pode ser executado, visto que a casa de recepções suspendeu suas atividades durante breve período de tempo.

A transparência das esquadrias em vidro integra os espaços interno-externo ao mesmo tempo em que capta a luminosidade natural para o interior do hall. O efeito inverso é perceptível à noite, quando a iluminação e decoração das festas podem ser vistas do exterior, intensificando o clima festivo e valorizando a sofisticação do ambiente.

O acesso à área administrativa, local de atendimento ao publico, também pode ser realizado diretamente pela área externa do prédio, facilitando a entrada do cliente. No salão de festas e recepções, que recebe confortavelmente 400 pessoas, projetamos a ligação do salão com o camarim: uma escada de aço inox e vidro, indispensável às casas de recepções por simbolizar conquista e realizações. Os banheiros que inicialmente não atendiam as exigências de acessibilidade foram adaptados e receberam acabamentos mais adequados e coerentes, estabelecendo associação ao luxo e à sofisticação.

O partido arquitetônico adotado buscou uma linguagem livre de excessos, procurou espaços abertos, valorizados pela transparência dos vidros juntamente com a iluminação, estabelecendo um equilíbrio entre a decoração das festas e a beleza do edifício.

Projeto – Reforma e Ampliação Comercial de Casa de Festas;

Arquitetos – Kleimer Martins e Márcio Lucena;

Local – Torre, João Pessoa, Paraíba, Brasil;

Ano Projeto – 2008;

Ano Construção – 2009;

Área do Terreno – 977,00 m²;

Área de Construção – 622,03 m²;

Área de Ampliação – 11,93 m²;

Fotos – Diego Carneiro e Toddy Holland, 2012;

Edição Fotos – Mário Júnior, 2012.

Créditos fotográficos: Toddy Holland
Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)