< >
Lab LZ by GT - Casa Cor 2015, Gisele Taranto Arquitetura Gisele Taranto Arquitetura Salas multimídia modernas
< >
Lab LZ by GT - Casa Cor 2015, Gisele Taranto Arquitetura Gisele Taranto Arquitetura Salas multimídia modernas

O Casa Cor Rio está completando 25 anos e, para comemorar este sucesso, o evento acontecerá na Villa Aymoré. Tombada pelo município e incluída na Área de Proteção do Ambiente Cultural (Apac) da Glória e do Catete desde 2005, a Villa Aymoré está finalizando sua restauração para abrigar um empreendimento comercial. Construído entre 1908 e 1910, o conjunto de dez casas é uma verdadeira obra de arte ao ar livre que ajuda contar, por meio das suas construções, parte da história da Cidade do Rio de Janeiro e do Brasil.

Neste evento, os melhores e mais famosos arquitetos e decoradores projetam seus espaços, como num desfile de moda, utilizando de muita criatividade e buscando apresentar ao público os maiores lançamentos de materiais, tecnologias, design e conceitos.

O conceito – LAB

Em 2015, a Gisele Taranto Arquitetura fechou parceria com a LZ Studio para criarem um laboratório de ideias – LAB LZ by GT.

Não esperem um espaço pronto. A intenção deste laboratório é tirar as pessoas de sua zona de conforto e instigá-las a pensar em soluções e ideias para um novo modo de habitar e viver.

Como em qualquer processo de criação o questionamento se faz necessário, a ideia é que este LAB seja um espaço para realização de encontros e palestras, com profissionais de várias áreas promovidas pela Casa do Saber.

Assim como numa construção existem diversas camadas de revestimentos, o projeto deste LAB tem como proposta congelar uma delas, mantendo as paredes e teto inacabados, para mostrar o conceito de que ali teremos camadas de diferentes pensamentos. Sua finalidade principal é trazer à tona discussões sobre diversas soluções e pensamentos em diferentes áreas, que direta ou indiretamente influenciam e/ou influenciarão a nossa forma de habitar e viver. O propósito é reunir profissionais para uma reflexão sobre qual futuro devemos esperar e o que já é de fato realidade.

Considerando-se que há 25 anos o filme ’De Volta ao Futuro’ imaginava um mundo em 2015 com carros e skates voadores, constatamos que essa realidade ainda está distante de se concretizar. Da mesma forma, se analisarmos a série de desenho animado ’Os Jetsons’, exibida originalmente entre 1962 e 1963, vê-se uma família de 2062 que convivia com um grande avanço tecnológico, com carros voadores, cidades suspensas, robôs como criados, e tudo que dá para se imaginar do futuro. Mesmo esta data estando ainda muito distante e alguns aspectos do desenho já tenham virado realidade, será que habitaremos em cidades suspensas? Será apenas uma questão financeira ou burocrática que nos atrapalha? Ou será que a sociedade realmente não almeja este caminho?

Assim como Marina Abramovich convida seus espectadores para participarem de seu método, queremos oferecer uma viagem para novos caminhos e ideias. Este espaço não será estático, pois queremos que o visitante possa experimentá-lo. QR codes estão fixados nas paredes para facilitar os visitantes nestas conexões.

Nossos vídeos mostram pesquisas e trabalhos realizados em Universidades nacionais e internacionais, além das explicações, pelos próprios artistas plásticos, das obras de arte expostas.

Da Coppe, estarão sendo apresentados projetos como o Maglev-Cobra, o trem que levita sobre trilhos, a Usina de Ondas, o Projeto Azul e as pesquisas sobre biocombustíveis de segunda geração (biocombustíveis 2G), entre outros.

O Piet Zwart Institute da Holanda apresentará o projeto Next Habitat apresentado na última Feira de Milão – Lambrate.

Os alunos da Universidade PUC Rio estarão realizando uma pesquisa durante o evento com os visitantes do Casa Cor em busca de um projeto que atenda as expectativas de design para o futuro. No final do evento teremos uma premiação e estaremos expondo seus projetos em nossas tvs.

O projeto – LAB LZ by GT

Como integrantes de um mundo globalizado, queremos contar com a utilização de móveis e objetos de designers consagrados nacionais e internacionais, dispor de tecnologia de ponta para as experiências, tirar partido de uma iluminação sustentável, elegante e criativa, e criar uma sinergia através de uma curadoria de arte capaz de linkar todos os canais em questão.

Todo o mobiliário faz parte do acervo da LZ Studio, loja contemporânea que, assim como a Gisele Taranto Arquitetura, se preocupa em apresentar e questionar novos conceitos e valores. Seu universo engloba famosas marcas e designers nacionais e internacionais. E para este LAB, optamos em mesclar estes dois mundos.

O ambiente do LAB LZ by GT, apesar de totalmente integrado, apresenta uma setorização de áreas.

Temos uma primeira área de consulta, como uma biblioteca, com estantes e diferentes puffs e poltrona, que possibilitam o visitante consultar material específico exposto nessas estantes. Todos os livros da Unisaber estão à venda na livraria do evento. Há também uma segunda área, de estar/ lounge, com um grande sofá assimétrico, que permite ao visitante uma pausa para descanso e reflexão e também de interação com outros visitantes. E temos uma terceira área, de encontro e trabalho com uma mesa que oferece diferentes formas de sentar.

No setor biblioteca: teremos estantes do Joop com desenho do escritório, puffs Seixos da Flávia Pagotti para a Salvatore, cadeira Bololo do Leo Capote e mesas laterais Mix it de Arik Levy para a Desalto.

No setor lounge: teremos o sofá Lego do Estúdio Bola em couro com almofadas decorativas com tecidos da Patricia Urquiola para a Kvadrat, tocos Cheese, Pinocchio, Nano e Bricolage da Riva 1920, mesa laterais Mix it de Arik Levy para Desalto, mesa lateral Bak do Jader Almeida e mesa lateral Wireframe do Piero Lissoni para a GlasItalia, além de duas luminárias de Verner Panton.

No setor reunião: mesa de reunião Tev de Jader de Almeida, balanço Bilanx de Rodrigo Calixto para a oficinaethos, cadeiras Merano de Alex Gufler para Ton a.s., cadeira C60 para a Carbono Design com tecido da Kvadrat, cadeira Overdyed da Diesel para Moroso e móvel cabideiro Série Guará do Maurício Arruda, além da peça Molleta da Riva 1920.

Toda a parte de lógica e som estará sendo realizada pela Endev.

O piso é de vidro da TTR Vidros em parceria com a Guardian, tem cacos de espelho e vidro no espaço vazio entre o contrapiso existente e o piso acabado. O significado do espelho vem a complementar o conceito do que esperamos com este trabalho: profundidade e reflexão.

As orquídeas expostas não existem na natureza, elas são todas híbridas. Roberto Agnes da AraBotanica, responsável por esta pesquisa, mostra como o processo é realizado, desde os frascos semeados, passando pelas plantas com dois anos de idade prontas para irem para os vasos, em sementeiras pequenas e finalizando com as primeiras florações, com quatro anos e meio de idade.

A paleta de cores adotada foi pensada levando-se em consideração o romance Iracema de José de Alencar. Iracema é o nome da edificação, na vila onde está localizado o LAB, e que, no romance, significa lábios de mel. Portanto em nossa paleta teremos as cores mel, própolis, cera e urucum.

A Orlean confeccionou as cortinas de linho inglês da Harlequin, coleção Landscapes, que também possuem camadas de tons de cinzas e offwhite.

Toda a iluminação utilizou lâmpadas de LED da Brilia. A Relumi foi a responsável pelas calhas de iluminação com desenho do Maneco Quinderé.

Vanda Klabin assina a curadoria de arte. Vik Muniz, Angelo Venosa, Walmor Corrêa e Rodrigo Calixto expõem seus trabalhos que em comum possuem a idéia da ciência aliada a arte. Seres híbridos ganham vida no trabalho de Walmor Correa aonde ele apresenta um atlas da anatomia de uma sereia, assim como o seu eletrocardiograma e uma cirurgia para neovagina e implante de endopróteses total; vírus e bactérias formam desenhos em parceria de Vik Muniz com Tal Danino (bioengenheiro do MIT), um castelo é desenhado num grão de areia também com parceria de Vik Muniz com Marcelo Coelho, outro bioengenheiro do MIT; Angelo Venosa apresenta uma membrana que cobre filamentos de plástico desenhado no ar com caneta 3D, e camadas que formam um corpo sólido. Por último, Rodrigo Calixto retira pigmentação da serragem de diferentes madeiras brasileiras e as expõem em tubos de ensaio.

As entrevistas e explicações de alguns artistas podem ser acessadas pelos links abaixo:

https://vimeo.com/56196259

https://youtu.be/tNXrC0982ao

https://vimeo.com/90180697

https://www.youtube.com/watch?v=XC5686nBOf4

Como marca do nosso trabalho, contamos com a parceria de grandes profissionais para a criação deste espaço: Maneco Quinderé (Iluminação), Vanda Klabin (curadoria de arte), Landscape (paisagismo) e Osborne (Construtora).

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)