Casa Bromélia Diego Viana Arquitetura Modular, Arquitetura Modular São Paulo, Arquitetura Modular, Belo Horizonte, Arquitetura Modular Bragança Paulista
Casa Bromélia Diego Viana Arquitetura Modular, Arquitetura Modular São Paulo, Arquitetura Modular, Belo Horizonte, Arquitetura Modular Bragança Paulista

Projeto: Urban Recycle – Diego Viana, Saul Kaminsky e Juliana Meira


Sobre

A Casa URX.01, conhecida como Casa Bromélia, é o projeto pioneiro da Urban Recycle no setor de arquitetura residencial. Projetada e construída no período de janeiro/ 2010 a dezembro/2011 a Casa Bromélia buscou responder às demandas do usuário respeitando o espaço de implantação e o ambiente entorno. A ideia principal do projeto foi implantar uma unidade residencial em um espaço ainda sem construções em seu entorno que melhor se adaptasse futuramente com o espaço futuramente a ser construído promovendo conforto visual e térmico/acústico ao morador, tirando proveito das condicionantes climáticas da região. Para isso foi proposto uma edificação planejada em dois pavimentos deslocados e conectados por uma escada em balanço dentro de uma grande janela de 4,00mx4,00m.

Programa

O programa solicitado pelo cliente foi atendido e conta no primeiro pavimento com: Sala ampla, cozinha americana, escada, lavabo e área de serviço. No segundo pavimento foi proposta a suíte do casal com closet integrado, dois quartos, sanitário social, hall e varanda.

Construção

A Urban Recycle Optou por utilizar materiais leves e industriais com técnicas simples e de rápida execução para interior/exterior da residência de maneira a reduzir custo total da obra. Sendo assim, utilizou-se materiais facilmente encontrados na região como vidro, madeira laminado, concreto e pedriscos. Para a estrutura da residência foi proposto um sistema misto de concreto e aço com destaque para o vão livre sobre os quartos no segundo pavimento obtido pelo uso de uma grande viga de aço de aproximadamente 12m x 0.80m.

Estratégias de sustentabilidade

Aproveitando as condicionantes climáticas específicas da região, a Casa Bromélia foi disposta para aproveitar o máximo da ventilação dominante, no caso a ventilação sudeste e iluminação natural. A janela de 4x4m (Baywindow) do lado oposto permite o cruzamento constante da ventilação com as aberturas do lado sudeste. A estratégia para utilização do revestimento de madeira laminada em grande parte da fachada se dá principalmente para redução da carga térmica sobre a residência. Na fachada poente, que tem a maior área revestida com madeira laminada, optou-se por evitar aberturas, ficando apenas a janela de 4x4m para cruzamento da ventilação e uma estreita abertura para ventilação e iluminação do sanitário social que recebeu uma camada de brises para proteção. Embora a utilização do revestimento de madeira diminuísse a carga térmica, foi proposto um sistema de montagem e fixação especial com espaçamento de aproximadamente 20cm da parede de alvenaria criando um colchão de ar, tornando ainda mais efetivo a redução da carga térmica nas fachadas. A busca em usar materiais renováveis e menos poluentes foi chave para o projeto. Por exemplo, o uso na residência de telhado metálico ao invés de outra cobertura poluente. Sabendo também da necessidade atual em substituir veículos que consomem combustíveis fósseis por energia limpa e os carros elétricos são uma viável, foi proposto “tomadas” e pontos especiais na garagem disposta próximo ao padrão de entrada de energia, permitindo alteração para receber futuros padrões de carregamento elétrico para veículos leves com o menor custo de instalação.

Cor: Branco
Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)