>
Casa Bromélia Diego Viana Arquitetura Modular, Arquitetura Modular São Paulo, Arquitetura Modular, Belo Horizonte, Arquitetura Modular Bragança Paulista
>
Casa Bromélia Diego Viana Arquitetura Modular, Arquitetura Modular São Paulo, Arquitetura Modular, Belo Horizonte, Arquitetura Modular Bragança Paulista

Projeto: Urban Recycle – Diego Viana, Saul Kaminsky e Juliana Meira


Sobre

A Casa URX.01, conhecida como Casa Bromélia, é o projeto pioneiro da Urban Recycle no setor de arquitetura residencial. Projetada e construída no período de janeiro/ 2010 a dezembro/2011 a Casa Bromélia buscou responder às demandas do usuário respeitando o espaço de implantação e o ambiente entorno. A ideia principal do projeto foi implantar uma unidade residencial em um espaço ainda sem construções em seu entorno que melhor se adaptasse futuramente com o espaço futuramente a ser construído promovendo conforto visual e térmico/acústico ao morador, tirando proveito das condicionantes climáticas da região. Para isso foi proposto uma edificação planejada em dois pavimentos deslocados e conectados por uma escada em balanço dentro de uma grande janela de 4,00mx4,00m.

Programa

O programa solicitado pelo cliente foi atendido e conta no primeiro pavimento com: Sala ampla, cozinha americana, escada, lavabo e área de serviço. No segundo pavimento foi proposta a suíte do casal com closet integrado, dois quartos, sanitário social, hall e varanda.

Construção

A Urban Recycle Optou por utilizar materiais leves e industriais com técnicas simples e de rápida execução para interior/exterior da residência de maneira a reduzir custo total da obra. Sendo assim, utilizou-se materiais facilmente encontrados na região como vidro, madeira laminado, concreto e pedriscos. Para a estrutura da residência foi proposto um sistema misto de concreto e aço com destaque para o vão livre sobre os quartos no segundo pavimento obtido pelo uso de uma grande viga de aço de aproximadamente 12m x 0.80m.

Estratégias de sustentabilidade

Aproveitando as condicionantes climáticas específicas da região, a Casa Bromélia foi disposta para aproveitar o máximo da ventilação dominante, no caso a ventilação sudeste e iluminação natural. A janela de 4x4m (Baywindow) do lado oposto permite o cruzamento constante da ventilação com as aberturas do lado sudeste. A estratégia para utilização do revestimento de madeira laminada em grande parte da fachada se dá principalmente para redução da carga térmica sobre a residência. Na fachada poente, que tem a maior área revestida com madeira laminada, optou-se por evitar aberturas, ficando apenas a janela de 4x4m para cruzamento da ventilação e uma estreita abertura para ventilação e iluminação do sanitário social que recebeu uma camada de brises para proteção. Embora a utilização do revestimento de madeira diminuísse a carga térmica, foi proposto um sistema de montagem e fixação especial com espaçamento de aproximadamente 20cm da parede de alvenaria criando um colchão de ar, tornando ainda mais efetivo a redução da carga térmica nas fachadas. A busca em usar materiais renováveis e menos poluentes foi chave para o projeto. Por exemplo, o uso na residência de telhado metálico ao invés de outra cobertura poluente. Sabendo também da necessidade atual em substituir veículos que consomem combustíveis fósseis por energia limpa e os carros elétricos são uma viável, foi proposto “tomadas” e pontos especiais na garagem disposta próximo ao padrão de entrada de energia, permitindo alteração para receber futuros padrões de carregamento elétrico para veículos leves com o menor custo de instalação.

Cor: Branco
Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)