Casa Eng. Raimundo Delgado, C. PRATA ARQUITETOS C. PRATA ARQUITETOS Cozinhas modernas
Casa Eng. Raimundo Delgado, C. PRATA ARQUITETOS C. PRATA ARQUITETOS Cozinhas modernas

As condições morfológicas do local foram determinantes nas opções de projeto, no que respeita à interpretação do programa na sua relação com o sítio, entendido como parte de uma unidade ambiental mais ampla – a faixa costeira.

A localização proposta para o edifício procura o maior afastamento possível relativamente ao limite Poente do terreno, por forma a garantir a existência de uma grande área livre frente à casa, o que, em conjunto com a encosta arborizada a que o edifício se adossa, permitirá o seu melhor enquadramento na paisagem natural envolvente.

Dada a dimensão do programa e do terreno, optou-se pelo desenvolvimento do edifício em dois pisos, resolvendo-se a cobertura em laje plana por forma a diluir a presença do volume construído.

O acesso automóvel à garagem faz-se pelo Caminho Público que limita o terreno a Nascente, não existindo assim um espartilhamento da área livre frente à habitação que é tratada de uma forma contínua, contando apenas com percursos de peões e respectivas estadias, o que possibilita reduzir substancialmente a área de terreno impermeabilizada.

O projeto procura também compatibilizar outras condições locais com o programa do edifício, por forma a garantir:

. a abertura do campo visual sobre o mar a partir de todos os compartimentos da habitação de uso diurno, tratando-se as aberturas que ocupam a dimensão total da superfície definidora destes espaços, como écrans onde se projeta a paisagem que daí se disfruta;

. a criação de um espaço de estar exterior, em contiguidade com o interior, simultaneamente: abrigado dos ventos dominantes; com privacidade, relativa, desde pontos de vista exteriores ao terreno; e disfrutando, ainda, da vista sobre o mar, embora com enfiamentos visuais filtrados através do espaço interior do edifício;

. a proteção dos ventos dominantes de Verão, o que determinou o completo encer- ramento do edifício a Norte, o que resulta também vantajoso sob o ponto de vista do seu comportamento térmico. Esta opção permitiu aproximar a construção da extrema Norte do terreno, reduzindo assim a área livre com condições naturais mais desfavoráveis, e por isso permitir criar diferentes espaços de estar no exterior em contiguidade com a zona mais estável da sala comum e com a cozinha.

Na organização interna do edifício procurou-se conseguir uma grande flexibilidade na articulação dos espaços em que o programa se decompunha.

No piso térreo, a sala comum corresponde a um grande espaço único organizado em níveis diferenciados, tanto interiormente como na relação com o exterior, não existindo uma demarcação espacial, mas apenas funcional, das áreas de circulação. Também na cozinha existem dois níveis distintos que marcam a separação entre a zona de preparação de alimentos e a área de tratamento de roupas, ambas em contiguidade direta com o exterior.

No segundo piso apenas se compartimenta com carácter definitivo os espaços destinados ao quarto de casal e quartos de banho. A restante área possui elementos amovíveis de encerramento (à exceção das paredes que delimitam a caixa de escadas), o que possibilitará dife- rentes formas de articulação dos espaços inicialmente previstos no programa – escritório, saleta e mais um quarto pequeno – permitindo assim que a construção melhor se adapte à inevitável, e imprevisível, evolução do programa ao longo do tempo.

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)