APTO BCA, Metropolitano Arquitetos Metropolitano Arquitetos
APTO BCA, Metropolitano Arquitetos Metropolitano Arquitetos

Pensamos na reforma desse apartamento a partir das novas necessidades do cliente. O apartamento de 80m², que antes abrigava irmãos solteiros, passou a receber um jovem casal. A compartimentação tradicional da planta, os móveis e a decoração existente não eram mais compatíveis com os novos moradores. O projeto desenvolvido alterou a estrutura original dos ambientes para aproximá-los dos desejos dos recém-casados.

Ao mesmo tempo em que havia um desejo pela renovação do apartamento, havia a preocupação de todo cliente real: os custos. Os maiores esforços foram direcionados para a transformação espacial e funcional dos ambientes. Os revestimentos em bom estado – como o piso de madeira - foram mantidos e a marcenaria dos dormitórios, reformada.

O foco do projeto foi transformar a área social e a cozinha em um lugar prático e aconchegante para receber a família e amigos: a cozinha era separada em relação ao estar e, sua porta estava localizada em frente ao acesso do apartamento; o jantar e o estar compartilhavam o mesmo espaço, que não era mais suficiente para os moradores; enquanto a sacada já fechada não tinha uso.

A retirada da churrasqueira deu lugar a uma ampla sala de estar na antiga sacada. A abertura da cozinha para a área social, pensada para integrar a sala de jantar, resultou num ambiente mais receptivo às experiências gastronômicas do casal e de seus amigos. Um armário-balcão funciona como plano de fundo para a mesa de jantar, além de guardar os utensílios da cozinha.

Para permitir iluminação e ventilação naturais na cozinha, a porta da lavanderia foi substituída por uma folha de vidro. As texturas da parede de tijolo e da viga de concreto –ambas aparentes- contrastam com o branco da marcenaria utilizado em todo o apartamento.

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)