RESIDÊNCIA RMJ, Felipe Bueno Arquitetura Felipe Bueno Arquitetura Casas modernas
RESIDÊNCIA RMJ, Felipe Bueno Arquitetura Felipe Bueno Arquitetura Casas modernas

O volume da casa é resultado do desejo do cliente: uma casa térrea em um terreno de quase 4 metros de aclive.

Para atender as necessidades do cliente, sem modificar drasticamente o perfil natural do terreno, divide-se o programa em dois pavimentos: no nível da rua se encontram todas dependências técnicas (garagem, lavanderia, depósito) enquanto todo o restante do programa (a parte social, íntima e lazer) se organiza em um único pavimento superior, resultando de certa forma em uma casa térrea elevada.

A divisão dos volumes no pavimento principal foi inicialmente delimitada pela presença de uma grande árvore no terreno, o que resultou na divisão em dois blocos, um social e um íntimo. Em contrapartida dois espaços abertos foram criados, um jardim de entrada e uma área de lazer interna com uma piscina e um grande deck.

O acesso principal da casa se dá por uma escada de concreto que delimita o caminho de forma orgânica no desnível do terreno, que, por meio de alguns degraus alongados, alterna locais de circulação e de permanência no jardim de entrada

Do lado oposto da grande parede revestida de madeira na fachada foi instalado um jardim vertical que expande do jardim externo até os ambientes internos. Resultado do afastamento entre esta parede e o limite dos ambientes internos, os ambientes são privilegiados pela ventilação e iluminação natural enquanto a privacidade em relação aos vizinhos é mantida.

A entrada pela parte social se dá por meio de grandes esquadrias que integram os espaços internos e externos, tal integração se repete para o jardim interno, abrindo a sala de estar, jantar e cozinha para a área de lazer da casa.

Meio nível acima, sobrepondo a piscina, temos o volume dos quartos. O volume aproveita o recuo do limite lateral do terreno para criar um corredor verde íntimo, onde os moradores podem abrir as esquadrias piso-teto por completo sem problemas de privacidade. Do outro lado, por meio de grandes esquadrias de madeira os quartos se abrem para a área de lazer interna.

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)