Casa de praia Espaço do Traço arquitetura Varandas, alpendres e terraços rústicos
Casa de praia Espaço do Traço arquitetura Varandas, alpendres e terraços rústicos

Conceito:

Projeto de reforma e interiores de uma casa de praia bem despojada e descontraída, mas com todo o conforto necessário para que a família de paulistas curta ao máximo suas férias. O uso abundante das cores e a mistura de materiais rústicos e contemporâneos foram o caminho adotado para chegar ao resultado desejado pelos clientes.

Situação inicial do imóvel:

A casa era composta por dois blocos separados: o dos fundos era uma casa de 3 quartos, 2 banheiros, cozinha e sala, todos muito sombrios e pouco ventilados; o bloco frontal, que era uma casa de madeira com sala e cozinha integrados, bwc e mezanino, estava em tão má situação de conservação, que era praticamente inutilizado.

Solicitação dos clientes:

Que a casa não remetesse em nada ao apartamento deles em São Paulo, que possui uma linguagem urbana, com materiais e cores mais sóbrias.

Uso de muitas cores, materiais de fácil manutenção e espaço que incentivasse o convívio familiar.

Estratégias de projeto:

A primeira solução foi unir os blocos existentes por um corredor envidraçado, que mantém a integração com o jardim.

Cada bloco foi restruturado a fim de setorizar as funções: bloco frontal com área social (composta por sala de estar, jantar e cozinha integrados) e bloco íntimo, com os quartos e banheiros.

A integração dos ambientes da área social se deve à intensão de fomentar o convívio familiar. Até mesmo churrasqueira e forno de pizza foram integrados, para ninguém ficar excluído em qualquer momento.

As aberturas foram ampliadas no intuito de integrar o jardim com a área interna e favorecer a iluminação e ventilação natural. Com o mesmo objetivo, um dos cômodos do bloco de trás foi substituído por um jardim interno sem cobertura, o que promoveu a abertura para área externa dos banheiros e corredor.

A base da decoração é neutra, mas em peças especificas a cor foi usada sem parcimônia, dando um ar descontraído ao ambiente.

O uso de materiais naturais, como a madeira (móveis, esquadrias, madeiramento do telhado e escada) e os linhos (estofados e cortinas), foi uma estratégia para trazer a natureza pra dentro de casa, deixando o ambiente mais aconchegante e despojado.

Entretanto, para facilitar a manutenção, o uso de porcelanato do piso que remete à madeira (Portobello Ecowood Canela 15x90 Retificado) foi adotado a fim de facilitar a manutenção. Afinal, manter um piso limpo em uma praia com duas crianças é uma tarefa árdua.

Os estofados são dotados de capas que podem ser retiradas e lavadas com facilidade.

Diferenciais:

O charme deste projeto é a inusitada mistura de cores, materiais e estilos, o que se adequou perfeitamente ao estilo da família. A integração de cada ambiente com a área externa promoveu uma ambiência muito acolhedora em toda a casa.

Itens de destaque:

Um dos itens que mais se destaca na casa é o balcão produzido por um artesão mineiro, feita de cacos de madeira de demolição colorida, uma peça original e inusitada, que confere um ar extremamente descontraído à área social. Este balcão é o elemento que separa a cozinha da sala, sem que se torne uma barreira visual. O mesmo artesão criou a bancada baixa que serve de banco, com gavetas e futons, moldura do espelho da cozinha e o quadro de lascas de madeira do corredor.

A mesa contemporânea em laca e vidro vermelhos é a peça que rompe com a linguagem dos materiais rústicos, para dar um ar mais moderno ao conjunto.

A varanda:

Com a intensão de gerar a máxima integração possível entre interior e exterior, a grande varanda na frente da sala é a responsável por esta conexão. As confortáveis cadeiras, a chaise e, como não poderia faltar, a rede, aliadas às cores das almofadas e lanternas decorativas trazem a matriz de cores internas para este espaço intermediário.

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)