< >
Casa BLM, ATRIA ATRIA Casas minimalistas
< >
Casa BLM, ATRIA ATRIA Casas minimalistas

A casa BLM

foi desenhada com base nas características climáticas do local de construção, na vegetação existente no terreno escolhido, nos pré-requisitos de baixos custos de manutenção e no conceito de eficiência energética.

Nosso cliente desejava criar uma edificação simples, abstrata e que pudesse ser confortável durante diferentes estações climáticas. A composição volumétrica consiste em dois volumes revestidos em tijolo aparente e um volume recoberto em aço corten; interligados por uma laje rústica em concreto aparente.

O volume frontal da composição abriga uma biblioteca de aproximadamente quatro mil livros, oriundos da coleção particular do proprietário da residência. Este volume efêmero, completamente revestido por painéis metálicos perfurados, tem um papel importante no que diz respeito ao acesso principal da casa. O passeio pedonal em formato “L” que circunda o volume da biblioteca força o visitante a lentamente descobrir os espaços íntimos da casa, revelando a composição arquitetônica um passo após o outro.

Durante o período de construção da residência nenhuma das árvores existentes no local foi cortada. A casa é completamente adaptada à vegetação adjacente. Ela esculpe o cenário verde autóctone, integrando arquitetura e natureza e garantindo excelentes condições bioclimáticas. Esta simbiose é dominada por uma imensa árvore central de aproximadamente 25 metros de altura, localizada numa espécie de praça interna, formada pelos volumes adjacentes construídos.

Os materiais de acabamento foram especificados visando a sua durabilidade. Tijolo aparente, concreto natural nos pisos e tetos, mármores e granitos brasileiros, pintura rústica, tudo contribui para uma realidade futura de baixa manutenção e relativa auto-sutentabilidade.

A casa é povoada por um sem número de peças de artistas brasileiros tais como Marianne Perretti, Rubem Valentim, Antônio Poteiro, Dona Izabel, Geraldo Teles de Oliveira, Glênio Bianchetti, Galeno, entre outros. A arquitetura de interiores é composta por poucos, mas valiosos objetos e mobiliários escolhidos a dedo.

A residência inspira pureza, intimidade, simplicidade e conforto, atuando como um personagem real nas vidas de seus habitantes e exercendo um extraordinário poder transformador sobre seus visitantes.

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)