< >
Residência MG, Reinach Mendonça Arquitetos Associados Reinach Mendonça Arquitetos Associados Corredores, halls e escadas modernos
< >
Residência MG, Reinach Mendonça Arquitetos Associados Reinach Mendonça Arquitetos Associados Corredores, halls e escadas modernos

Esta residência, localizada em bairro nobre e arborizado da zona oeste de São Paulo,foi implantada em um terreno plano e profundo, tendo como principal premissa aproveitar ao máximo a área verde existente nos fundos do lote.

Os ambientes distribuíram-se em quatro pisos, incluindo o subsolo, de forma que o extenso programa pudesse concentrar-se numa área bastante compacta. No térreo ficaram apenas as áreas de convivência, voltadas para varanda e piscina, com o conforto da sombra de antigas árvores que foram preservadas.

Os espaços sociais ficaram então voltados para este grande jardim ao fundo, também como medida de segurança e privacidade. Uma piscina, com raia de 25 m, atendeu a uma solicitação da família que tem a natação como prática esportiva.

Abaixo, no subsolo, um estacionamento para 10 carros, supre a falta de vagas livres nas ruas do entorno. Nele estão também as dependências de empregados – voltados para um “fosso inglês” – e demais áreas técnicas da casa.

A proposta arquitetônica, de manter as pessoas juntas e em convívio, determinou espaços interligados até mesmo na área da piscina. A raia invade parcialmente a varanda de pé-direito duplo, integrada ao centro da casa pelo átrio. A presença abundante do vidro possibilita a quem está no estar ver o quarto dos filhos, a sala íntima e o jantar, ao mesmo tempo em que contempla o jardim e a raia, conversando com todos. O átrio aglutina todos os ambientes, eliminando corredores e circulações. A luz abundante que entra pelas laterais e pelo teto, através de sucessivos pequenos pés direitos duplos entre os andares, areja e suaviza o programa. O terceiro pavimento, todo envidraçado emana luz para todo o resto da casa.

O vazio de pé-direito duplo e com panos de vidro, possibilita tanto o olhar para o exterior e o contato com as árvores, como para o interior e enxergar o movimento das pessoas pela casa, transformando circulações em lugares abertos e agradáveis. Os grandes vãos, o espaço vazio no interior, o pé-direito alto e os avarandados ajudam na circulação do ar, favorecendo a ventilação cruzada e dispensando, em grande parte do tempo, o uso do ar-condicionado.

Misto de concreto e aço, a estrutura parte de uma caixa principal, de volume retangular, de concreto aparente, entremeada por vigas metálicas. Ao alternar o esqueleto com um material mais leve, conseguiu-se aliviar o sistema estrutural, tornando o partido esbelto, com vãos maiores e mais leves. No terceiro pavimento, que é mais aberto, envidraçado e livre, a estrutura é toda em aço.

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)