< >
Centro Cultural Univates, Tartan Arquitetura e Urbanismo Tartan Arquitetura e Urbanismo Espaços comerciais Locais de eventos
< >
Centro Cultural Univates, Tartan Arquitetura e Urbanismo Tartan Arquitetura e Urbanismo Espaços comerciais Locais de eventos

A biblioteca e o teatro, são os lugares que abrigam a palavra e que acolhe e torna possível a narrativa da história da humanidade. Relaciona-se ao poder do conhecimento, ao poder político e, ainda, ao poder religioso. Monumentos que abrigam documentos.

Nossa proposta arquitetônica para a nova instalação da Univates consiste no cruzamento de dois eixos. Eixos conceituais que representam a passagem do tempo e a comunidade berço da instituição. Estes eixos devem se cruzar em um espaço de contemplação e circulação. Uma praça que concentra os principais prédios da instituição, elementos de valor simbólico dentro da vida acadêmica. É um espaço generoso, repleto de possibilidades e percursos, permeado de trajetos por onde será possível transpor a praça de forma natural e cotidiana, aproximando os setores do campus. Um convite ao pensamento livre, sonhos, devaneios.

Na composição plástica externa, a imagem de maior impacto é a caixa revestida de chapas metálicas que abriga o acervo e é vazada por baixo pelo caminho que a transpõe transversalmente. Nesse trecho em que é atravessada, a barra parece flutuar e proteger. Por fora instigante, por dentro acolhedora. Seu entorno tem papel fundamental guiando o usuário à sua entrada. O acervo será o protagonista da paisagem. Flutuará e liberará a praça para a circulação, protegerá os que nele ingressam e finalmente convidará para entrar e sentar.

Portanto, a imagem moderna, leve e com movimento do Centro Cultural Univates, contrastará com a imagem estática da biblioteca e do teatro tradicional.

Além das questões formais e conceituais, foram consideradas soluções baseadas em conceitos bio-climáticos (sustentabilidade) que viabilizam o correto funcionamento da edificação sem desconsiderar a dimensão poética dos espaços propostos. Terraços, jardins horizontais e verticais, fachadas ventiladas, e a constante presença da água nos espaços públicos auxiliam para a diminuição da incidência solar direta e produção de calor.

Temos assim, como produto final, a arquitetura contribuindo de forma decisiva para o marketing da instituição.

Créditos fotográficos: Estúdio Objetivo
Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)