< >
Quiosque Ilha dos Marinheiros Kali Arquitetura Casas modernas
< >
Quiosque Ilha dos Marinheiros Kali Arquitetura Casas modernas

Este quiosque, cuja execução levou apenas 30 dias, foi projetado privilegiando a vista incrível para o rio e para dois cartões postais de Porto Alegre: o Cais do Porto e a usina do gasômetro.

A primeira decisão do projeto foi a locação do quiosque no terreno e, para isso, além do entorno natural, outros fatores importantes, como a pré-existência da residência da família e da área de lazer (deck, piscina e trapiche), ajudaram na decisão final: uma das arestas do prisma seria colada na divisa do terreno e as demais paredes de divisa seriam grandes panos de vidro móveis (portas de correr que possibilitam grande integração com o entorno).

Outro fator determinante foi a definição da forma construtiva. Dispúnhamos de pouco prazo para a execução da obra, e, por ser às margens do rio, havia a necessidade de ser uma construção leve. Dessa forma, optou-se por fazer o quiosque em estrutura metálica. Este material permitiu as linhas esbeltas, que, juntamente com o descolamento da construção em relação ao corte natural do terreno, ajudaram a dar leveza de forma que o quiosque não se sobressaísse em relação à residência, projetada e executada em 2012 pelo escritório.

Linhas minimalistas, materiais puros e a intenção de traduzir leveza foram a aposta não só do volume externo, mas também do projeto de interiores. A única parede opaca serviu para apoio de todos os equipamentos fixos. Nela, os usos foram separados pela diferenciação de cores e materiais. A bancada-ilha, com um único apoio central e grande parte em balanço, reforça o conceito inicial. As cores mais sóbrias predominam e o contraste se dá entre o preto, cinza e o branco. A iluminação indireta realça o volume e traz requinte ao ambiente.

Créditos fotográficos: Foto: Marcelo Donadussi
Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)