< >
MAN, Gálvez & Márton Arquitetura Gálvez & Márton Arquitetura Casas modernas Plantar,Prédio,Piscina,Madeira,Sombra,Água,Design de interiores,Mobília ao ar livre,Árvore,Andar
< >
MAN, Gálvez & Márton Arquitetura Gálvez & Márton Arquitetura Casas modernas Plantar,Prédio,Piscina,Madeira,Sombra,Água,Design de interiores,Mobília ao ar livre,Árvore,Andar

A casa MAN é uma residência para um empresário paulistano situada em um condomínio na região metropolitana de São Paulo em acelerada expansão.

O terreno de esquina com praticamente 180º de fachada, a diferença de níveis entre as duas ruas, a vista da mata de eucaliptos e a situação Norte/Sul foram elementos fundamentais para a implantação e o desenho volumétrico da casa.

Após o estudo da legislação municipal – seus recuos e coeficientes de ocupação – e a escolha da implantação da piscina na face norte do terreno, o conceito se desenvolveu a partir de uma solicitação do cliente: A entrada de visitantes deveria ser separada da entrada do dia-a-dia da casa.

A casa, então, absorveu o desnível das ruas Itu e Atibaia, tendo cada uma de suas entradas em uma das ruas, criando uma galeria no subsolo ligando estes dois acessos. Do centro da galeria, ao lado do pavilhão de serviços, parte uma escada que dá acesso a residência.

Assim, o programa se desenvolveu a partir dessa circulação vertical, em dois pavimentos sobre o platô natural do terreno. A forma em T da implantação, faz com que todos os ambientes dos dois andares estejam diretamente ligados à essa circulação vertical, recebendo uma iluminação natural dramática através de uma enorme clarabóia sobre a escada e o páteo interno.

Outro elemento estruturador da volumetria da casa é o banco/beiral que circunda todo o volume no pavimento superior. As vezes formando bancos nas varandas, as vezes pequenas passagens para circular em torno da casa, fornecendo diferentes perspectivas do entorno.

Para criar sensações de luz e sombra em diferentes momentos do dia e fornecer privacidade para os banhos – deixando as fachadas do pavilhão superior sem aberturas visíveis – foi instalado como revestimento um ripado vertical de madeira em todas as fachadas deste pavimento, assemelhando-se muito aos tradicionais muxarabis da arquitetura colonial portuguesa.

Fotos parecidas

homify - transforme a sua casa

4.5

Navegue por milhões de fotos com o app da homify!

BAIXAR O APP GRÁTIS
Não, obrigado(a)